terça-feira, 24 de setembro de 2024

Alfândega do Porto

O edifício foi mandado edificar a 25 de setembro de 1859 na praia de Miragaia, segundo projeto do arquiteto francês Jean-François Colson, tendo o seu primeiro núcleo sido inaugurado em 1869 e terminada a construção dez anos mais tarde.

A sua edificação implicou a construção da enorme plataforma do cais onde assenta a Alfândega e que substitui a antiga praia de Miragaia. Completamente, de forma a facilitar o transporte de mercadorias, a Alfândega e a Estação de Campanhã foram ligadas por um ramal de caminho de ferro em 1888, tendo ainda sido aberta a rua Nova da Alfândega.

A Alfândega fica mesmo à beira rio, a oeste da Ribeira. O edifício foi restaurado 1993 e contém hoje o museu dos transportes, um centro multimédia e centro de conferências. Imediatamente a oeste da alfândega do Porto está um helicóptero para as voltas à cidade.

O Presidente da República aprovou o decreto governamental que que classifica alfândega nova como monumento nacional. O centro de congressos Alfândega do Porto é um espaço versátil que reúne diversas características que o tornam ideal para a realização de congressos, eventos e reuniões de negócios. Localizado no coração da cidade do Porto, este espaço oferece todas as comodidades e infraestruturas necessárias para garantir que os eventos sejam um sucesso.

A alfândega possui um ambiente cultural e a existência de vários espaços museológicos no edifício – museu dos transportes e comunicações. Para além disso, acolhe congressos até 3000pax, jantares até 1700pax, exposições até 10 000m2 e concertos até 1200pax.


Autor: J.A., H.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário