A Ucrânia enfrenta a guerra com a Rússia de várias formas, desde a resistência militar até à mobilização dos seus cidadãos e à busca de apoio externo.
No que toca à resistência militar, a Ucrânia utiliza para além do equipamento militar táticas de guerra e apoio de voluntariados. Sendo que o povo ucraniano, na sua forma militar, possui unidades de elite que treinam e equipam o apoio oferecido pelos voluntários. Ainda no que toca às forças armadas, o uso de drones é muito frequente, tanto para reconhecimento de território, bem como para se defenderem de possíveis ataques.
O povo ucraniano tem sido muito unido e a prova disso são os milhares de ucranianos que se juntaram para ajudar no que seja necessário, e não só com o uso de armas, mas também com grupos de protesto de maneira, a tentar sabotar as forças inimigas.
Os Estados Unidos têm sido fundamentais no apoio de armas e equipamentos de estratégia bem como no apoio financeiro e nas sanções económicas impostas. Tal como os Estado Unidos, os países Europeus também ajudam o povo ucraniano, desde o apoio humanitário, até ao apoio aos refugiados.
Para além do uso da força existe também uma luta pela soberania e integridade territorial.
O povo ucraniano tenta por vários meios alcançar uma possível paz e um cessar fogo, este não tem sido recíproco ou conseguido até à presente data. Por outro lado, a Ucrânia tem vindo também a tentar uma adesão à União Europeia de forma a se fortalecer e a obter apoio político e económico.
Os ucranianos desenvolveram durante o decorrer da guerra, estratégias de sobrevivência, desde kits de bens alimentares bem como o apoio com medicamentos e o treinamento de defesa pessoal. Durante esta guerra deu-se uma adaptação a novas rotinas, pois os recursos são menores e mais escassos, o que exige um esforço maior do povo para compensar a escassez e a insegurança que se vive no país.Desde a criação de drones e do aumento de voluntários, criaram-se também escolas de sobrevivência, com o intuito de ensinar as mulheres a se proteger e a cuidar das suas crianças.
Assim, a sobrevivência do povo ucraniano no meio da guerra, envolve uma combinação de preparação, adaptação, resistência e apoio humanitário a nível internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário