A música portuguesa é praticamente um património cultural do nosso país. Principalmente o fado, que é o resultado da cultura de um povo português ligado às atividades rurais, que escreviam canções sobre os seus amores, dissabores e a vivência no campo.
Estilos de Música Portuguesa
Fado
O Fado é cantado por uma pessoa, que geralmente acompanha apenas um violão como instrumento, chamado de guitarra acústica. É um estilo de letras poéticas, em que os fadistas declamam sobre a vida amorosa e sentimentos mais profundos nas chamadas casas de fado.
O Museu do Fado conta que este estilo musical surgiu em Lisboa por volta dos anos 1800 e tornou-se tão importante que foi declarado pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
Amália Rodrigues, Dulce Pontes e Mariza são nomes muito importantes do fado e que o fizeram ser reconhecido por todo o mundo.
Pimba
O Pimba é um estilo musical conhecido da cultura popular e as músicas são mais alegres, dançantes e geralmente com letras de duplo sentido, onde os seus cantores e compositores fazem metáforas sobre os seus sentimentos e casos de amor. O Pimba é muito tocado nas famosas “festas da aldeia” que são as festas portuguesas tradicionais de localidades do interior do país.
Quim Barreiros, Mónica Sintra, Emanuel, Rosinha e José Malhoa são alguns dos cantores famosos deste tipo de música.
Canto Alentejano
Faz parte da identidade cultural e em 2014 foi eleito pela Unesco como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
As canções são feitas sempre em coro, sem qualquer tipo de instrumento musical, como um conjunto de pessoas que têm funções durante o canto, como a hora de iniciar a música e o tom de voz a usar. As letras são emocionantes e falam sobre diferentes assuntos, como a maternidade, a vida no campo, o amor e até a religião.
Hip Hop e Rap
Nomes como Black Company e General D falam sobre a desigualdade social, as suas experiências, sentimentos profundos e histórias de amor.
Atualmente, o chamado “hip hop tuga” é um dos géneros musicais mais ouvidos no país e a presença de emigrantes africanos vindos de países colonizados por portugueses, contribuíram significativamente para a fixação e ascensão do hip hop e do rap no país luso.
Pop
Segundo o Spotify, em 2022 houve um aumento de 37% em músicas nacionais tocadas no streaming. Entre os cantores mais conhecidos estão Rui Veloso, um dos mais famosos e tradicionais no pop romântico, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Aurea, Bárbara Tinoco, Ivandro, Bárbara Almeida e Salvador Sobral.
Música folclórica Portuguesa
É o tipo de música produzida pelo próprio povo, associadas aos ranchos, são canções criadas principalmente por pessoas que trabalhavam no campo e compunham as suas próprias letras, sendo passadas de geração em geração.
As letras das músicas folclóricas geralmente falam sobre a própria vivencia dos seus criadores e do seu povo, sentimentos sobre a sua vida, vida em família e crenças religiosas.
Principais nomes da música portuguesa
1- Amália Rodrigues 2- Dulce Pontes
3- Carlos do Carmo 4- Mariza
5- Tony Carreira 6- Paulo Gonzo
7- Ana Moura 8- Carminho
9- Rui Veloso 10- Pedro Abrunhosa
11- Linda de Sousa 12- Jorge Ferreira
13- Marco Paulo 14- Madredeus
15- José Malhoa
Nomes contemporâneos da música portuguesa
As rádios e os serviços de streamings já indicam que as músicas nacionais mais ouvidas em Portugal são o hip-hop e o pop. Nomes como Bárbara Tinoco, Ivandro, Bárbara Almeida, Aurea, Salvador Sobral, Diogo Piçarra, David Carreira, Pedro Gonçalves e Carolina de Deus têm apresentado muito sucesso.
Também o rap apresenta nomes conhecidos como o raper Valete, Dillaz, Julinho KSD, Wet Bed Gang, Bispo e Piruka em Portugal.