terça-feira, 26 de novembro de 2024

Inteligência Artificial e Jogos Play to Earn NFT’s

O mundo computacional alterou o sistema e os processos digitais, de maneira a facilitar e a permitir uma maior flexibilidade entre os utilizadores e o mundo virtual, bem como ter o acesso a ferramentas que são criadas e cada vez mais desenvolvidas, parar serem úteis com processos simples e consistentes.

Inteligência Artificial 

A inteligência artificial é a capacidade que uma máquina tem de imitar a maneira como o cérebro humano processa informações. Utiliza algoritmos e regras, analisa conjuntos de dados extensos, com a finalidade de identificar padrões para os seus modelos de tomada de decisão. 

Jogos Play to Earn e NFT’s

Os jogos Play to Earn são um tipo de jogo onde se podem ganhar criptomoedas e NFT’s apenas jogando, por isso quanto mais tempo se joga maior é a probabilidade de se ganhar um NFT ou uma recompensa em criptomoedas. Um NFT é um arquivo digital exclusivo em forma de criptomoeda, faz parte de uma rede Blockchain, e são um conjunto de tokens que podem representar ações ou empresas.

Inteligência Artificial e jogos Play to Earn 

Qualquer utilizador pode criar hologramas digitais usando a inteligência Artificial, e registá-los como NFT’s, em diferentes Marketplaces. Cada NFT tem a sua raridade e exclusividade, sendo que é baseado em algoritmos únicos e distintos. Pode ser criado ou fazer parte de uma coleção, inserido num jogo Play to Earn. O metaverso é um universo virtual onde os utilizadores podem interagir através do uso de diferentes NFT’s, sendo esta uma realidade da era digital em que vivemos, onde o metaverso e as criptomoedas estão cada vez mais ligados. Assim, é permitido um sistema mais imersivo, aumentando o significado das ações de cada utilizador.

Além da inteligência artificial, diferentes plataformas aliaram-se ao conceito dos NFT’s e dos jogos Play to Earn, como investimento, aproveitando assim o crescimento do mercado de ativos digitais.
Com o surgimento das ferramentas de inteligência artificial, ficou mais fácil compreender o lado virtual aliado ao ser humano. 

Cada vez mais surgem ferramentas com grande capacidade de processamento, com o objetivo de facilitar e dar conhecimento de informação de forma facilitada e intuitiva. Podemos concluir que embora todas estas ferramentas, sejam e façam parte de processos individuais, estão interligadas de maneira uniforme com o objetivo de desenvolver novas aptidões e de ajudar no dia a dia do ser humano.

Autor: M.R


Mercados de Natal Porto 2024

Nesta altura do ano, qualquer pretexto serve para visitar os mercados de Natal no Porto que convidam a que façamos as nossas compras natalícias enquanto se vivencia o espírito da época.

Mercados e Datas

- Mercado de Natal da Cordoaria (no jardim João Chagas): estará em funcionamento de 30 de novembro a 23 de dezembro de 2024;

- Mercado de Natal na Praça da Batalha: estará em funcionamento de 29 de novembro a 29 de dezembro de 2024;

- WOW! No bairro cultural de Gaia: estará em funcionamento de 23 de novembro a 6 de janeiro;

- Mercado de Natal de Serralves: estará em funcionamento de 30 de novembro a 1 de dezembro;

- Urban Market Porto Xtmas Edition (no Ateneu Comercial do Porto): estará em funcionamento de 15 a 23 de novembro;

- Feira de Natal no Mercado do Bolhão: estará em funcionamento a 14, 15 e 16 de dezembro;

-Artes e Ofícios do Porto, junto à estação de São Bento: estará em funcionamento de 1 a 23 de dezembro;

- Mercado da Alegria, no Jardim do Passeio Alegre: estará em funcionamento entre 3, 10, 17, 24, 31 de dezembro;

-Mercado “Família desce à rua”, na Praça Carlos Alberto: estará em funcionamento entre 3, 17, 31 de dezembro;

- Natal de Matosinhos: estará em funcionamento de 22 a 23 de dezembro;

- Natal da Maia: estará em funcionamento de 29 de novembro a 31 de dezembro.

Autor: H.L.

Utilização dos telemóveis nas escolas

O Governo decidiu avançar com uma recomendação às escolas no sentido de proibirem o uso de telemóveis dentro do espaço escolar por crianças até aos 12 anos de idade, isto é, que frequentem os 1º e 2º ciclos. Não será uma proibição, mas recomendação e a ideia é que a questão seja reavaliada dentro de um ano.

Quanto ao 3º ciclo, para adolescentes entre 12 e 15 anos não há recomendação de proibição, mas de medidas que restrinjam e desincentivem o uso de smartphones no espaço escolar, mas isso diz respeito à autonomia da escola, que pode tomar a decisão.

Para alunos mais crescidos, já no secundário com mais de 15 anos, é de qualquer maneira importante que haja uma estratégia dentro das escolas, pois há muita evidência que a utilização de smartphones pode ser uma desvantagem para as aprendizagens e que até certas idades pode gerar comportamentos negativos para o bem-estar da criança.

A decisão tomada pelo governo é baseada na evidência internacional que existe sobre a utilização de smartphones em ambiente escolar e alinhada com o que está a ser feito noutros países.

Hoje em dia o Estatuto já prevê que o uso do telemóvel é basicamente permitido na sala de aula e há uma recomendação do Conselho de Escolas no sentido de que seja restringido nas escolas em geral, mas só 2% proibiram a utilização.

Muitas escolas optam hoje em dia por nada fazer porque, dizem, não têm condições para impor a regra ou, por exemplo, para ter espaços onde os telemóveis possam ser depositados sem perigo de desaparecerem enquanto os alunos estão nas aulas.


Autor: J.C.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Diferentes Idades da Vida

O ser Humano tal como a Natureza tem o seu ciclo. Desta forma e com o passar do tempo, os humanos atravessam as diferentes fases da vida de forma distinta. São ciclos naturais, que levam tempo e onde está presente o crescimento, evolução, adaptação, experiências e aprendizagens.

Desde o nascimento, o ser humano apresenta todo o seu potencial, no entanto é dependente dos pais para a sua sobrevivência, apesar de assimilar de forma rápida o andar, falar e a alimentação.

Na adolescência os jovens têm mais interação uns com os outros, corresponde à idade da escola e da aprendizagem académica, bem como princípios de bem-estar e autonomia. É a fase da vida onde se começa assim a traçar a personalidade de cada um, valores, gostos e conhecimentos.

Em idade adulta as responsabilidades aumentam, existe maior probabilidade de concretização dos sonhos e espera-se um maior nível de autonomia e independência. A idade adulta define a personalidade e assumem-se novos papéis e responsabilidades, como cuidar da família que se gera. O outrora filho tem já a capacidade e a escolha de ser pai. Existem progressos mais constantes e definidos, os alicerces da vida ficam mais estáveis e compreendidos. A comunicação é mais madura, lógica e refletida do que em criança. Nesta fase da vida, o ser humano contribui de forma ativa para a sociedade, através do trabalho, onde se formam a maior parte das relações sociais desta fase.

Na 3ª idade e na reforma, o ser humano pode tornar-se mais dependente dos outros, apresentando limitações que surgem com o envelhecimento. No entanto, esta fase da vida associa-se a uma maior sabedoria e riqueza em experiências, tornando-se bons conselheiros empáticos. 

Cada fase e idade da vida tem o seu tempo, devendo ser vividas e desfrutadas, pois existe tempo para tudo.

Autor: M.R


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Bibliocarro Porto

Apontando os livros como lugares privilegiados de viagem, o Município do Porto recorreu à literalidade do conceito e reativou em Abril de 2023, o serviço do Bibliocarro, criado durante a pandemia.

Neste mês de novembro, o conceito será renovado para se transformar numa “carruagem” da biblioteca Errante, e uma série de micro-bibliotecas que surgem como resposta ao encerramento temporário da Biblioteca Pública Municipal, que se encontra fechada para o mês de requalificação e ampliação.

Nesse sentido, o bibliocarro tem a ambição de democratizar, de forma gratuita, o acesso à literatura, tendo uma função puramente social.

O conceito abrange uma biblioteca universal, podendo encontrar Ginsberg e Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral e Goethe, Manuel António Pina, Andy Warhol, obras de geografia, e muito mais.

O Bibliocarro serve também, ao longo do ano letivo, os estabelecimentos de ensino da Cidade que não dispõem de biblioteca escolar.

Para a população em geral o conceito estacionará em parques, jardins e praias dos bairros principais do concelho.

Autor: H.L.

O que é o Outono?

O Outono, tal como a Primavera, é um equinócio e o seu início é marcado no dia em que o dia e a noite têm durações iguais. Normalmente isto acontece, no Outono, entre os dias 20 e 23 de Setembro no caso do hemisfério norte onde Portugal se localiza.

No início da estação, ainda se sente algum calor, mas com o passar dos dias, tornam-se cada vez mais frescos, além das chuvas que começam a surgir. A paisagem ganha novas cores, nova vida. Ainda que, em Portugal, a paisagem esteja coberta de eucaliptos, ainda se vê muitas manchas coloridas quando chega o Outono.

Algumas árvores, as de folha caduca, no Outono perdem as suas folhas para se prepararem para o Inverno. Se ficarem com as suas folhas, gastam muito mais energia durante o Inverno. Assim deixam-nas cair, voltando a florescer na Primavera. É por isso que as folhas mudam de cor - estão a “morrer”, mas a paisagem ganha vida com as belas cores de Outono.

Também os dias ficam mais curtos e mais frescos e há mais apetite para as comidas quentes e de conforto, como os estufados ou os assados no forno a lenha.

A natureza adapta-se a cada uma das estações e apesar de o verão e o inverno, nos parecerem ser as “estações grandes”, a verdade é que no Outono e na Primavera, acontecem muitas transformações.

Um exemplo destas grandes mudanças na natureza, é a migração das aves. No Outono, para as aves, assinala o fim da época de reprodução e assistimos a uma transição entre as espécies reprodutoras e as espécies invernantes. Algumas espécies de aves, como os andorinhões-pretos, começam as suas migrações para África com o fim do calor e a chegada das primeiras chuvas. Outras, como os abibes começam a chegar a Portugal vindas de outras partes da Europa para aqui passarem o inverno num clima mais ameno. Existem ainda outras espécies que apenas são observadas durante a migração outonal como o papa-moscas-preto, uma pequena ave que se desloca desde os seus territórios de reprodução no Norte até aos territórios de invernada na África central.


Autor: J.C.

Futebol

O futebol, também referido como futebol de campo ou futebol de 11, é um desporto entre duas equipas de 11 contra 11 e um árbitro que se ocupa da aplicação correta das normas.

Origem do Nome

As regras do assim chamado "association football" foram codificadas na Inglaterra pela FA no ano de 1863 e este nome foi cunhado para distinguir o jogo das outras formas de jogos de diferente modalidade como o rugby ou o futebol gaélico.

Difusão

O futebol cada vez mais se torna um desporto popular em vários países sem muita tradição nesta modalidade. Esta é uma tendência mundial, especialmente porque para se jogar futebol são precisos poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma área plana (ou nem isso). Tanto em países pobres como em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, ocorre uma popularização deste desporto.

Jogadores

Lionel Andrés Messi Cuccittini (Rosário, 24 de junho de 1987) é um futebolista argentino que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Inter Miami e pela Seleção Argentina, onde, atuando como capitão, venceu o Mundial do Catar de 2022. Ele detém um recorde de oito premiações da Bola de Ouro pela France Football e oito pela FIFA, seis Chuteiras de Ouro da Europa, um recorde de 91 golos oficiais marcados em um ano e, com 46 títulos conquistados, é o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol.

Messi é frequentemente considerado o melhor jogador do mundo, associado à sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipa e extraordinária vocação para o golo.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (Funchal, 5 de fevereiro de 1985) é um futebolista português que atua como ponta-esquerda ou avançado.

Atualmente, joga pelo Al-Nassr da Arábia Saudita, onde venceu a Liga dos Campeões Árabes de 2023. É o atual capitão da seleção portuguesa. Ronaldo é geralmente considerado o melhor e mais completo futebolista, bem como o maior goleador do mundo e na opinião da grande maioria dos especialistas do desporto.

Em 27 de agosto de 2021, o Manchester United anunciou o retorno de Cristiano Ronaldo após 12 anos. Logo na sua estreia, no dia 11 de setembro de 2021, Cristiano fez os primeiros dois golos dos red devils na vitória de 4–1 sobre o Newcastle.

Foi convocado pela primeira vez para a Seleção Portuguesa de Futebol em 2003, para um amigável frente ao Cazaquistão, jogo que Portugal venceu por 1–0. Ronaldo foi convocado para o Euro 2004 que foi realizado em Portugal, tendo marcado o seu primeiro golo pela Seleção das Quinas frente à Grécia na fase de grupos, jogo que Portugal perdeu por 2–1.  Em 2016 Ronaldo ganhou o campeonato da Europa, pela seleção portuguesa.


Autor: R.E.

Comunicação não verbal

A comunicação verbal é o tipo de comunicação mais utilizada e expressa com mais facilidade, onde se obtém uma resposta mais rápida. No entanto, a comunicação sem palavras é um tipo de comunicação diferente, focada em outros aspetos ou parâmetros. Podemos interagir com os outros de uma forma não verbal dando atenção a outros aspetos, tanto físicos como mais pessoais através de gestos ou olhares.
Para comunicar sem usar as palavras, podemos utilizar diversos métodos mais consistentes e úteis, sendo capazes de analisar e ver a perspetiva do outro e qual será a melhor abordagem para cada um.
Somos mais observadores no geral, pois focamos os nossos sentidos na visão, no ouvir e no tato, criando alicerces e estratégias de comunicação díspares.

É um tipo de comunicação que exige adaptação, mas não é limitativa, pois somos capazes de comunicar expressando outras estratégias, como a escrita, desenhos ou pinturas.
É possível acontecer na mesma uma partilha de experiências e gostos em comum, como a música, filmes ou até o desporto, isto é, podemos fazer parte de um grupo através da nossa personalidade e empatia para com o outro.

Os diferentes tipos de comunicação são úteis ao ser humano e cada um é essencial na maneira como nos expressamos. Com as novas tecnologias, a comunicação e a interação usam diferentes ferramentas ou métodos que não a verbal. Através de mensagens pelo telemóvel ou do envio de email’s, existe uma expressividade diferente e que, embora útil, nem sempre é a melhor ou a mais acertada.
Resumindo, o silêncio da comunicação não verbal abre as portas a todos os outros tipos de comunicação, conseguindo ser mais expressivo, atento e um importante estilo de comunicação.

 
Autor:M.R.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

São Martinho e as castanhas

São Martinho: qual a origem de tradição das castanhas?

Celebrado um pouco por todo o mundo a 11 de novembro, o dia de São Martinho foi instituído em honra de Martinho, um soldado romano nascido na Hungria, por volta do ano 316, que fundou um mosteiro em Tours, do qual se tornou bispo.

É assinalado de Norte a Sul de Portugal com magustos e outras tradições populares. É tradição comer castanhas assadas acompanhados de água-pé ou jeropiga, mas noutros países as castanhas não fazem parte deste dia. A ligação entre o São martinho e as castanhas em Portugal terá vindo da tradição do magusto de Todos os Santos, celebrado a 1 de novembro.

Em Espanha faz-se a matança do porco, na Alemanha a tradição passa por fogueiras, doces e vinho quente, na Itália faz-se também a prova do vinho novo e na Croácia as uvas são batizadas.

Castanhas para além do São Martinho  - uma referência na alimentação portuguesa

No território que é hoje Portugal, a castanha é usada na alimentação humana desde tempos pré-históricos e representa um dos alimentos basilares das populações em especial nas regiões de montanhas, onde se reúnem as condições mais favoráveis ao desenvolvimento do castanheiro. Embora a batata tenha vindo substituir em parte a sua importância, a castanha manteve-se na dieta dos Portugueses.

Alimento versátil, é descrita como uma excelente fonte de energia graças ao seu teor em hidratos de carbono e rica em amido. Estas características tornam a castanha semelhante, do ponto de vista nutricional, aos alimentos. A composição nutricional varia de acordo com a forma como se saboreia a castanha. Destaca-se ainda a abundância de fibra (importante para o desenvolvimento da flora intestinal), o baixo teor de gordura e o teor considerável de polifenóis e vitamina C.

Autor: H.L.

Música Portuguesa

A música portuguesa é praticamente um património cultural do nosso país. Principalmente o fado, que é o resultado da cultura de um povo português ligado às atividades rurais, que escreviam canções sobre os seus amores, dissabores e a vivência no campo.

Estilos de Música Portuguesa

Fado

O Fado é cantado por uma pessoa, que geralmente acompanha apenas um violão como instrumento, chamado de guitarra acústica. É um estilo de letras poéticas, em que os fadistas declamam sobre a vida amorosa e sentimentos mais profundos nas chamadas casas de fado.

O Museu do Fado conta que este estilo musical surgiu em Lisboa por volta dos anos 1800 e tornou-se tão importante que foi declarado pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Amália Rodrigues, Dulce Pontes e Mariza são nomes muito importantes do fado e que o fizeram ser reconhecido por todo o mundo.

Pimba 

O Pimba é um estilo musical conhecido da cultura popular e as músicas são mais alegres, dançantes e geralmente com letras de duplo sentido, onde os seus cantores e compositores fazem metáforas sobre os seus sentimentos e casos de amor. O Pimba é muito tocado nas famosas “festas da aldeia” que são as festas portuguesas tradicionais de localidades do interior do país.

Quim Barreiros, Mónica Sintra, Emanuel, Rosinha e José Malhoa são alguns dos cantores famosos deste tipo de música. 

Canto Alentejano 

Faz parte da identidade cultural e em 2014 foi eleito pela Unesco como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

As canções são feitas sempre em coro, sem qualquer tipo de instrumento musical, como um conjunto de pessoas que têm funções durante o canto, como a hora de iniciar a música e o tom de voz a usar. As letras são emocionantes e falam sobre diferentes assuntos, como a maternidade, a vida no campo, o amor e até a religião. 

Hip Hop e Rap 

Nomes como Black Company e General D falam sobre a desigualdade social, as suas experiências, sentimentos profundos e histórias de amor. 

Atualmente, o chamado “hip hop tuga” é um dos géneros musicais mais ouvidos no país e a presença de emigrantes africanos vindos de países colonizados por portugueses, contribuíram significativamente para a fixação e ascensão do hip hop e do rap no país luso.

Pop

Segundo o Spotify, em 2022 houve um aumento de 37% em músicas nacionais tocadas no streaming. Entre os cantores mais conhecidos estão Rui Veloso, um dos mais famosos e tradicionais no pop romântico, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Aurea, Bárbara Tinoco, Ivandro, Bárbara Almeida e Salvador Sobral.

Música folclórica Portuguesa  

É o tipo de música produzida pelo próprio povo, associadas aos ranchos, são canções criadas principalmente por pessoas que trabalhavam no campo e compunham as suas próprias letras, sendo passadas de geração em geração.

As letras das músicas folclóricas geralmente falam sobre a própria vivencia dos seus criadores e do seu povo, sentimentos sobre a sua vida, vida em família e crenças religiosas.

Principais nomes da música portuguesa

1- Amália Rodrigues                           2- Dulce Pontes 

3- Carlos do Carmo                           4- Mariza 

5- Tony Carreira                                6- Paulo Gonzo 

7- Ana Moura                                    8- Carminho

9- Rui Veloso                                   10- Pedro Abrunhosa

11- Linda de Sousa                            12- Jorge Ferreira 

13- Marco Paulo                                14- Madredeus

15- José Malhoa 

Nomes contemporâneos da música portuguesa

As rádios e os serviços de streamings já indicam que as músicas nacionais mais ouvidas em Portugal são o hip-hop e o pop. Nomes como Bárbara Tinoco, Ivandro, Bárbara Almeida, Aurea, Salvador Sobral, Diogo Piçarra, David Carreira, Pedro Gonçalves e Carolina de Deus têm apresentado muito sucesso.

Também o rap apresenta nomes conhecidos como o raper Valete, Dillaz, Julinho KSD, Wet Bed Gang, Bispo e Piruka em Portugal. 

Autor: S.M.