A comunicação verbal é o tipo de comunicação mais utilizada e expressa com mais facilidade, onde se obtém uma resposta mais rápida. No entanto, a comunicação sem palavras é um tipo de comunicação diferente, focada em outros aspetos ou parâmetros. Podemos interagir com os outros de uma forma não verbal dando atenção a outros aspetos, tanto físicos como mais pessoais através de gestos ou olhares.
Para comunicar sem usar as palavras, podemos utilizar diversos métodos mais consistentes e úteis, sendo capazes de analisar e ver a perspetiva do outro e qual será a melhor abordagem para cada um.
Somos mais observadores no geral, pois focamos os nossos sentidos na visão, no ouvir e no tato, criando alicerces e estratégias de comunicação díspares.
É um tipo de comunicação que exige adaptação, mas não é limitativa, pois somos capazes de comunicar expressando outras estratégias, como a escrita, desenhos ou pinturas.
É possível acontecer na mesma uma partilha de experiências e gostos em comum, como a música, filmes ou até o desporto, isto é, podemos fazer parte de um grupo através da nossa personalidade e empatia para com o outro.
Os diferentes tipos de comunicação são úteis ao ser humano e cada um é essencial na maneira como nos expressamos. Com as novas tecnologias, a comunicação e a interação usam diferentes ferramentas ou métodos que não a verbal. Através de mensagens pelo telemóvel ou do envio de email’s, existe uma expressividade diferente e que, embora útil, nem sempre é a melhor ou a mais acertada.
Resumindo, o silêncio da comunicação não verbal abre as portas a todos os outros tipos de comunicação, conseguindo ser mais expressivo, atento e um importante estilo de comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário