terça-feira, 22 de julho de 2025

A inflação

O que significa inflação?

Em economia, inflação significa o aumento generalizado e persistente dos preços de bens e serviços ao longo do tempo. Isso leva à diminuição do poder de compra da moeda, pois com a mesma quantidade de dinheiro, é possível comprar menos bens e serviços. 

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre a oferta e procura, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. 

A inflação como se calcula? 

A inflação é habitualmente medida comparando os preços dos bens e serviços hoje com os preços há um ano. 

A inflação em Portugal 

A taxa de inflação anual de Portugal subiu para 2,4% em junho de 2025, acima dos 2,3% em maio, impulsionado principalmente por um aumento acentuado nos preços dos alimentos.

Porque nos devemos preocupar com a inflação?

A inflação elevada dificulta a atividade económica porque reduz a previsibilidade necessária às transações e a celebração de contratos, e implica acréscimos de custos, nomeadamente com atualizações mais frequentes dos preços e pode criar problemas de liquidez. Em termos gerais, um contexto de maior incerteza afeta as decisões dos agentes económicos, diminuindo o ritmo de crescimento da atividade económica.

Contudo, taxas de inflação negativas (deflação) também prejudicam a atividade económica pois num contexto de descida prolongada e generalizada dos preços, as famílias e as empresas tendem a adiar parte do consumo e do investimento na expectativa de que o custo dessas atividades diminua. Se a generalidade das famílias e das empresas adiar as decisões de consumo e investimento, a economia contrai-se devido à redução da procura agregada, reforçando o contexto de deflação. 

Preços estáveis são, por isso benéficos para a economia. Na área do euro, compete ao Banco Central Europeu (BCE) e aos outros bancos centrais manter a estabilidade de preços. No entanto, estabilidade de preços não significa que os preços não variem. O Conselho do BCE considera que a estabilidade de preços é assegurada mais eficazmente com um objetivo de 2 % para a inflação a médio prazo, considerando que esse valor dá margem de segurança contra a deflação e flexibilidade suficiente para reduzir as taxas de juros em situações adversas.

Autor: S.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário