terça-feira, 15 de julho de 2025

Termas em Portugal

O nosso país tem uma certa tradição em termalismo, embora durante algum tempo, muitas das nossas estâncias termais tenham passado por uma fase de menor afluência, quer por falta de renovação e modernização das estruturas hoteleiras e técnicas quer pelo facto de se ter gerado a ideia de alguma ineficácia dos tratamentos nela levados a cabo. Com o interesse crescente por técnicas mais suaves, naturais e relaxantes, o termalismo (ou crenoterapia) tem crescido em todo o mundo.

Embora a maioria dos utentes das termas aí se dirija para complementar outros tratamentos de alguma doença já instalada, elas são excelentes locais de descanso e lazer e, cada vez mais se utilizam terapias termais como ação preventiva ou complementar de outros tratamentos, podendo inclusivamente resolver algumas situações patológicas.

As águas podem utilizar-se na forma líquida, em vapor, misturadas com lamas ou ainda aproveitando gases das nascentes termais. As curas podem ser internas, por ingestão diária de água nas quantidades determinadas pelo médico, ou externas. 

Atualmente, os tratamentos termais são frequentemente associados a dietas, exercício físico, relaxamento ou reeducação. As águas minerais caracterizam-se pela sua pureza, pelo seu teor em substâncias minerais, oligoelementos ou outros constituintes e pelas suas propriedades terapêuticas consoante a sua composição química e temperatura assim poderão estar indicadas para certas doenças.

Problemas respiratórios, problemas digestivos, diabetes, níveis elevados de gordura no sangue e gota, reumatismo, rins e vias urinárias. Também nos casos de doenças ginecológicas, problemas dermatológicos, neurológicos e cardiovasculares podem os tratamentos mostrar-se eficazes. 

Em Portugal existem cerca de 40 estâncias termais sendo as mais conhecidas as seguintes:

-Termas de Monção

- Termas de Unhais

- Termas da Curia

- Termas do Gerês

- Termas do Luso

- Termas de Monte Real

- Termas das Caldas de Aregos

- Termas de São Pedro do Sul

- Termas das Caldas de Monchique

As termas de Portugal são uma boa aposta para relaxar e recuperar energias.


Autor: J.C.

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

A feira medieval ocorre mais uma vez este ano em Santa Maria da feira, entre 30 de julho a 10 de agosto.

O preço do bilhete diário de entrada na feira varia entre os 5 e os 7 euros, dependendo do dia da semana do visitante, enquanto que a pulseira de acesso varia entre os 9 e os 11 euros dando acesso aos 12 dias de visita à feira, tendo também a vantagem de ser pré adquirida online, através do site da própria feira.

Também no site do evento, encontram-se os horários de funcionamento,os contactos em caso de dúvida e os principais eventos diários da feira.

Embora a visita seja para todos existem algumas condições e informações adicionais que cada visitante deve saber antes de visitar a feira medieval: no caso de a visita ser de apenas de um dia, não será possível assistir a todos os espetáculos que irão ocorrer na feira, pelo que cada visitante deve escolher o dia em que os eventos são de maior interesse. 

São vários os eventos que irão ocorrer ao longo dos 12 dias de viagem medieval, desde eventos ao ar livre, concertos musicais, festas e arraiais, passeios e teatro.
A feira medieval de Santa Maria da Feira é também uma oportunidade para alguns artistas exporem os seus talentos, desde pequenas lembranças feitas à mão como pratos gastronómicos típicos da feira medieval.

A recriação deste ano da viagem medieval, oferece oportunidades únicas de vivenciar a complexidade política, militar e cultural de uma das épocas históricas portuguesas, onde as espadas cruzavam destinos e onde os ideais de honra e fé, guiavam os passos de homens e mulheres da terra de Santa Maria da Feira.

Há um grande número de eventos alusivos à data medieval da feira, desde a visita emblemática ao castelo, até à cetraria, danças da corte, o palanque e o lago dos feitiços. A feira é também constituída por diversas tendas de mercadores e artesãos, onde estes vendem com mestria, os seus melhores produtos.

Dependendo do dia da visita e de cada tenda, para além dos eventos diários, cada visitante pode adquirir pulseiras, anéis, pedras preciosas e outros pequenos apetrechos alusivos ao evento, a preços mais baratos do que num dia normal do ano.

A feira medieval de Santa Maria da Feira ocorre no verão, pelo que de um modo geral e com a quantidade de visitantes o calor pode ser um fator a ter em conta. Desta maneira existem também tendas com bebidas e alguns petiscos para tornar a visita mais agradável.

No geral esta é uma feira que tem vindo a aumentar, tanto a nível de visitantes como a nível de divulgação, através das redes sociais e do site oficial da feira.

Autor:M.R  

terça-feira, 8 de julho de 2025

Como lidar com o calor excessivo

Nos dias de maior calor devemos tomar algumas precauções de modo a nos protegermos e a tirar o maior proveito sem cometer exageros.

  •  Devemos beber água regularmente ou sumos naturais, evitando bebidas açucaradas ou com cafeina.
  • Nas refeições devemos priorizar o consumo de alimentos mais leves, como saladas, frutos ou vegetais, pois além de conterem mais água, sobrecarregam menos o nosso organismo.
  • Usar roupas leves e de cores mais claras, chapéu e óculos de sol, de modo a que fiquemos mais protegidos nos momentos de maior calor, e exposição direta ao sol.
  • Frequentar ambientes frescos e bem ventilados.
  • Evitar as horas de maior calor. 
  • Usar protetor solar adequado, mesmo sem ir à praia.
  • Não ignorar os sintomas que o nosso corpo nos dá tais como fraqueza, dores de cabeça ou até tonturas e enjoos. Devemos sempre ter um maior cuidado e prevenção caso algum destes sinais se mostre com mais intensidade.
  • Estar também atento às crianças e às pessoas com mais idade, pois são mais frágeis e mais propícias a sentir o calor mais intensidade.

Além destas dicas, é importante ter bom senso de modo a evitar alguns riscos propícios aos dias de elevada temperatura, aproveitando assim o calor de forma consciente

É possível usufruir dos dias mais quentes de maneira controlada, equilibrada e proveitosa, sem correr riscos.

Autor:M.R

Festas e Festivais em Portugal 2025

Os festivais e festas de verão são eventos populares que celebram a estação mais quente do ano, oferecendo uma variedade de atividades culturais, musicais e de lazer. Estes eventos são momentos de convívio, onde as pessoas se reúnem para desfrutar de boa música, comida, e da atmosfera festiva que o verão proporciona. Além disso, os festivais e festas de verão muitas vezes incluem elementos culturais tradicionais, como as festas populares com arraiais, marchas, e outras tradições locais.

Festas de Verão de Norte a Sul

Santa Maria da Feira: Ruas adereçadas a rigor surgem recriações históricas, as tabernas são convidativas, assim como os mercados e os atelieres de ofícios de outrora.

Senhora da Agonia em Viana: Cores tradicionais com trajes tradicionais, no artesanato, no cantar português e nas procissões e tapetes de flores. Ocorre em Agosto.

Festa de Mateus: Uma festa com 630 anos. Estende-se ao longo de 30 dias com concertos de artistas nacionais e internacionais, diversões gastronomia e comercio. Ocorre de agosto a setembro.

Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem em Peniche: Contexto religioso, concertos, arraiais e muita sardinha. Ocorre de julho a agosto.

Feiras Novas em Ponte de Lima: Uma romaria em que as ruas se acordam em rusgas e cantares. Há música, sabores irresistíveis. Ocorre em setembro.

Os melhores festivais de Verão 2025 em Portugal

Nos Alive - acontece no passeio Marítimo de Algés com música alternativa e indi, e nomes conhecidos da música pop e rock. Decorre a 10 a 12 de julho de 2025.

RFM Somni - na Praia do Relógio, na Figueira da Foz. Ao som da melhor música eletrónica, house, techno e trance. Realiza-se nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2025.

Rock in 1000 - centenas de músicos a tocar e relembrar os maiores hinos ao rock. Dia 6 de setembro de 2025 no Estádio Municipal de Leiria.

MEO Marés Vivas - no Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia. Com um elenco de luxo - Scorpions, Thirty Seconds to Mars, Miguel Araújo + os Quatro e Maia e Pedro Sampaio. Decorre de 18 a 20 de julho de 2025.

Festival Sol da Caparica - Rock, samba, fado num dos festivais do país com o cenário perfeito de praia e surf. 11 horas de música durante 4 dias consecutivos. Decorre de 14 a 17 de agosto de 2025.

Mar me Quer - zona ribeirinha de Portimão no Algarve, 3 dias consecutivos de música com foco na sustentabilidade e valorização do património local. Decorre nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2025.

NEO Pop - música eletrónica e underground em três dias. Aurora Habel, Ben Clock, BIIA Charlotte de Witte, Colin Benders. Decorre de 7 a 9 de agosto de 2025.

Festival do Crato - O Festival do Crato é Festa, é Alegria, é o Coração a palpitar de 27 a 30 de agosto. Com imagem renovada, o Festival, que volta a ser “do Crato”, é paragem obrigatória no roteiro dos festivaleiros há 39 anos.

Autor: S.M.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Época Balnear 2025

A época balnear 2025 arrancou oficialmente a 1 de junho na maioria das praias portuguesas. Para a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, este é «mais do que o início de uma época de lazer — é o reflexo de políticas públicas que promovem a confiança, a segurança e a inclusão ambiental».

Este ano, Portugal conta com 673 águas balneares identificadas, mais nove do que em 2024. 

Foram oficialmente reconhecidas 740 praias, das quais 605 têm vigilância por nadadores-salvadores, garantindo uma época balnear mais segura, com mais 10 praias vigiadas do que no ano passado.

Saliente-se que Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tutelada pelo Ministério do Ambiente e Energia, realiza cerca de 10 mil análises por ano, garantindo uma monitorização contínua da segurança para os banhistas.

«O modo como estamos a gerir as nossas praias é uma afirmação de responsabilidade pública e de compromisso com a saúde, a proteção e a inclusão. É também uma prova de que é possível fazer melhor, de 2024 para 2025, quando existe coordenação entre instituições e um foco claro no bem comum», aponta Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia.

As novas águas balneares criadas este ano — num total de 673, face às 664 de 2024 – são:

Monte Velho / Porto das Carretas (Santiago do Cacém);

Cornicovo (Penacova);

Valongo-Breda (Mortágua);

Rodanho e Foz do Lima (Viana do Castelo);

Boiçô, Marmeleiro (Sertã);

Montalvo / Tesos (Ponte de Sor);

E Olhos de Água do Alviela (Alcanena).

Destaca-se, a nível da inclusão, que o programa «Praia Acessível, Praia para Todos!» regista este ano 254 candidaturas, mais 10 do que em 2024. 

O objetivo é garantir que mais pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir do litoral e das águas interiores com autonomia e dignidade, através da melhoraria das condições de acessibilidade pedonal, rampas, passadeiras, casas de banho adaptadas e equipamentos como cadeiras anfíbias.

Portugal mantém ainda a sua posição de destaque internacional, com 404 praias galardoadas com Bandeira Azul, sendo o 6.º país entre 51 a nível mundial no âmbito deste programa de excelência ambiental. 

Dessas 404 praias, 354 são praias costeiras ou de transição e 50 são praias interiores — um aumento face às 398 de 2024. A APA, mais uma vez, participou no processo de eleição destas praias, garantindo o rigor técnico da avaliação.

A nova plataforma digital InfoÁgua, sob a responsabilidade da APA, oferece informação atualizada e acessível sobre qualidade da água, acessibilidade e vigilância, substituindo e melhorando a anterior aplicação InfoPraia.

Com o arranque da época balnear, o Governo reforçou o apelo à população para que privilegie praias vigiadas e identificadas, cumpra as orientações de segurança e consulte regularmente a informação oficial. 

Com mais vigilância, mais acessibilidade, mais qualidade e melhor informação, Portugal entra em 2025 com uma gestão balnear à altura da confiança dos cidadãos.

Esta é a distribuição geográfica das águas balneares nacionais este ano:

Autor: R.E.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Mundial de Clubes 2025

 

O Mundial de Clubes da FIFA, a partir da sua segunda edição, em 2005, substituiu a Taça Intercontinental quando passou a ser disputada regularmente. Em março de 2019 a FIFA anunciou através do seu presidente Giami Infantino, a criação de um novo mundial de clubes, em novo formato, a ser disputado a cada quatro anos, com a presença de 24 equipas: oito da Europa, seis da América do Sul e as restantes divididas entre os demais continentes. A primeira edição seria organizada entre 17 de junho e 4 de julho, ocupando o lugar da Taça das Confederações que, por conta da baixa atratividade de público e comunicação social, foi extinta do calendário internacional. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, em 2020, a FIFA decidiu adiar o torneio para uma data a ser definida.

Inicialmente, o torneio teria 24 clubes participantes, mas a proposta teve de ser descartada por indefinições quanto ao futuro da competição. Em 16 de dezembro de 2022 foi anunciado que o torneio seria expandido para 32 clubes, além de confirmar a sua realização em 2025. A 23 de junho de 2023 foi anunciado que o torneio aconteceria nos Estados Unidos da América, antecedendo a Taça do Mundo FIFA de 2026, sendo a “edição inaugural da nova grande competição de clubes”. A 28 de setembro de 2024, a FIFA anunciou a seleção de 12 locais para o torneio, entre eles East Rutherford onde se realizará a final. A 8 de abril o ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, presidente do Comité de Arbitragem da FIFA, anunciou que os árbitros  principais das partidas usarão câmaras corporais a título experimental, A FIFA divulgou, a 14 de abril, a lista dos 35 árbitros e 58 árbitros assistentes de vídeo que atuarão na competição.

 

 

Autor: J.C.

Sindrome de Estocolmo - Procura da Felicidade

Síndrome de Estocolmo

A síndrome de Estocolmo é uma condição onde por vezes um refém ou alguém que foi preso desenvolve um vínculo psicológico com o seu captor. Clark Olofsson foi o captor ou criminoso que deu nome à polaridade da síndrome de Estocolmo. Este faleceu aos 78 anos após uma longa doença, na última terça feira. Deixou algo diferente, pois a relação entre um criminoso e alguém que é vítima, raramente cria laços afetivos ou conexão humana. A afetividade pode fazer com que a vítima crie sentimentos com o seu agressor, ajudando-o mesmo a elaborar novos crimes. Existe uma simpatia pelas crenças, valores e objetivos do sequestrador. Não é reconhecida como uma doença mental, ou do foro psiquiátrico, pois cada caso é complexo e multifacetado, apresentando características únicas. 

A procura da felicidade 

A procura da felicidade refere-se à busca contínua e individual por um estado de bem-estar e satisfação na vida. Relativamente à síndrome de Estocolmo podendo existir sentimentos positivos entre a vítima e o agressor, a busca da felicidade não é algo individual, mas sim com objetivos semelhantes, podendo ser uma busca da felicidade compreendida entre valores comuns.

Encontrar um sentido para a vida e para as ações que fazemos podem ser fatores importantes na busca da felicidade.O refúgio torna a dicotomia da liberdade uma conexão humana, onde o caminho da felicidade é aquilo que se conhece e se está habituado, uma zona de conforto.São sentimentos em relação ao que se conhece, pois uma vítima da síndrome de Estocolmo conhece o que lhe é mostrado, o que se pode tornar uma falsa perspetiva de felicidade. Existem laços de confiança que têm de ser quebrados entre a vítima e o agressor, onde a procura da felicidade realmente começa quando se perdem os elos de ligação e se começa algo novo. 

A busca da felicidade é individual, desta forma dependendo de valores unilaterais, ou seja, cada pessoa deve ser livre de conquistar o que pretende.O autoconhecimento e aceitação são traços em que a busca da felicidade é a libertação do próprio em relação aos outros.
Ser feliz aumenta a esperança e a autovalorização, que dão asas aos sonhos e objetivos de cada um. 

Autor:M.R.

Volta à França 2025

 A 112ª edição da Volta à França começará em Lille a 5 de julho e terminará na Champs-Elysées no dia 27 de julho em 2025.

A corrida terá 21 etapas, incluindo sete etapas planas, seis etapas montanhosas dois contrarrelógios e dois dias de descanso.

A última etapa, que costuma ser um sprint massivo, terá uma novidade: passará pela subida de Montmartre, em Paris, antes de chegar aos Campos Elísios.

A primeira edição da volta à França começou em 1 de julho de 1963, com largada na periferia em Paris.

A chegada foi em Ville Dávray.

Também na capital Francesa foram realizadas cinco etapas ligando Paris, Lyon, Marselha Toulouse, Bordeaux e Nantes.

Na primeira volta à França, uma corrida de cinco etapas, de 3 de maio a 5 de julho e foram em Lyon, Marselha, Bordéus, antes de regressar a Paris.



Autor H.L.

terça-feira, 17 de junho de 2025

Prevenção de incêndios florestais

 Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. As causas são muito variadas, mas muitos dão-se por descuido humano. Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior.

Medidas de Prevenção:

- é essencial fazer a limpeza dos terrenos;

- evite utilizar máquinas movidas a combustível nos terrenos;

- não faça queimadas, principalmente perto de zonas florestais;

- não queime os resíduos da limpeza dos terrenos, deposite-os para reciclagem;

- Confirme que nos dez metros à volta de casa não crescem silvas ou canas, plantas mais inflamáveis.

- No caso de guardar lenha e sobras de exploração florestal mantenha-os em locais bem-acondicionados e isolados; 

- Se for fazer um piquenique ou uma festa com familiares e amigos em zonas de floresta, não acenda churrascos nem faça lume;

- não lance foguetes ou fogo de artifício;

- não deixe beatas ou lixo no chão, aguarde até encontrar os contentores mais próximos;

- Caso testemunhe comportamentos indevidos, fumo ou fogo deve ligar para o número de emergência nacional – 112 ou para os bombeiros da sua região. 

A prevenção de incêndios depende de todos. Ao adotar medidas como estas podemos reduzir significativamente o risco de incêndios e proteger a Natureza. Seja amigo do ambiente.


Autor: L.M.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Hospital São João

O Hospital Universitário de São João (HUSJ) é um hospital central universitário, geral e polivalente que integra desde 2024 a Unidade Local de Saúde de São João, que por sua vez pertence ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O hospital fica localizado na Asprela, na Freguesia de Paranhos, no município do Porto, e foi inaugurado a 29 de junho de 1959.

Em termos académicos e de investigação científica, colabora com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, mediante um protocolo de ação e entendimento entre as instituições.

O Hospital de São João tem Áreas de Produção Clínica, nomeadamente, Cirurgia, Medicina, Urgência e Medicina Intensiva, Psiquiatria e Saúde Mental, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Mulher e Criança.

O centro Hospitalar Universitário de São João tem como missão prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competências, excelência e rigor, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentimento de pertença de todos os profissionais.

A sua área de influência direta corresponde às freguesias do Bonfim, Paranhos e Campanhã dentro do concelho do Porto, bem como aos concelhos da Maia e de Valongo.

Atua igualmente como centro de referência para os Distritos do Porto (com exceção dos concelhos de Baião, Amarante e Marco de Canaveses), Braga e Viana do Castelo.

Autor: H.L

10 de Junho

No dia 10 de junho é celebrado o dia de Portugal, sendo também este o dia de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este é celebrado desde 1580, ano da morte de Camões. Além disso, é também o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas.

Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou dos portugueses.

As comemorações são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e outras personalidades, como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro e os Embaixadores. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos e cortejos, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.

Todos os anos, desde 1977, o Presidente da República Portuguesa elege uma cidade para ser sede das Comemorações Oficiais. Em 2016, estas comemorações decorreram pela primeira vez em duas cidades ao mesmo tempo: Lisboa e Paris, naquela que foi a primeira eleição da cidade-anfitriã por Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República. Foi também a primeira vez que as Comemorações Oficiais aconteceram numa cidade fora do país. Em 2017 foram realizadas no Brasil, nos Estados Unidos em 2018 e em Cabo Verde em 2019. 

Este dia é comemorado pelos milhões de luso-descendentes espalhados pelo mundo e também pelos cerca de 5 milhões de emigrantes portugueses que vivem fora de Portugal.

Autor:R.E

terça-feira, 27 de maio de 2025

Alimentação saudável e o Exercício Físico

Uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar, pois esta fornece os nutrientes necessários para um bom funcionamento do nosso organismo.

Uma boa alimentação deve ser completa, e ao mesmo tempo variada e equilibrada, incluindo alimentos ricos em fibra, vitaminas e minerais de forma a prevenir doenças. Uma alimentação equilibrada promove não só o bem-estar físico como também o mental, promovendo assim uma vida mais longa e com mais qualidade.

Aliada a uma boa alimentação, está o exercício físico pois, tal como uma boa alimentação, o exercício físico de uma forma consciente e equilibrado, pode prevenir doenças, melhorar a qualidade do sono, a autoestima e a qualidade de vida.

O exercício físico fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea, ajuda a queimar calorias e liberta endorfinas que têm um efeito relaxante. Para além disso, o exercício físico através da produção de dopa mina, pode contribuir para um melhor estado de humor e bem-estar.

Quem pratica exercício físico de uma forma regular, deve de beber bastante água e outros líquidos, pelo menos 2 litros por dia, de modo a compensar o que gasta enquanto se exercita.
No entanto todo o processo de adaptação para uma boa alimentação aliada ao exercício físico, deve ser feito de uma forma progressiva e consciente, devendo de ser implementada de uma forma gradual e equilibrada.

Podemos usar estratégias que facilitam o processo de uma boa alimentação agregada ao exercício físico, tais como exercício físico em grupo ou com a companhia de um amigo, de forma a aumentar a motivação, e impedindo que um dos membros desista ou diminua o seu progresso, existindo assim um processo complementar de autoajuda.

É também fundamental ter a consciência de que cada pessoa tem as suas necessidades e organismos distintos, ou seja, o que pode ser benéfico para uma pessoa, pode não ser tão vantajoso para outra.
Recorrer ao médico de família e até mesmo a um nutricionista para elaborar um plano alimentar e de exercício físico, é fundamental para estruturar um plano de uma forma prévia, de modo a que o processo de mudança ou até mesmo de manutenção sejam feitos de uma forma positiva e bem estruturada.

Autor:M.R

terça-feira, 20 de maio de 2025

Resultado das Eleições Legislativas 2025

A Aliança Democrática (AD) venceu as Eleições Legislativas deste domingo com 32.10% dos votos. Numa noite eleitoral com várias surpresas, a AD conseguiu reforçar a percentagem de votos e o número de deputados no Parlamento. O segundo lugar permanece uma incógnita até que sejam apurados os resultados do estrangeiro, com Partido Socialista e o Chega com 58 assentos no Parlamento. A aproximação do partido de André Ventura levou Pedro Nuno Santos a apresentar demissão da liderança do PS.

A Iniciativa Liberal (IL) com 5.53% e 9 deputados foi a quarta força política e o Livre, com 4.20 % de votos e com 6 deputados, subiu à quinta força política, enquanto o Bloco de Esquerda, com 2.00% de votos e 1 deputado, foi superado pela CDU, que teve 3.03% e 3 deputados. Há ainda um novo partido com representação parlamentar: o Juntos Pelo Povo.

A percentagem de votantes foi 64.38%, em branco 1.44% e a de nulos 0.99%.


Autor: J.C.

Ucrânia

A Ucrânia enfrenta a guerra com a Rússia de várias formas, desde a resistência militar até à mobilização dos seus cidadãos e à busca de apoio externo.

No que toca à resistência militar, a Ucrânia utiliza para além do equipamento militar táticas de guerra e apoio de voluntariados. Sendo que o povo ucraniano, na sua forma militar, possui unidades de elite que treinam e equipam o apoio oferecido pelos voluntários. Ainda no que toca às forças armadas, o uso de drones é muito frequente, tanto para reconhecimento de território, bem como para se defenderem de possíveis ataques.

O povo ucraniano tem sido muito unido e a prova disso são os milhares de ucranianos que se juntaram para ajudar no que seja necessário, e não só com o uso de armas, mas também com grupos de protesto de maneira, a tentar sabotar as forças inimigas.

Os Estados Unidos têm sido fundamentais no apoio de armas e equipamentos de estratégia bem como no apoio financeiro e nas sanções económicas impostas. Tal como os Estado Unidos, os países Europeus também ajudam o povo ucraniano, desde o apoio humanitário, até ao apoio aos refugiados.
Para além do uso da força existe também uma luta pela soberania e integridade territorial. 

O povo ucraniano tenta por vários meios alcançar uma possível paz e um cessar fogo, este não tem sido recíproco ou conseguido até à presente data. Por outro lado, a Ucrânia tem vindo também a tentar uma adesão à União Europeia de forma a se fortalecer e a obter apoio político e económico. 

Os ucranianos desenvolveram durante o decorrer da guerra, estratégias de sobrevivência, desde kits de bens alimentares bem como o apoio com medicamentos e o treinamento de defesa pessoal. Durante esta guerra deu-se uma adaptação a novas rotinas, pois os recursos são menores e mais escassos, o que exige um esforço maior do povo para compensar a escassez e a insegurança que se vive no país.Desde a criação de drones e do aumento de voluntários, criaram-se também escolas de sobrevivência, com o intuito de ensinar as mulheres a se proteger e a cuidar das suas crianças.

Assim, a sobrevivência do povo ucraniano no meio da guerra, envolve uma combinação de preparação, adaptação, resistência e apoio humanitário a nível internacional.     

Autor:M.R

Papa Leão XIV

Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, no dia 14 de setembro de 1955, foi nomeado cardeal por Papa Francisco em 30 de setembro de 2023 e é o atual papa da Igreja Católica, Bispo de Roma e Soberano da cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chicago, no Peru e cardeal da Curia Romana da Igreja Católica. Foi nomeado prefeito do Dicastério para os bispos em janeiro de 2023.

Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Radicado em Chicago a sua cidade natal. 

Concluiu os seus estudos secundários no seminário menor da Ordem de Santo Agostinho em 1973. Prevost obteve o título de Bacharel em matemática na Universidade Villanova em 1977. Fez os seus votos solenes em 29 de agosto de 1981. Obteve a licenciatura e o doutorado em direito canónico pela Pontifice Universidade São Tomas de Aquino em Roma em 1984 e 1987. 

Enquanto atuava como cardeal, Leão demonstrou apoio aos refugiados. Em 2012, Prevost fez declarações contrárias à homossexualidade, dizendo que a cultura popular fomentava simpatia por crenças e práticas que estão em desacordo com o Evangelho. Prevost criticou o aborto, os contracetivos e a pena de morte, ao mesmo tempo que expressou simpatia por George Floyd e criticou as políticas de emigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e do vice-presidente J.D. Vance.

Autor S.M.

terça-feira, 13 de maio de 2025

Eleições Legislativas 2025

As eleições legislativas portuguesas de 2025 também designadas por eleições para a Assembleia da República Portuguesa, terão lugar a 18 de maio de 2025, para eleger a XVII Legislatura da Terceira República Portuguesa.

Onde posso votar?

1-Nas duas semanas antes do dia da eleição pode saber o local onde vai votar.

Tem 3 formas de conhecer esta informação:

- Consulte www.recenceamento.pt na internet.

-Envie um SMS (gratuito) para 3838 com a mensagem em ba
ixo:

RE (espaço) número do cartão de cidadão ou bilhete de identidade (espaço) data de nascimento com o ano, o mês e o dia todos juntos. Exemplo: “RE 7424071 19820803”

- Na junta de freguesia do sítio onde mora.

Como posso votar?

1-Pode votar entre as 8 horas e as 19 horas do dia da eleição. 

2-Para votar, deve levar o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade ou outro documento oficial com uma fotografia. Um documento oficial pode ser o passaporte ou a carta de condução. Pode votar mesmo que não tenha esses documentos, basta que as pessoas da mesa de voto ou 2 eleitores com cartão de cidadão o identifiquem.

3- Se não conseguir desenhar sozinho a cruz no boletim de voto, ou dobrá-lo, pode escolher alguém para a/o acompanhar. A mesa não pode escolher o/a acompanhante.

Autor: J.C. 

Aplicações Móveis

Na sociedade são cada vez mais as novas tecnologias e o bom aproveitamento das mesmas pode ser benéfico no dia a dia. Atualmente os dispositivos móveis como os smartphones, independentemente da sua capacidade ou marca são uma ferramenta quase indispensável para a maioria das pessoas. Podemos destacar algumas aplicações para os dispositivos móveis e que permitem aumentar a produtividade.

Em termos de comunicação destacamos aplicações como o WhatsApp ou o Instagram. Por outro lado, para navegação na internet, um browser apelativo e simples como o Google Chrome ou o Opera podem facilitar uma pesquisa mais intuitiva e prática. 

Em relação às aplicações de email pessoal ou até profissional, destacam-se o Outlook e o Gmail, pois são as principais e com maior número de utilizadores.
Existem também aplicações de GPS que permitem uma melhor orientação espacial, bem como poupar tempo na indicação dos melhores caminhos, tais como o Google Maps, o Waze ou até mesmo no que diz respeito a transportes públicos a aplicação Moovit

Já no que toca a pagamentos, cartões virtuais ou envio de dinheiro destacamos as aplicações do MB Way ou até o Paypal. 

Em termos de aplicações mais abrangentes como as redes socias e os serviços multimédia, sejam de som ou vídeo, aplicações como o Spotify, o Youtube ou até mesmo o Facebook, podem ser ferramentas úteis desde que sejam utilizadas de forma consciente. 

Por último, existem ainda aplicações de compras online que facilitam, poupam tempo e dinheiro a quem faz um uso correto das mesmas, das quais se destacam o Ali Express, o EBay ou a Amazon. Aplicações como a Uber facilitam a nível de compras e de deslocamento, feita por terceiros. 

O utilizador pode adaptar as aplicações do seu telemóvel indo de encontro às suas necessidades, interesses e gostos. O uso das apps deve ser realizado de forma cuidadosa, moderada e de auxílio ao dia a dia.

Autor:M.R

terça-feira, 6 de maio de 2025

Animais noturnos – Vida animal à noite

A vida animal à noite é um período de grande atividade para muitos animais, que se adaptaram para prosperar no escuro.

Esses animais são conhecidos como os animais da noite e têm alguns sentidos mais apurados, tais como a audição e olfato, de modo a se deslocarem, caçarem e interagirem melhor com o seu habitat.

Existem vários tipos de animais noturnos dos quais podemos destacar alguns como: as corujas, os morcegos, raposas, castores, pumas, escorpiões, coiotes e até mesmo tarântulas.

Estes animais têm algumas virtudes que os distingue dos demais, tais como: a sensibilidade à luz, audição apurada, um olfato de maior alcance e a eco-localização que permite, uma melhor orientação, e ainda ajuda nos seus deslocamentos em ambientes escuros. Também beneficiam de alguns atributos que a noite dispõe, tais como evitam alguns predadores diurnos, reduzem a procura por recursos de outros animais e tiram partido das condições ambientais, como temperaturas mais baixas ou de maior humidade. 

Os animais noturnos têm também uma alimentação diferente dos outros, pois baseiam o que comem em insetos, roedores, pequenas aves e frutas.

Este tipo de animais desempenham um papel muito importante na manutenção e no equilíbrio dos ecossistemas, para além de controlarem o excesso de insetos e polinizarem as plantas.   

Resumindo os animais noturnos complementam a biodiversidade e têm um papel importante na natureza.

 
Autor: M.R

A região do Douro e o vinho do Porto

A região do Douro, local de nascimento do vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. A beleza caracteriza-se pela paisagem selvagem e montanhosa, e por estar localizada nas margens do rio Douro e efluentes. Quanto à antiguidade, há dois mil anos que aqui se produz vinho, sendo a descoberta do vinho do Porto polémica. Uma das versões, defendida pelos produtores de Inglaterra, refere que a origem data do século XVII quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. 

Em 1756, o Douro tornou-se na primeira das grandes regiões vinícolas clássicas a ser legalmente demarcada. Separada da zona litoral temperada pela Serra do Marão, a região do Douro caracteriza-se por verões quentes e secos e invernos rigorosos. A região duriense é, ainda, a única área produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente.

O vinho do Porto é um vinho licoroso produzido na Região Demarcada do Douro e no norte de Portugal, a cerca de 100 Km a leste da cidade do Porto. Lamego, São João da Pesqueira, Régua e Pinhão são os principais centros de produção. O vinho do Porto inicia a sua vida quase da mesma forma que outros vinhos - em meados de Setembro, as uvas são vendimadas à mão. 

O vinho do Porto é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, a maioria nativas do vale do Douro. Raramente encontradas noutros lugares, estas castas são perfeitamente adequadas às condições quentes e áridas do vale do Douro, sendo a origem de grande parte do caracter único e distintivo do vinho do Porto. As castas tintas mais conhecidas incluem a Touriga Franca, a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinta Cão existindo no total cerca de trinta tipos de uvas. A maioria dessas variedades tem bagas relativamente pequenas e de casca grossa que produzem o mosto, denso e concentrado (sumo da uva) necessário para fazer o vinho do Porto.


Autor: J.C.

terça-feira, 29 de abril de 2025

1 de Maio - Dia do Trabalhador

Em Portugal no dia 1 de maio celebra-se o dia do Trabalhador. Este dia começou a ser celebrado em Portugal devido à manifestação de 1890 que ocorreu em Lisboa e que reclamou o estabelecimento de 8 horas diárias de trabalho bem como a regulação do trabalho de menores. Este foi um dia onde milhares de pessoas se juntaram sobre o lema: “Paz, Pão e Liberdade”.

Este dia teve origem fora de Portugal, mais propriamente na greve geral de Chicago do dia 1 de maio de 1886, onde foram também reclamadas melhorias das condições laborais e salariais. Esta data foi oficializada no congresso operário internacional em Paris.

De uma forma geral o dia 1 de maio é feriado nacional por ser dia do trabalhador, uma data que comemora e celebra as conquistas dos trabalhadores, tais como direitos e deveres ao longo do tempo.

Celebrado 6 dias após o 25 de Abril de 1974, foi a primeira vez que o dia 1 de maio foi feriado em Portugal. Tanto no dia 25 de Abril como no dia 1 de maio deu-se uma unicidade sindical, que para além da liberdade lutou-se pelos direitos e igualdade dos trabalhadores.

 
Autor:M.R

Natureza

A Natureza é o princípio e fim de algo, são fases de transição em que o ser humano não controla nem consegue alterar. 

A forma como o Homem age conforme o que sente, tem vindo a diminuir ao longo do tempo. Com a evolução tudo está a ficar um pouco menos natural, mais artificial e mecanizado.

A Natureza do ser humano é o conjunto de traços ou maneiras diferentes de sentir ou agir que os mesmos tendem a ter, seja devido à personalidade ou educação, crenças ou princípios.  A racionalidade, as emoções, ou o ser social e fazer parte de uma sociedade diferente para todos, confere algo que foge à essência natural das coisas e de cada um. 

A Psicologia tem como objetivo entender os pensamentos e os comportamentos e como estes moldam a natureza humana. 

Perdeu-se assim um pouco do instinto primitivo em que se agia pela necessidade e pelo agir quase que de maneira automática e espontânea. O ser humano é a base da Natureza e tem evoluído de maneira em que a racionalidade e o conhecimento tenham mais importância, sejam mais valorizados e necessários para uma estabilidade intelectual e desenvolvimento do sistema nervoso.

A natureza animal é diferente da natureza humana pois logo à partida temos a dicotomia entre racionalidade e irracionalidade. A natureza animal é mais biológica, primitiva, incisiva e mais ligada à definição da Natureza. A natureza humana e a animal estão interligadas, e além de fazerem parte uma da outra, complementam a diferença das mesmas.

Outro aspeto da Natureza muito ligada à evolução natural das coisas é o desenvolvimento tecnológico e social, em que o fruto da necessidade de uma evolução rápida tem prejudicado a natureza animal e o progresso natural da mesma. A mecanização constante da atualidade, cria uma disparidade entre a natureza e a artificialidade das coisas, do meio ambiente bem como da sociedade. 

O ciclo da natureza depende mais do tempo do que do homem, pelo que é necessário combater a desorganização da Natureza e da consciencialização humana.

“Em todas as coisas da Natureza existe sempre algo de maravilhoso”.

Autor:M.R.