terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Tradições de Natal

Segundo a tradição, as famílias portuguesas reúnem-se no dia 24 de Dezembro para jantar e à mesa servem-se pratos como o bacalhau e o perú assado que inicialmente era saboreado nos dias seguintes, mas que atualmente já faz parte da ementa da véspera de Natal.

Relativamente às sobremesas, come-se o famoso Bolo-Rei, recheado com frutas cristalizadas ou com frutos secos e outros bolos característicos da época como as broas castelares. Para além disso, existem os tradicionais fritos como as filhoses, os sonhos e as rabanadas.

À meia-noite, celebra-se a Missa do Galo nas igrejas e nas casas. Sendo que há um lugar especial para o presépio, que é a recriação do estábulo onde nasceu Jesus.

Hoje em dia, as prendas de Natal trocam-se depois da meia-noite ou na manhã seguinte. Antigamente, era o menino Jesus que entregava as prendas e não o pai natal. Ao deitar, as crianças deixavam o sapatinho na chaminé e de manhã, ao acordar, iam ver qual a surpresa que lhes tinha deixado.

Que o Natal permaneça como um tempo de convívio e paz na família, em todo o mundo! Feliz Natal!


Autor: J.C.

Oportunidades na vida de cada um de nós - Ser oportuno e perspicaz

Uma oportunidade significa uma ocasião favorável, algo oportuno, visto como um acontecimento capaz de melhorar o estado atual de um individuo, ou seja, é algo novo e que traz benefícios.
O sentido de oportunidade surge muitas vezes sem se estar á espera e é algo que no momento é oportuno e deve ser agarrado como fonte de algo que é positivo. 

A oportunidade é algo que surge sem se escolher o estado da pessoa, seja este mais intrusivo e pessoal, ou monetário e extrapolado de uma forma mais esporádica e superficial. A vida, rotinas e quotidiano de uma pessoa é muitas vezes injusta e penalizadora e estamos sempre á espera do momento para dar o passo seguinte. A oportunidade pode ser ganha e conquistada pelo nosso trabalho e evolução, ou pode surgir sem se estar á espera e em que o momento é aquele, o passo em frente, a mudança e o progredir de uma forma mais rápida, construtiva e merecedora. Dependendo do que se faz, a oportunidade surge de maneiras diferentes, para diferentes pessoas. Pode ser vista como a "história da cinderela" em que o desafio de ser posta á prova e de mudar surge em forma de momento oportuno e com um tempo de decisão rápido e incisivo. Não se trata de julgamento ou justiça nem de algo visível ou repetido na vida, não implica ser mais fácil, mas sim mais abrangente e incisivo, é uma margem de progressão e embora possa surgir de uma forma atalhada é um grande desafio e implica, por vezes abdicar de algo em prol de uma melhoria. 

Analise-se que de uma forma geral embora o sentido de oportunidade exista, por vezes, as oportunidades são desperdiçadas ou não tão bem aproveitadas como o momento oferece e mostra. O ser oportuno é estar pronto e presente para que a oportunidade surja e seja agarrada e aproveitada. Quer seja vista de uma forma materialista ou de um negócio ou de uma perspetiva pessoal e sentimental em que para além da oportunidade surge o sentimento de conquistar um objetivo ou sonho. A oportunidade de ver e encarar tudo de uma maneira mais íntima e pessoal.
 
Resumindo as oportunidades são no geral escassas e oportunas, cabe a cada um aproveitar as oportunidades da melhor maneira.
Ser oportuno é estar presente para aproveitar as oportunidades.
 
Vão existir sempre pedras na estrada de cada um, podem sem tropeços ou degraus, tudo depende de como as usamos e vemos.

 
 
Autor:M.R  

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Dakar 2025


O Dakar 2025 começa a tomar forma: a sexta edição na Arábia Saudita será realizada de 3 a 17 de janeiro em um percurso que vai de Bisha a Shubaytah.

David Castera apresentou o esboço da 47ª edição aos 700 convidados que desceram no circuito off-road Les Comes, perto de Barcelona. Após esta primeira etapa, o Dakar Tour alcançará os entusiastas da rally-raid na África do Sul, Itália, Argentina, México, República Tcheca e Holanda nas próximas semanas.

A próxima edição também será para os mais difíceis, com o retorno do cronómetro de 48 horas, uma etapa tradicional de maratona e uma aventura de três dias no Empty Quarter, onde a corrida chegará ao fim.

A grande reunião que acontece antes da borracha atingir a estrada se tornou um evento por si só. Os competidores passam as últimas horas fazendo os ajustes e testes finais antes da competição. Em linha com a tradição de ficar lá durante os primeiros dias do rali, a linha de chegada do prólogo será bem no coração do Bivouac. Sendo que, será a primeira vez que um ponto de parada será colocado próximo ao pódio.

O conceito de uma longa etapa dividida em dois dias em que os competidores têm que passar a noite em um dos vários acampamentos simples espalhados pelo deserto foi um grande sucesso entre os corredores e espectadores, além de aumentar o drama e semear o caos entre os candidatos ao título.

Pelo menos cinco etapas do Dakar 2025 ocorrerão em percursos separados para reduzir o número de vezes que os carros precisam ultrapassar motos e situações semelhantes. Além de aumentar a segurança, isso coloca as equipes de carros na frente do grid. Por último, mas não menos importante, os caminhoneiros também terão seu próprio percurso separado em uma das etapas realizadas no Empty Quarter.


Autor: R.E.

Gastronomia de Natal pelo mundo

O Natal é comemorado em todo o mundo, mas tal como outras tradições a gastronomia pode variar de país para país. 

Alemanha

A ceia de Natal na Alemanha é composta por vários tipos de carne, enchidos, batatas com molho especial e alguns legumes avinagrados. Ganso é a carne preferida, nas mesas de Natal. Quanto aos doces, não falta a Weihnachtsstolle, um pão de frutos secos coberto em açúcar em pó e ainda o famoso Lebkuchen.

Gronelândia 

É uma ilha com poucos habitantes que vivem muito da pesca. Por isso, peixe não pode faltar na ceia de Natal sendo a tradição comer mattak, pele e gordura de baleia.

Austrália

O Natal na Austrália é muito diferente do nosso, logo a começar pelas temperaturas. Lá é Verão e, por isso, o Natal é celebrado na praia ou ao ar livre, com churrascos de camarões, carne ou peixe. Para sobremesa há o tradicional pudim de ameixa.

Nova Zelândia

Uma das sobremesas preferidas na Nova Zelândia é a Pavlova. É uma sobremesa em forma de bolo, é crocante por fora e macia por dentro e é decorada com frutos em cima. O seu nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.

Japão

Ao contrário de outros países do Ocidente, no Japão, o Natal celebra-se de maneira diferente. A maioria dos japoneses não festejam o Natal como no Ocidente. As famílias costumam celebrar a data com frango frito e bolo de creme com morangos.


Autor: J.C.

O ensino em Portugal

O sistema de ensino em Portugal tem cerca de 700 anos, sendo que há 60 anos o ensino primário passou a ser obrigatório e o ensino secundário só o é desde 2009.

O ritmo de evolução dos sistemas de ensino tem vindo a acelerar com a introdução de novas tecnologias e métodos de ensino.

A evolução do ensino tem assentado em princípios fundamentais:

1- Educação inclusiva e equitativa 

2- Investimento em recursos financeiros, humanos, técnicos, logísticos ou pedagógicos

3- Estratégias educativas baseadas em evidência 

4- Competências Transversais

5- Tecnologia e realidade aumentada

6- Ensinar os professores

Há quatro níveis de escolaridade, respetivamente: o Pré-escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e o Ensino Superior.  Estes diferentes graus de ensino têm objetivos específicos, o que determina diversos níveis de aprendizagem para crianças e jovens.

Níveis de escolaridade em Portugal

Em Portugal há escolaridade obrigatória. O Ensino Básico é gratuito e obrigatório envolvendo três ciclos. O Ensino Secundário é organizado num ciclo de três anos e existem também cursos profissionais que visam preparar os alunos para entrarem logo no mercado de trabalho.

Há os famosos exames nacionais que é preciso para concluir este nível e ingressar o Ensino Superior, onde se insere o ensino universitário e o ensino politécnico, que tem uma vertente mais prática.

O ensino superior está dividido em três ciclos:

Licenciatura 

Mestrado 

Doutoramento 

Há ainda a possibilidade de fazer Pós-Graduação, um tipo de formação mais prática que permite aprofundar conhecimentos em certas áreas, para enriquecimento profissional. 

Os níveis de escolaridade em Portugal são um fator importante para a integração no mercado de trabalho. Quanto mais altos os graus de ensino, mais oportunidades existem de conseguir um bom emprego.


Autor: S.M.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Banco alimentar contra a fome 2024

Banco alimentar contra a fome

Em 23 de fevereiro de 1999 foi constituída a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e conta atualmente com 21 Bancos Alimentares.

A sua missão é lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa.

As campanhas de recolha de alimentos realizam-se duas vezes por ano, habitualmente nos fins de semana de Maio e de Novembro. Destinando-se:

- a angariar alimentos;

- a incentivar a partilha;

- a sensibilizar a comunidade, para as carências alimentares que afetam muitas famílias.

 A campanha divide-se em três modalidades:

- campanha saco, com voluntários presentes nas lojas;

- campanha ajuda vale, através de vales de produtos;

- campanha online, através da plataforma www.alimenteestaideia.pt. 

 A última campanha do Banco Alimentar de 2024 contra a Fome recolheu, este fim de semana, mais de 2213 toneladas de alimentos em mais de duas mil superfícies comerciais do país. Nesta campanha, houve um grande esforço e trabalho por parte dos voluntários, estando envolvidas mais de 40 mil pessoas em todo o país.

Autor H.L.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Inteligência Artificial e Jogos Play to Earn NFT’s

O mundo computacional alterou o sistema e os processos digitais, de maneira a facilitar e a permitir uma maior flexibilidade entre os utilizadores e o mundo virtual, bem como ter o acesso a ferramentas que são criadas e cada vez mais desenvolvidas, parar serem úteis com processos simples e consistentes.

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial é a capacidade que uma máquina tem de imitar a maneira como o cérebro humano processa informações. Utiliza algoritmos e regras, analisa conjuntos de dados extensos, com a finalidade de identificar padrões para os seus modelos de tomada de decisão. 

Jogos Play to Earn e NFT’s

Os jogos Play to Earn são um tipo de jogo onde se podem ganhar criptomoedas e NFT’s apenas jogando, por isso quanto mais tempo se joga maior é a probabilidade de se ganhar um NFT ou uma recompensa em criptomoedas. Um NFT é um arquivo digital exclusivo em forma de criptomoeda, faz parte de uma rede Blockchain, e são um conjunto de tokens que podem representar ações ou empresas.

Inteligência Artificial e jogos Play to Earn 

Qualquer utilizador pode criar hologramas digitais usando a inteligência Artificial, e registá-los como NFT’s, em diferentes Marketplaces. Cada NFT tem a sua raridade e exclusividade, sendo que é baseado em algoritmos únicos e distintos. Pode ser criado ou fazer parte de uma coleção, inserido num jogo Play to Earn. O metaverso é um universo virtual onde os utilizadores podem interagir através do uso de diferentes NFT’s, sendo esta uma realidade da era digital em que vivemos, onde o metaverso e as criptomoedas estão cada vez mais ligados. Assim, é permitido um sistema mais imersivo, aumentando o significado das ações de cada utilizador.

Além da inteligência artificial, diferentes plataformas aliaram-se ao conceito dos NFT’s e dos jogos Play to Earn, como investimento, aproveitando assim o crescimento do mercado de ativos digitais.
Com o surgimento das ferramentas de inteligência artificial, ficou mais fácil compreender o lado virtual aliado ao ser humano. 

Cada vez mais surgem ferramentas com grande capacidade de processamento, com o objetivo de facilitar e dar conhecimento de informação de forma facilitada e intuitiva. Podemos concluir que embora todas estas ferramentas, sejam e façam parte de processos individuais, estão interligadas de maneira uniforme com o objetivo de desenvolver novas aptidões e de ajudar no dia a dia do ser humano.

Autor: M.R


Mercados de Natal Porto 2024

Nesta altura do ano, qualquer pretexto serve para visitar os mercados de Natal no Porto que convidam a que façamos as nossas compras natalícias enquanto se vivencia o espírito da época.

Mercados e Datas

- Mercado de Natal da Cordoaria (no jardim João Chagas): estará em funcionamento de 30 de novembro a 23 de dezembro de 2024;

- Mercado de Natal na Praça da Batalha: estará em funcionamento de 29 de novembro a 29 de dezembro de 2024;

- WOW! No bairro cultural de Gaia: estará em funcionamento de 23 de novembro a 6 de janeiro;

- Mercado de Natal de Serralves: estará em funcionamento de 30 de novembro a 1 de dezembro;

- Urban Market Porto Xtmas Edition (no Ateneu Comercial do Porto): estará em funcionamento de 15 a 23 de novembro;

- Feira de Natal no Mercado do Bolhão: estará em funcionamento a 14, 15 e 16 de dezembro;

-Artes e Ofícios do Porto, junto à estação de São Bento: estará em funcionamento de 1 a 23 de dezembro;

- Mercado da Alegria, no Jardim do Passeio Alegre: estará em funcionamento entre 3, 10, 17, 24, 31 de dezembro;

-Mercado “Família desce à rua”, na Praça Carlos Alberto: estará em funcionamento entre 3, 17, 31 de dezembro;

- Natal de Matosinhos: estará em funcionamento de 22 a 23 de dezembro;

- Natal da Maia: estará em funcionamento de 29 de novembro a 31 de dezembro.

Autor: H.L.

Utilização dos telemóveis nas escolas

O Governo decidiu avançar com uma recomendação às escolas no sentido de proibirem o uso de telemóveis dentro do espaço escolar por crianças até aos 12 anos de idade, isto é, que frequentem os 1º e 2º ciclos. Não será uma proibição, mas recomendação e a ideia é que a questão seja reavaliada dentro de um ano.

Quanto ao 3º ciclo, para adolescentes entre 12 e 15 anos não há recomendação de proibição, mas de medidas que restrinjam e desincentivem o uso de smartphones no espaço escolar, mas isso diz respeito à autonomia da escola, que pode tomar a decisão.

Para alunos mais crescidos, já no secundário com mais de 15 anos, é de qualquer maneira importante que haja uma estratégia dentro das escolas, pois há muita evidência que a utilização de smartphones pode ser uma desvantagem para as aprendizagens e que até certas idades pode gerar comportamentos negativos para o bem-estar da criança.

A decisão tomada pelo governo é baseada na evidência internacional que existe sobre a utilização de smartphones em ambiente escolar e alinhada com o que está a ser feito noutros países.

Hoje em dia o Estatuto já prevê que o uso do telemóvel é basicamente permitido na sala de aula e há uma recomendação do Conselho de Escolas no sentido de que seja restringido nas escolas em geral, mas só 2% proibiram a utilização.

Muitas escolas optam hoje em dia por nada fazer porque, dizem, não têm condições para impor a regra ou, por exemplo, para ter espaços onde os telemóveis possam ser depositados sem perigo de desaparecerem enquanto os alunos estão nas aulas.


Autor: J.C.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Diferentes Idades da Vida

O ser Humano tal como a Natureza tem o seu ciclo. Desta forma e com o passar do tempo, os humanos atravessam as diferentes fases da vida de forma distinta. São ciclos naturais, que levam tempo e onde está presente o crescimento, evolução, adaptação, experiências e aprendizagens.

Desde o nascimento, o ser humano apresenta todo o seu potencial, no entanto é dependente dos pais para a sua sobrevivência, apesar de assimilar de forma rápida o andar, falar e a alimentação.

Na adolescência os jovens têm mais interação uns com os outros, corresponde à idade da escola e da aprendizagem académica, bem como princípios de bem-estar e autonomia. É a fase da vida onde se começa assim a traçar a personalidade de cada um, valores, gostos e conhecimentos.

Em idade adulta as responsabilidades aumentam, existe maior probabilidade de concretização dos sonhos e espera-se um maior nível de autonomia e independência. A idade adulta define a personalidade e assumem-se novos papéis e responsabilidades, como cuidar da família que se gera. O outrora filho tem já a capacidade e a escolha de ser pai. Existem progressos mais constantes e definidos, os alicerces da vida ficam mais estáveis e compreendidos. A comunicação é mais madura, lógica e refletida do que em criança. Nesta fase da vida, o ser humano contribui de forma ativa para a sociedade, através do trabalho, onde se formam a maior parte das relações sociais desta fase.

Na 3ª idade e na reforma, o ser humano pode tornar-se mais dependente dos outros, apresentando limitações que surgem com o envelhecimento. No entanto, esta fase da vida associa-se a uma maior sabedoria e riqueza em experiências, tornando-se bons conselheiros empáticos. 

Cada fase e idade da vida tem o seu tempo, devendo ser vividas e desfrutadas, pois existe tempo para tudo.

Autor: M.R


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Bibliocarro Porto

Apontando os livros como lugares privilegiados de viagem, o Município do Porto recorreu à literalidade do conceito e reativou em Abril de 2023, o serviço do Bibliocarro, criado durante a pandemia.

Neste mês de novembro, o conceito será renovado para se transformar numa “carruagem” da biblioteca Errante, e uma série de micro-bibliotecas que surgem como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal, que se encontra fechada para o mês de requalificação e ampliação.

Nesse sentido, o bibliocarro tem a ambição de democratizar, de forma gratuita, o acesso à literatura, tendo uma função puramente social.

O conceito abrange uma biblioteca universal, podendo encontrar Ginsberg e Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral e Goethe, Manuel António Pina, Andy Warhol, obras de geografia, e muito mais.

O Bibliocarro serve também, ao longo do ano letivo, os estabelecimentos de ensino da Cidade que não dispõem de biblioteca escolar.

Para a população em geral o conceito estacionará em parques, jardins e praias dos bairros principais do concelho.

Autor: H.L.

O que é o Outono?

O Outono, tal como a Primavera, é um equinócio e o seu início é marcado no dia em que o dia e a noite têm durações iguais. Normalmente isto acontece, no Outono, entre os dias 20 e 23 de Setembro no caso do hemisfério norte onde Portugal se localiza.

No início da estação, ainda se sente algum calor, mas com o passar dos dias, tornam-se cada vez mais frescos, além das chuvas que começam a surgir. A paisagem ganha novas cores, nova vida. Ainda que, em Portugal, a paisagem esteja coberta de eucaliptos, ainda se vê muitas manchas coloridas quando chega o Outono.

Algumas árvores, as de folha caduca, no Outono perdem as suas folhas para se prepararem para o Inverno. Se ficarem com as suas folhas, gastam muito mais energia durante o Inverno. Assim deixam-nas cair, voltando a florescer na Primavera. É por isso que as folhas mudam de cor - estão a “morrer”, mas a paisagem ganha vida com as belas cores de Outono.

Também os dias ficam mais curtos e mais frescos e há mais apetite para as comidas quentes e de conforto, como os estufados ou os assados no forno a lenha.

A natureza adapta-se a cada uma das estações e apesar de o verão e o inverno, nos parecerem ser as “estações grandes”, a verdade é que no Outono e na Primavera, acontecem muitas transformações.

Um exemplo destas grandes mudanças na natureza, é a migração das aves. No Outono, para as aves, assinala o fim da época de reprodução e assistimos a uma transição entre as espécies reprodutoras e as espécies invernantes. Algumas espécies de aves, como os andorinhões-pretos, começam as suas migrações para África com o fim do calor e a chegada das primeiras chuvas. Outras, como os abibes começam a chegar a Portugal vindas de outras partes da Europa para aqui passarem o inverno num clima mais ameno. Existem ainda outras espécies que apenas são observadas durante a migração outonal como o papa-moscas-preto, uma pequena ave que se desloca desde os seus territórios de reprodução no Norte até aos territórios de invernada na África central.


Autor: J.C.

Futebol

O futebol, também referido como futebol de campo ou futebol de 11, é um desporto entre duas equipas de 11 contra 11 e um árbitro que se ocupa da aplicação correta das normas.

Origem do Nome

As regras do assim chamado "association football" foram codificadas na Inglaterra pela FA no ano de 1863 e este nome foi cunhado para distinguir o jogo das outras formas de jogos de diferente modalidade como o rugby ou o futebol gaélico.

Difusão

O futebol cada vez mais se torna um desporto popular em vários países sem muita tradição nesta modalidade. Esta é uma tendência mundial, especialmente porque para se jogar futebol são precisos poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma área plana (ou nem isso). Tanto em países pobres como em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, ocorre uma popularização deste desporto.

Jogadores

Lionel Andrés Messi Cuccittini (Rosário, 24 de junho de 1987) é um futebolista argentino que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Inter Miami e pela Seleção Argentina, onde, atuando como capitão, venceu o Mundial do Catar de 2022. Ele detém um recorde de oito premiações da Bola de Ouro pela France Football e oito pela FIFA, seis Chuteiras de Ouro da Europa, um recorde de 91 golos oficiais marcados em um ano e, com 46 títulos conquistados, é o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol.

Messi é frequentemente considerado o melhor jogador do mundo, associado à sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipa e extraordinária vocação para o golo.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (Funchal, 5 de fevereiro de 1985) é um futebolista português que atua como ponta-esquerda ou avançado.

Atualmente, joga pelo Al-Nassr da Arábia Saudita, onde venceu a Liga dos Campeões Árabes de 2023. É o atual capitão da seleção portuguesa. Ronaldo é geralmente considerado o melhor e mais completo futebolista, bem como o maior goleador do mundo e na opinião da grande maioria dos especialistas do desporto.

Em 27 de agosto de 2021, o Manchester United anunciou o retorno de Cristiano Ronaldo após 12 anos. Logo na sua estreia, no dia 11 de setembro de 2021, Cristiano fez os primeiros dois golos dos red devils na vitória de 4–1 sobre o Newcastle.

Foi convocado pela primeira vez para a Seleção Portuguesa de Futebol em 2003, para um amigável frente ao Cazaquistão, jogo que Portugal venceu por 1–0. Ronaldo foi convocado para o Euro 2004 que foi realizado em Portugal, tendo marcado o seu primeiro golo pela Seleção das Quinas frente à Grécia na fase de grupos, jogo que Portugal perdeu por 2–1.  Em 2016 Ronaldo ganhou o campeonato da Europa, pela seleção portuguesa.


Autor: R.E.

Comunicação não verbal

A comunicação verbal é o tipo de comunicação mais utilizada e expressa com mais facilidade, onde se obtém uma resposta mais rápida. No entanto, a comunicação sem palavras é um tipo de comunicação diferente, focada em outros aspetos ou parâmetros. Podemos interagir com os outros de uma forma não verbal dando atenção a outros aspetos, tanto físicos como mais pessoais através de gestos ou olhares.
Para comunicar sem usar as palavras, podemos utilizar diversos métodos mais consistentes e úteis, sendo capazes de analisar e ver a perspetiva do outro e qual será a melhor abordagem para cada um.
Somos mais observadores no geral, pois focamos os nossos sentidos na visão, no ouvir e no tato, criando alicerces e estratégias de comunicação díspares.

É um tipo de comunicação que exige adaptação, mas não é limitativa, pois somos capazes de comunicar expressando outras estratégias, como a escrita, desenhos ou pinturas.
É possível acontecer na mesma uma partilha de experiências e gostos em comum, como a música, filmes ou até o desporto, isto é, podemos fazer parte de um grupo através da nossa personalidade e empatia para com o outro.

Os diferentes tipos de comunicação são úteis ao ser humano e cada um é essencial na maneira como nos expressamos. Com as novas tecnologias, a comunicação e a interação usam diferentes ferramentas ou métodos que não a verbal. Através de mensagens pelo telemóvel ou do envio de email’s, existe uma expressividade diferente e que, embora útil, nem sempre é a melhor ou a mais acertada.
Resumindo, o silêncio da comunicação não verbal abre as portas a todos os outros tipos de comunicação, conseguindo ser mais expressivo, atento e um importante estilo de comunicação.

 
Autor:M.R.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

São Martinho e as castanhas

São Martinho: qual a origem de tradição das castanhas?

Celebrado um pouco por todo o mundo a 11 de novembro, o dia de São Martinho foi instituído em honra de Martinho, um soldado romano nascido na Hungria, por volta do ano 316, que fundou um mosteiro em Tours, do qual se tornou bispo.

É assinalado de Norte a Sul de Portugal com magustos e outras tradições populares. É tradição comer castanhas assadas acompanhados de água-pé ou jeropiga, mas noutros países as castanhas não fazem parte deste dia. A ligação entre o São martinho e as castanhas em Portugal terá vindo da tradição do magusto de Todos os Santos, celebrado a 1 de novembro.

Em Espanha faz-se a matança do porco, na Alemanha a tradição passa por fogueiras, doces e vinho quente, na Itália faz-se também a prova do vinho novo e na Croácia as uvas são batizadas.

Castanhas para além do São Martinho  - uma referência na alimentação portuguesa

No território que é hoje Portugal, a castanha é usada na alimentação humana desde tempos pré-históricos e representa um dos alimentos basilares das populações em especial nas regiões de montanhas, onde se reúnem as condições mais favoráveis ao desenvolvimento do castanheiro. Embora a batata tenha vindo substituir em parte a sua importância, a castanha manteve-se na dieta dos Portugueses.

Alimento versátil, é descrita como uma excelente fonte de energia graças ao seu teor em hidratos de carbono e rica em amido. Estas características tornam a castanha semelhante, do ponto de vista nutricional, aos alimentos. A composição nutricional varia de acordo com a forma como se saboreia a castanha. Destaca-se ainda a abundância de fibra (importante para o desenvolvimento da flora intestinal), o baixo teor de gordura e o teor considerável de polifenóis e vitamina C.

Autor: H.L.

Música Portuguesa

A música portuguesa é praticamente um património cultural do nosso país. Principalmente o fado, que é o resultado da cultura de um povo português ligado às atividades rurais, que escreviam canções sobre os seus amores, dissabores e a vivência no campo.

Estilos de Música Portuguesa

Fado

O Fado é cantado por uma pessoa, que geralmente acompanha apenas um violão como instrumento, chamado de guitarra acústica. É um estilo de letras poéticas, em que os fadistas declamam sobre a vida amorosa e sentimentos mais profundos nas chamadas casas de fado.

O Museu do Fado conta que este estilo musical surgiu em Lisboa por volta dos anos 1800 e tornou-se tão importante que foi declarado pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Amália Rodrigues, Dulce Pontes e Mariza são nomes muito importantes do fado e que o fizeram ser reconhecido por todo o mundo.

Pimba 

O Pimba é um estilo musical conhecido da cultura popular e as músicas são mais alegres, dançantes e geralmente com letras de duplo sentido, onde os seus cantores e compositores fazem metáforas sobre os seus sentimentos e casos de amor. O Pimba é muito tocado nas famosas “festas da aldeia” que são as festas portuguesas tradicionais de localidades do interior do país.

Quim Barreiros, Mónica Sintra, Emanuel, Rosinha e José Malhoa são alguns dos cantores famosos deste tipo de música. 

Canto Alentejano 

Faz parte da identidade cultural e em 2014 foi eleito pela Unesco como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

As canções são feitas sempre em coro, sem qualquer tipo de instrumento musical, como um conjunto de pessoas que têm funções durante o canto, como a hora de iniciar a música e o tom de voz a usar. As letras são emocionantes e falam sobre diferentes assuntos, como a maternidade, a vida no campo, o amor e até a religião. 

Hip Hop e Rap 

Nomes como Black Company e General D falam sobre a desigualdade social, as suas experiências, sentimentos profundos e histórias de amor. 

Atualmente, o chamado “hip hop tuga” é um dos géneros musicais mais ouvidos no país e a presença de emigrantes africanos vindos de países colonizados por portugueses, contribuíram significativamente para a fixação e ascensão do hip hop e do rap no país luso.

Pop

Segundo o Spotify, em 2022 houve um aumento de 37% em músicas nacionais tocadas no streaming. Entre os cantores mais conhecidos estão Rui Veloso, um dos mais famosos e tradicionais no pop romântico, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Aurea, Bárbara Tinoco, Ivandro, Bárbara Almeida e Salvador Sobral.

Música folclórica Portuguesa  

É o tipo de música produzida pelo próprio povo, associadas aos ranchos, são canções criadas principalmente por pessoas que trabalhavam no campo e compunham as suas próprias letras, sendo passadas de geração em geração.

As letras das músicas folclóricas geralmente falam sobre a própria vivencia dos seus criadores e do seu povo, sentimentos sobre a sua vida, vida em família e crenças religiosas.

Principais nomes da música portuguesa

1- Amália Rodrigues                           2- Dulce Pontes 

3- Carlos do Carmo                           4- Mariza 

5- Tony Carreira                                6- Paulo Gonzo 

7- Ana Moura                                    8- Carminho

9- Rui Veloso                                   10- Pedro Abrunhosa

11- Linda de Sousa                            12- Jorge Ferreira 

13- Marco Paulo                                14- Madredeus

15- José Malhoa 

Nomes contemporâneos da música portuguesa

As rádios e os serviços de streamings já indicam que as músicas nacionais mais ouvidas em Portugal são o hip-hop e o pop. Nomes como Bárbara Tinoco, Ivandro, Bárbara Almeida, Aurea, Salvador Sobral, Diogo Piçarra, David Carreira, Pedro Gonçalves e Carolina de Deus têm apresentado muito sucesso.

Também o rap apresenta nomes conhecidos como o raper Valete, Dillaz, Julinho KSD, Wet Bed Gang, Bispo e Piruka em Portugal. 

Autor: S.M.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Visita da ESS ao Fórum

A ANARP recebeu um grupo de alunos da Escola Superior de Saúde (ESS), da área da Terapia Ocupacional para conhecer as atividades desenvolvidas nesta instituição na área da saúde mental. Esta visita permite aos estudantes terem contacto com o contexto comunitário de reabilitação na doença mental grave, sendo importante para os futuros terapeutas.

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua na prevenção e reabilitação de pessoas de diversas faixas etárias, que apresentem problemas de saúde mental, cujo desempenho nas ocupações significativas para si está comprometido ou em risco.

São treinadas competências necessárias ao desempenho da rotina diária, de uma atividade laboral, à realização de atividades de lazer, à interação com a família, pais e amigos e para a integração na comunidade.

Em suma, a intervenção do Terapeuta Ocupacional visa a capacitação, participação e envolvimento da pessoa em ocupações significativas para si que satisfaçam as suas necessidades, vão de encontro aos seus objetivos de vida, estruturem a sua rotina de forma equilibrada e proporcionem bem-estar físico, mental e psicossocial. Desta forma é possível que uma pessoa que tenha sido diagnosticada com um problema de saúde mental em determinada fase da sua vida, possa recuperar a sua funcionalidade, autonomia e qualidade de vida e voltar a sentir-se parte integrante de uma sociedade justa e inclusiva.

Autor: J.C.

Teatro Rivoli

O Teatro Rivoli abriu as portas no dia 20 de janeiro de 1932. “A estreia, no dia 20, no Rivoli do Porto, da companhia Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro, efetua-se com a comédia de Marcelino Mesquita, Peralta e Sécias”, anunciava o Diário de Lisboa na edição de 14 de janeiro de 1932, de acordo com o artigo publicado pela Câmara Municipal do Porto sobre o Rivoli.

Constitui um edifício de grande presença arquitetónica, com influências do edifício da garagem do comércio do Porto, uma das obras primas da arquitetura moderna da cidade, que ocupa uma posição rigorosamente simétrica ao Rivoli, em relação à avenida dos Aliados. 

O Teatro Rivoli, pertença da Câmara Municipal do Porto, é um dos dois polos do chamado Teatro Municipal do Porto, sendo o outro polo o também Teatro Municipal Campo Alegre. Fica situado na Praça D. João I e apresenta programação própria e regular, atualmente sob direção de Tiago Guedes e sob a alçada do Pelouro da Cultura da autarquia. 

Anos Dourados

As décadas de 1940 e 1950 representam anos dourados na história daquela sala, graças a Maria Borges. A filha de Manuel Pires Fernandes assume o teatro como um projeto pessoal e faz muitas melhorias. A mais importante é o painel em baixo-relevo, da autoria do escultor Henrique Moreira, que ainda hoje se pode ver no topo da fachada. Em 1992 o Teatro fechou para uma total remodelação com projeto do arquiteto Pedro Ramalho. A área existente de 6.000 m² foi ampliada para mais de 11.000m², criando-se um Auditório Secundário, um Café-concerto, uma Sala de Ensaios e um Foyer de Artistas, assim como espaços para os Serviços Administrativos e os Serviços Técnicos. A 16 de Outubro de 1997 o Rivoli Teatro Municipal reabriu as suas portas.

Mais recentemente

De 2007 a 2011 o teatro foi gerido por Filipe La Féria. Em janeiro de 2015, o novo diretor artístico, Tiago Guedes, apresentou a programação até março e desde logo sobressai a vontade, pelas opções tomadas, de voltar a colocar o Rivoli no mapa dos grandes eventos culturais, com projeção nacional e internacional.

Autor: H.L.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Promoção em saúde mental - prevenção de esgotamentos

No âmbito do dia mundial da saúde mental 2024, cujo tema é saúde mental no trabalho, vamos abordar a prevenção de esgotamentos, sendo essencial para todos priorizar ambientes saudáveis no local de trabalho. 

O esgotamento desenvolve-se gradualmente e por isso para o prevenir é importante identificar os sinais e dar prioridade ao autocuidado na nossa vida. Tomar medidas para recarregar e restaurar o equilíbrio pode melhorar em muito o nosso bem-estar e desempenho nos diversos contextos de vida. 

Iremos apresentar algumas dicas práticas de autocuidado para ajudar a prevenir e superar o esgotamento: 

  • Tire um tempo da situação - afastar-se dos fatores que geram stress ajudam a criar uma pausa e um espaço muito necessários para considerar os próximos passos;
  • Reflita sobre os seus sentimentos e pensamentos - reconheça suposições e analise os fatores que contribuem para o esgotamento sob diferentes perspetivas;
  • Faça algo que considera restaurador e relaxante – estes momentos prazerosos ajudam-no a recuperar o equilíbrio, a atenção plena e a resiliência;
  • Explore as opções disponíveis dentro da situação – alterar algo, enfrentar desafios ou controlar proactivamente aspetos sob a sua capacidade;
  • Quão eficazes foram as soluções – o que melhorou e o que precisa de mudar ainda mais para evitar o esgotamento no futuro, são importantes reflexões.

Ignorar o esgotamento pode levar a problemas crónicos de saúde, por isso é vital procurar apoio e recuperar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. 

Autor: S.M.

30 Anos do Aniversário da Associação Nova Aurora

A Associação Nova Aurora na Reabilitação e Reintegração Psicossocial - ANARP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade pública.

No seu início em 1994, através de amigos com doença mental, a ANARP tem procurado contribuir uma sociedade mais digna, inclusiva, aberta e dinâmica.

Para a prossecução destes objetivos, a ANARP criou o Fórum Sócio Ocupacional, no qual disponibiliza um conjunto de serviços ao dispor da reabilitação e reintegração de pessoas com experiência de doença mental grave, bem como assumiu a gestão do Centro Infantil, que integra as valências de creche, jardim de infância e centro de atividades de tempos livres.

O Fórum Sócio Ocupacional tem como missão apoiar a pessoa com experiência de doença mental a ultrapassar as limitações causadas pela sua doença, de forma a atingir um nível de funcionalidade que promova a sua efetiva inclusão social.

Desta forma, todos os serviços são orientados pelos valores e princípios mais atuais da Reabilitação Psicossocial: opção de escolha, envolvimento ativo do indivíduo e das pessoas significativas no processo de recovery, crença no potencial de recuperação e personalização do processo de acordo com as necessidades, interesses e objetivos da pessoa.

No passado dia 13 de Outubro, Domingo, assinalou-se o 30º Aniversário da Associação Nova Aurora, que foi celebrado no fórum junto da Equipa Técnica e utentes. 

Autor: R.E.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Contextualização do Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro - é um dia internacional para a educação, consciencialização e defesa da saúde mental contra o estigma social. Foi celebrado pela primeira vez em 1992 por iniciativa por iniciativa do Secretário-Geral Adjunto Richard Hunter da Federação Mundial para Saúde Mental, uma organização global de saúde mental com membros em mais de 150 países. 

Até 1994, o dia não tinha nenhum tema específico além da promoção geral da saúde mental e educação do público. Em 1994, o Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado com um tema pela primeira vez, por sugestão do então Secretário-Geral Eugene Brody. O tema foi “Melhorando a qualidade dos serviços da saúde mental em todo o mundo”.

O Dia Mundial da Saúde Mental é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a sensibilização das questões de saúde mental, usando os fortes relacionamentos com os ministérios da saúde e organizações da sociedade civil em todo o mundo. 

Neste dia, e em todo o mês de outubro, milhares de pessoas celebram este programa anual de consciencialização para chamar a atenção para as doenças mentais e os seus principais efeitos na vida das pessoas.



Iniciativas do Dia da Saúde Mental

No dia 10 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental que tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da saúde mental e para a necessidade de eliminar o estigma associado a estas doenças e ao seu tratamento.

A nível nacional, na próxima quinta-feira, este dia será assinalado de diversas formas:

Braga 

A coordenação Nacional das Políticas de saúde mental (CNPSM) assinala este ano com o tema "It Is time to priorize mental health in the workplace".

O evento integrará uma mesa redonda e a assinatura de um Protocolo coloboração entre CRI de saúde mental da ULS de braga e o município de Braga. 

FNERDM – Lisboa

Em Lisboa, irá decorrer uma concentração no Jardim da Estrela, e posterior organização de uma marcha até ao Jardim de São Bento. 

O Outdoor pela Saúde Mental tem como objetivo gerar um movimento nacional de mobilização cívica em prol da causa da Vida Independente na população com doença mental grave, combate ao estigma, discriminação e exclusão social.

Familiarmente: a Saúde Mental das famílias em Portugal

O Expresso e a Johnson & Johnson Innovative Medicine reúnem especialistas para debater a saúde mental das famílias em Portugal, nomeadamente o acesso aos cuidados e a reforma da saúde mental em curso. O evento terá lugar no Palco Impresa, a partir das 09.30h, através do link Familiarmente: a Saúde Mental das famílias em Portugal | Facebook.

Funchal

A Casa de Saúde Câmara Pestana inicia as suas atividades associadas ao dia Mundial da Saúde Mental, celebrado, com a inauguração da Exposição “Express’Arte”, no átrio da Câmara Municipal do Funchal, às 15h00.

Autor: H.L.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Alfândega do Porto

O edifício foi mandado edificar a 25 de setembro de 1859 na praia de Miragaia, segundo projeto do arquiteto francês Jean-François Colson, tendo o seu primeiro núcleo sido inaugurado em 1869 e terminada a construção dez anos mais tarde.

A sua edificação implicou a construção da enorme plataforma do cais onde assenta a Alfândega e que substitui a antiga praia de Miragaia. Completamente, de forma a facilitar o transporte de mercadorias, a Alfândega e a Estação de Campanhã foram ligadas por um ramal de caminho de ferro em 1888, tendo ainda sido aberta a rua Nova da Alfândega.

A Alfândega fica mesmo à beira rio, a oeste da Ribeira. O edifício foi restaurado 1993 e contém hoje o museu dos transportes, um centro multimédia e centro de conferências. Imediatamente a oeste da alfândega do Porto está um helicóptero para as voltas à cidade.

O Presidente da República aprovou o decreto governamental que que classifica alfândega nova como monumento nacional. O centro de congressos Alfândega do Porto é um espaço versátil que reúne diversas características que o tornam ideal para a realização de congressos, eventos e reuniões de negócios. Localizado no coração da cidade do Porto, este espaço oferece todas as comodidades e infraestruturas necessárias para garantir que os eventos sejam um sucesso.

A alfândega possui um ambiente cultural e a existência de vários espaços museológicos no edifício – museu dos transportes e comunicações. Para além disso, acolhe congressos até 3000pax, jantares até 1700pax, exposições até 10 000m2 e concertos até 1200pax.


Autor: J.A., H.L.

Grupos sociais, o que é a sociedade?

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta ordenada e organizada conscientemente, refere-se a um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo. O termo sociedade também pode se referir a um sistema institucional formado em prol pessoal ou profissional.

Grupo Social

Os grupos sociais existem quando num determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns. Cabe a cada ser social identificar qual o seu grupo independentemente dos seus valores ou crenças.

Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. São superiores e exteriores ao individuo, e no caso de alguém sair do grupo, o mesmo continua. Os diferentes tipos de grupos podem ser ambíguos e ao mesmo tempo fazerem parte da sociedade pelas mesmas funções.

Exemplos de grupos sociais podem ser: grupos familiares, grupos pessoais ou educativos, isto porque cada grupo é diferente dos restantes, mas tem funções sociais que devem de ser mantidas. 

Cada pessoa pode fazer parte de vários grupos adaptando-se a cada um e evoluindo de forma a que a personalidade pode ser vista como os grupos em que estamos inseridos. O viver em sociedade é maior do que um ser individual, exige esforço, tempo e aceitação. Os grupos sociais tal como a sociedade estão em constante mudança e evolução, pelo que cabe a cada grupo e aos seus membros acompanhar o progresso social.

Existe uma aprendizagem e uma constante evolução de cada grupo, tanto em grupos pessoais como parte de uma equipa focada nos fatores profissionais, os grupos sociais existem de uma forma global e não têm de ter o mesmo nome, os seus membros podem ser diferentes e com ideias distintas.

Cada ser individual partilha as suas experiências com os outros membros do grupo, de maneira a que existe aprendizagem e uma evolução constante de cada grupo. Fazer parte de um grupo exige comunicação e interação dos seus membros.

Existem muitas vantagens em fazer parte de um grupo, pois os membros podem aprender e partilhar experiências diferentes, podem interagir e desenvolver novas capacidades. É benéfico porque num grupo existem responsabilidades e partilha de espaço, exige uma interação ativa e em que a evolução do grupo possa ser mais gradual e com equilíbrio.

Em relação aos grupos podemos usar a frase: a união faz a força, sendo que cada grupo é tão forte quanto o seu elo mais fraco.

 Autor: M.R.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Casa Marta Ortigão Sampaio

Instalada num edifício modernista de 1958, desenhado por José Carlos Loureiro, a Casa Marta Ortigão Sampaio resultou de uma doação à Camara Municipal do Porto em 1978 e abriu ao público em 1996.

Marta Ortigão Sampaio (1897-1978) filha Estela de Sousa e Vasco Ortigão Sampaio - sobrinho de Ramalho Ortigão - e célebre colecionador e mecenas portuense, era sobrinha materna das pintoras Aurélia de Souza e Sofia de Souza e nasceu num contexto privilegiado convivendo desde cedo com a prática artística.

A Casa Marta Ortigão Sampaio evoca o ambiente que rodeou a vida desta família da burguesia portuense apresentando coleções de pintura, jóias, uma biblioteca especializada em livros de arte, peças de mobiliário de influência francesa, inglesa e outras peças de arte decorativas.

O espólio é constituído pela transferência do recheio, ou parte deste, da moradia que o casal ocupava em S. Mamede de Infesta, Matosinhos.

Curioso é o facto de a casa na Rua de Nossa Senhora de Fátima nunca ter sido efetivamente habitada, o que indicia a secreta intenção desta construção, destinada a ser legada à cidade. Na Casa Marta Ortigão Sampaio encontram-se obras do naturalismo português de Silva Porto, Carlos Reis, Malhoa, Roque Gameiro, entre outros e um importante acervo de pinturas, desenhos e fotografias de Aurélia de Souza, uma das mais singulares artistas portuguesas do seu tempo.

