A vida animal à noite é um período de grande atividade para muitos animais, que se adaptaram para prosperar no escuro.
Esses animais são conhecidos como os animais da noite e têm alguns sentidos mais apurados, tais como a audição e olfato, de modo a se deslocarem, caçarem e interagirem melhor com o seu habitat.
Existem vários tipos de animais noturnos dos quais podemos destacar alguns como: as corujas, os morcegos, raposas, castores, pumas, escorpiões, coiotes e até mesmo tarântulas.
Estes animais têm algumas virtudes que os distingue dos demais, tais como: a sensibilidade à luz, audição apurada, um olfato de maior alcance e a eco-localização que permite, uma melhor orientação, e ainda ajuda nos seus deslocamentos em ambientes escuros. Também beneficiam de alguns atributos que a noite dispõe, tais como evitam alguns predadores diurnos, reduzem a procura por recursos de outros animais e tiram partido das condições ambientais, como temperaturas mais baixas ou de maior humidade.
Os animais noturnos têm também uma alimentação diferente dos outros, pois baseiam o que comem em insetos, roedores, pequenas aves e frutas.
Este tipo de animais desempenham um papel muito importante na manutenção e no equilíbrio dos ecossistemas, para além de controlarem o excesso de insetos e polinizarem as plantas.
Resumindo os animais noturnos complementam a biodiversidade e têm um papel importante na natureza.
Sem comentários:
Enviar um comentário