O sistema de ensino em Portugal tem cerca de 700 anos, sendo que há 60 anos o ensino primário passou a ser obrigatório e o ensino secundário só o é desde 2009.
O ritmo de evolução dos sistemas de ensino tem vindo a acelerar com a introdução de novas tecnologias e métodos de ensino.
A evolução do ensino tem assentado em princípios fundamentais:
1- Educação inclusiva e equitativa
2- Investimento em recursos financeiros, humanos, técnicos, logísticos ou pedagógicos
3- Estratégias educativas baseadas em evidência
4- Competências Transversais
5- Tecnologia e realidade aumentada
6- Ensinar os professores
Há quatro níveis de escolaridade, respetivamente: o Pré-escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e o Ensino Superior. Estes diferentes graus de ensino têm objetivos específicos, o que determina diversos níveis de aprendizagem para crianças e jovens.
Níveis de escolaridade em Portugal
Em Portugal há escolaridade obrigatória. O Ensino Básico é gratuito e obrigatório envolvendo três ciclos. O Ensino Secundário é organizado num ciclo de três anos e existem também cursos profissionais que visam preparar os alunos para entrarem logo no mercado de trabalho.
Há os famosos exames nacionais que é preciso para concluir este nível e ingressar o Ensino Superior, onde se insere o ensino universitário e o ensino politécnico, que tem uma vertente mais prática.
O ensino superior está dividido em três ciclos:
• Licenciatura
• Mestrado
• Doutoramento
Há ainda a possibilidade de fazer Pós-Graduação, um tipo de formação mais prática que permite aprofundar conhecimentos em certas áreas, para enriquecimento profissional.
Os níveis de escolaridade em Portugal são um fator importante para a integração no mercado de trabalho. Quanto mais altos os graus de ensino, mais oportunidades existem de conseguir um bom emprego.
Autor: S.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário