terça-feira, 24 de setembro de 2024

Grupos sociais, o que é a sociedade?

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta ordenada e organizada conscientemente, refere-se a um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo. O termo sociedade também pode se referir a um sistema institucional formado em prol pessoal ou profissional.

Grupo Social

Os grupos sociais existem quando num determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns. Cabe a cada ser social identificar qual o seu grupo independentemente dos seus valores ou crenças.

Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. São superiores e exteriores ao individuo, e no caso de alguém sair do grupo, o mesmo continua. Os diferentes tipos de grupos podem ser ambíguos e ao mesmo tempo fazerem parte da sociedade pelas mesmas funções.

Exemplos de grupos sociais podem ser: grupos familiares, grupos pessoais ou educativos, isto porque cada grupo é diferente dos restantes, mas tem funções sociais que devem de ser mantidas. 

Cada pessoa pode fazer parte de vários grupos adaptando-se a cada um e evoluindo de forma a que a personalidade pode ser vista como os grupos em que estamos inseridos. O viver em sociedade é maior do que um ser individual, exige esforço, tempo e aceitação. Os grupos sociais tal como a sociedade estão em constante mudança e evolução, pelo que cabe a cada grupo e aos seus membros acompanhar o progresso social.

Existe uma aprendizagem e uma constante evolução de cada grupo, tanto em grupos pessoais como parte de uma equipa focada nos fatores profissionais, os grupos sociais existem de uma forma global e não têm de ter o mesmo nome, os seus membros podem ser diferentes e com ideias distintas.

Cada ser individual partilha as suas experiências com os outros membros do grupo, de maneira a que existe aprendizagem e uma evolução constante de cada grupo. Fazer parte de um grupo exige comunicação e interação dos seus membros.

Existem muitas vantagens em fazer parte de um grupo, pois os membros podem aprender e partilhar experiências diferentes, podem interagir e desenvolver novas capacidades. É benéfico porque num grupo existem responsabilidades e partilha de espaço, exige uma interação ativa e em que a evolução do grupo possa ser mais gradual e com equilíbrio.

Em relação aos grupos podemos usar a frase: a união faz a força, sendo que cada grupo é tão forte quanto o seu elo mais fraco.

 Autor: M.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário