terça-feira, 5 de novembro de 2024

São Martinho e as castanhas

São Martinho: qual a origem de tradição das castanhas?

Celebrado um pouco por todo o mundo a 11 de novembro, o dia de São Martinho foi instituído em honra de Martinho, um soldado romano nascido na Hungria, por volta do ano 316, que fundou um mosteiro em Tours, do qual se tornou bispo.

É assinalado de Norte a Sul de Portugal com magustos e outras tradições populares. É tradição comer castanhas assadas acompanhados de água-pé ou jeropiga, mas noutros países as castanhas não fazem parte deste dia. A ligação entre o São martinho e as castanhas em Portugal terá vindo da tradição do magusto de Todos os Santos, celebrado a 1 de novembro.

Em Espanha faz-se a matança do porco, na Alemanha a tradição passa por fogueiras, doces e vinho quente, na Itália faz-se também a prova do vinho novo e na Croácia as uvas são batizadas.

Castanhas para além do São Martinho  - uma referência na alimentação portuguesa

No território que é hoje Portugal, a castanha é usada na alimentação humana desde tempos pré-históricos e representa um dos alimentos basilares das populações em especial nas regiões de montanhas, onde se reúnem as condições mais favoráveis ao desenvolvimento do castanheiro. Embora a batata tenha vindo substituir em parte a sua importância, a castanha manteve-se na dieta dos Portugueses.

Alimento versátil, é descrita como uma excelente fonte de energia graças ao seu teor em hidratos de carbono e rica em amido. Estas características tornam a castanha semelhante, do ponto de vista nutricional, aos alimentos. A composição nutricional varia de acordo com a forma como se saboreia a castanha. Destaca-se ainda a abundância de fibra (importante para o desenvolvimento da flora intestinal), o baixo teor de gordura e o teor considerável de polifenóis e vitamina C.

Autor: H.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário