terça-feira, 22 de outubro de 2024

Teatro Rivoli

O Teatro Rivoli abriu as portas no dia 20 de janeiro de 1932. “A estreia, no dia 20, no Rivoli do Porto, da companhia Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro, efetua-se com a comédia de Marcelino Mesquita, Peralta e Sécias”, anunciava o Diário de Lisboa na edição de 14 de janeiro de 1932, de acordo com o artigo publicado pela Câmara Municipal do Porto sobre o Rivoli.

Constitui um edifício de grande presença arquitetónica, com influências do edifício da garagem do comércio do Porto, uma das obras primas da arquitetura moderna da cidade, que ocupa uma posição rigorosamente simétrica ao Rivoli, em relação à avenida dos Aliados. 

O Teatro Rivoli, pertença da Câmara Municipal do Porto, é um dos dois polos do chamado Teatro Municipal do Porto, sendo o outro polo o também Teatro Municipal Campo Alegre. Fica situado na Praça D. João I e apresenta programação própria e regular, atualmente sob direção de Tiago Guedes e sob a alçada do Pelouro da Cultura da autarquia. 

Anos Dourados

As décadas de 1940 e 1950 representam anos dourados na história daquela sala, graças a Maria Borges. A filha de Manuel Pires Fernandes assume o teatro como um projeto pessoal e faz muitas melhorias. A mais importante é o painel em baixo-relevo, da autoria do escultor Henrique Moreira, que ainda hoje se pode ver no topo da fachada. Em 1992 o Teatro fechou para uma total remodelação com projeto do arquiteto Pedro Ramalho. A área existente de 6.000 m² foi ampliada para mais de 11.000m², criando-se um Auditório Secundário, um Café-concerto, uma Sala de Ensaios e um Foyer de Artistas, assim como espaços para os Serviços Administrativos e os Serviços Técnicos. A 16 de Outubro de 1997 o Rivoli Teatro Municipal reabriu as suas portas.

Mais recentemente

De 2007 a 2011 o teatro foi gerido por Filipe La Féria. Em janeiro de 2015, o novo diretor artístico, Tiago Guedes, apresentou a programação até março e desde logo sobressai a vontade, pelas opções tomadas, de voltar a colocar o Rivoli no mapa dos grandes eventos culturais, com projeção nacional e internacional.

Autor: H.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário