A palavra Páscoa significa passagem e é celebrada de diferentes formas, dependendo do país em que é comemorada, bem como as tradições que lhe são adjacentes.
A Páscoa é uma festa que celebra a libertação e ressurreição de Jesus Cristo.
Alguns dos símbolos desta época festiva são: o coelho, o ovo, a vela, o pão e o vinho.
O coelho da Páscoa é um dos principais símbolos desta época festiva, e tem a sua origem ligada às crenças em que cada um acredita. Está também ligada aos ovos de chocolate e tem como tradição, o coelho esconder os ovos das crianças de modo a que estas os possam procurar e encontrar.
Outra das histórias do coelho da Páscoa, e da sua mensagem, é a relação com a Deusa da fertilidade “Ostera”, na qual esta transforma um pássaro num coelho para divertir as crianças.
Enquanto que a Páscoa celebra tradições e festas religiosas, o coelho da Páscoa é mais dirigido às crianças, de uma maneira mais ternurenta e reconfortante.
O coelho da Páscoa está também associado à estação em que se celebra a Páscoa, pois na Primavera os coelhos, são dos primeiros animais a serem vistos e a saírem das suas tocas.
Mais uma vez o coelho é visto como um símbolo de fertilidade, aliado à esperança e à prosperidade.
Os ovos de chocolate interligados ao coelho desta época festiva, têm origem francesa onde se tornou símbolo e tradição da Páscoa.
De uma forma geral o coelhinho da Páscoa pode estar escondido, mas a sua mensagem de renovação e esperança está presente em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário