terça-feira, 19 de novembro de 2024

Diferentes Idades da Vida

O ser Humano tal como a Natureza tem o seu ciclo. Desta forma e com o passar do tempo, os humanos atravessam as diferentes fases da vida de forma distinta. São ciclos naturais, que levam tempo e onde está presente o crescimento, evolução, adaptação, experiências e aprendizagens.

Desde o nascimento, o ser humano apresenta todo o seu potencial, no entanto é dependente dos pais para a sua sobrevivência, apesar de assimilar de forma rápida o andar, falar e a alimentação.

Na adolescência os jovens têm mais interação uns com os outros, corresponde à idade da escola e da aprendizagem académica, bem como princípios de bem-estar e autonomia. É a fase da vida onde se começa assim a traçar a personalidade de cada um, valores, gostos e conhecimentos.

Em idade adulta as responsabilidades aumentam, existe maior probabilidade de concretização dos sonhos e espera-se um maior nível de autonomia e independência. A idade adulta define a personalidade e assumem-se novos papéis e responsabilidades, como cuidar da família que se gera. O outrora filho tem já a capacidade e a escolha de ser pai. Existem progressos mais constantes e definidos, os alicerces da vida ficam mais estáveis e compreendidos. A comunicação é mais madura, lógica e refletida do que em criança. Nesta fase da vida, o ser humano contribui de forma ativa para a sociedade, através do trabalho, onde se formam a maior parte das relações sociais desta fase.

Na 3ª idade e na reforma, o ser humano pode tornar-se mais dependente dos outros, apresentando limitações que surgem com o envelhecimento. No entanto, esta fase da vida associa-se a uma maior sabedoria e riqueza em experiências, tornando-se bons conselheiros empáticos. 

Cada fase e idade da vida tem o seu tempo, devendo ser vividas e desfrutadas, pois existe tempo para tudo.

Autor: M.R


Sem comentários:

Enviar um comentário