A Natureza é o princípio e fim de algo, são fases de transição em que o ser humano não controla nem consegue alterar.
A forma como o Homem age conforme o que sente, tem vindo a diminuir ao longo do tempo. Com a evolução tudo está a ficar um pouco menos natural, mais artificial e mecanizado.
A Natureza do ser humano é o conjunto de traços ou maneiras diferentes de sentir ou agir que os mesmos tendem a ter, seja devido à personalidade ou educação, crenças ou princípios. A racionalidade, as emoções, ou o ser social e fazer parte de uma sociedade diferente para todos, confere algo que foge à essência natural das coisas e de cada um.
A Psicologia tem como objetivo entender os pensamentos e os comportamentos e como estes moldam a natureza humana.
Perdeu-se assim um pouco do instinto primitivo em que se agia pela necessidade e pelo agir quase que de maneira automática e espontânea. O ser humano é a base da Natureza e tem evoluído de maneira em que a racionalidade e o conhecimento tenham mais importância, sejam mais valorizados e necessários para uma estabilidade intelectual e desenvolvimento do sistema nervoso.
A natureza animal é diferente da natureza humana pois logo à partida temos a dicotomia entre racionalidade e irracionalidade. A natureza animal é mais biológica, primitiva, incisiva e mais ligada à definição da Natureza. A natureza humana e a animal estão interligadas, e além de fazerem parte uma da outra, complementam a diferença das mesmas.
Outro aspeto da Natureza muito ligada à evolução natural das coisas é o desenvolvimento tecnológico e social, em que o fruto da necessidade de uma evolução rápida tem prejudicado a natureza animal e o progresso natural da mesma. A mecanização constante da atualidade, cria uma disparidade entre a natureza e a artificialidade das coisas, do meio ambiente bem como da sociedade.
O ciclo da natureza depende mais do tempo do que do homem, pelo que é necessário combater a desorganização da Natureza e da consciencialização humana.
“Em todas as coisas da Natureza existe sempre algo de maravilhoso”.
Sem comentários:
Enviar um comentário