A importante coleção de jóias, uma das maiores de uso pessoal, apresenta perto de três centenas de peças de finais do século XVII ao século XX.

Ladeando a casa, no jardim encontram-se peças trabalhadas que pertenceram ao convento de S. Bento de Avé-Maria, um pequeno lago e flora de interesse tais como espécies de magnólias e um Cedro do Atlas.

Durante o período das férias lúdicas, o grupo teve oportunidade de visitar este espaço, tendo ficado interessado e motivado com o mesmo, ficando a conhecer um pouco mais sobre a arte em Portugal.  

Autor: J.C.

Desporto: Ténis

A origem do Ténis

A origem desta modalidade é muito controversa. Acredita-se que os antigos jogos praticados, com bola, pelos egípcios, gregos e romanos, tenham sido os percursores do jogo de ténis. As origens mais próximas da forma atual do jogo surgiram na França, no século XIII ou XIV através do ¨Le Jeu de Paume¨ (jogo com a palma da mão).

Nesta época, foram construídas inúmeras quadras nos mosteiros, castelos, parques e grandes avenidas. Com o aumento do interesse pelo jogo, os locais tornaram-se insuficientes para a prática deste desporto, conduzindo à necessidade da construção de campos em recintos fechados. Os jogos realizados nos locais abertos receberam a denominação de “Le Jeu de Longue Paume”, enquanto os jogos realizados em recintos fechados receberam o nome de “Le Jeu de Court Paume”. “Le Jeu de Paume” foi praticado inicialmente com a mão, utilizando-se posteriormente luvas forradas.

Com o passar do tempo, faixas de couro foram enroladas na mão para permitir aos jogadores bater com mais firmeza. Posteriormente, colocaram-se tábuas fixadas nas faixas de couro e, finalmente, surgiram os cabos de madeira. Mais tarde, acrescentou-se uma cavidade na cabeça da raquete e colocou-se pergaminho, que veio a ser substituído pelo encordoamento (cordas de tripas de animais ou cordas de material sintético).

A raquete

A raquete é considerada uma invenção italiana. Inicialmente, as raquetes eram feitas grosseiramente de madeira; os jogadores usavam indistintamente raquetes redondas, triangulares, quadradas e até em forma de pêra. Foi somente por volta do ano 1780 que se começou a fabricar o cabo de raquete separadamente para, em seguida, juntá-lo na parte superior da mesma. As raquetes primitivas evoluíram até atingirem o formato que conhecemos atualmente.

Regras básicas

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro do campo adversário duas vezes, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites do outro campo. O desporto assim possui aspetos de ataque (bater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento no court, antecipação do lance adversário etc). 

Jogadores de ténis da atualidade

Jannik Sinner, primeiro cabeça de série no mundo, é conhecido por ter ganho o US Open e o Australian Open em 2024. Além dos títulos de major na Austrália e no EUA, destacam-se também seus três títulos de Masters 1000: um em Toronto no ano de 2023, outro em Miami no ano de 2024, e por fim outro em Cincinnati Open, também em 2024.

Novak Djokovic é um tenista profissional sérvio, segundo cabeça de série no mundo e ganhou recentemente os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Autor: R.E.

Profissões da Sociedade

Algumas das profissões mais nobres e que visam ajudar os outros podem ser várias, das quais podemos destacar: o Médico, o Advogado, o Engenheiro, o Polícia e o Assistente Social. É importante realçar que cada profissão tem o seu valor e que em sociedade todas são necessárias para a progressão e estabilidade social.

Médico

O Médico refere-se a um profissional de saúde que concluiu o curso de medicina. A sua principal função é atender, diagnosticar e tratar pacientes. Dependendo da especialidade do médico, este foca-se numa área especifica em concreto, onde tem mais aptidão e gosto para executar o seu trabalho. Não é fácil definir o que é um bom médico, não é apenas aquele que trata, nem aquele que sabe mais sobre doenças. Existem particularidades a destacar em cada médico como a experiência, a empatia e a clareza. Estes aspetos tornam cada médico diferente e com metodologias únicas em que não devemos esquecer que é também um ser humano.

Advogado

O Advogado é um profissional que concluiu o curso de Direito e fica habilitado para prestar serviços legais. Dominam o conhecimento e a aplicação dos diferentes tipos de leis: cívicas, penais, comerciais e trabalhistas. Tal como o médico, o advogado trabalha com sigilo profissional e não escolhe os seus clientes. Os advogados trabalham para o setor público e/ou privado, exigindo uma adaptação a cada sistema. O profissional deve manter a imparcialidade, exercendo apenas o que a lei incute, e os seus valores e princípios não devem interferir na execução do seu trabalho.

Engenheiro

O Engenheiro é um profissional que atua nas etapas de conceção, planeamento e construção de projetos. Tal como na Medicina existem especialidades, neste caso de Engenharia, onde cada Engenheiro exerce conforme a sua formação. Os Engenheiros têm como objetivo dar solução aos problemas estruturais do presente e do futuro, contribuindo para o bem-estar e evolução da sociedade.

Polícia

O Polícia de uma forma geral tem como atividade vigiar, averiguar e manter a segurança pública dos cidadãos. Tal como o Advogado, o Polícia deve conhecer as leis, aplicando-as de uma maneira justa e correta. Cada polícia trabalha em prol da sociedade e deve ser justo com todos. O profissional pode exercer várias funções dependendo das necessidades do momento ou onde são colocados/destacados, tais como logística, segurança pública ou até mesmo gestão de trânsito.

Assistente Social

A Assistente Social tem como função elaborar, coordenar e analisar programas em diferentes áreas, como a educação, habitação, cultura e saúde, bem como o trabalho direto com pessoas em situações de alguma vulnerabilidade. Um assistente social trabalha também em prol dos outros, informa os cidadãos e esclarece sobre diversas opções, de forma a facilitar ou solucionar determinadas questões. Pode ser um profissional útil na atualização de documentos ou até encontrar casa ou emprego. São também muito versáteis e o seu rigor é sempre em função de cada cidadão.

Podemos assim concluir que estes exemplos de profissões, além de serem nobres, são muito dedicadas a ajudar o próximo. Para além da formação necessária, os valores humanos estão sempre presentes, pois cada profissão para além do nome e da formação, exigem humanidade e preocupação com os outros.

 

 Autor: M.R