terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Montagem de um Computador

A montagem de um computador inicia-se pela abertura da caixa onde irão ser inseridos os seus respetivos componentes. Uma caixa por norma tem ventoinhas e conetores de energia incluídos.

Após a abertura da caixa a primeira peça a ser inserida e montada é a placa mãe e o seu espelho. O espelho é colocado e em seguida a placa mãe e os seus parafusos que a ligam e prendem à caixa. 

Em seguida devemos usar os conetores de energia da caixa para ligar à placa mãe e que têm a função de ligar, reiniciar, ler a luz do disco bem como o conetor das portas USB e de áudio onde irão ser conectados os seus periféricos, bem como o teclado e o rato. Após os conetores estarem ligados e a placa mãe montada, é necessário ligar as ventoinhas à placa mãe através dos seus respetivos conetores. Devemos também verificar se a placa mãe está inserida e em bom estado, pois afeta o bom uso do computador através da BIOS.

Devemos então e agora sim montar os componentes um a um e, cuidadosamente nos seus “slots”, ou seja, os sítios corretos. Podemos colocar o processador na placa mãe encaixado na posição certa, sendo que cada processador encaixa de uma única maneira. Em seguida coloca-se o dissipador do processador com os quatro encaixes na placa mãe e verificamos também se a massa térmica do dissipador “cooler” está em bom estado, de modo a que após a montagem o processador não aqueça em demasia. É também de realçar que todos os componentes ligam à placa mãe de forma direta ou com a ajuda de algum cabo externo. 

Depois colocam-se as memórias RAM nos seus módulos com os cortes encaixados na posição correta. Enquanto que o processador é apenas um, as memórias RAM podem ser várias dependendo da placa mãe e do seu número de encaixes. 

Podemos em seguida instalar os discos, que podem ficar ligados através de cabos SATA ou se forem do tipo M.2 têm também o seu encaixe direto na placa mãe. Antes de colocar a fonte de alimentação é necessário instalar a placa de vídeo ou placa “gráfica” no slot PCI-Express respetivo. Ainda antes de colocar a fonte de alimentação devemos verificar se os componentes ficaram colocados de maneira correta e se nada ficou solto ou mal inserido. 

Por fim aparafusamos a fonte à caixa e ligamos os conetores de energia à placa mãe e os seus restantes componentes. Fechamos a caixa com os parafusos e em seguida conectámos os seus periféricos como o rato, teclado, monitor e/ou Internet, para que se possa assim ligar o computador.
Após tudo estar bem ligado, inicia-se o computador e configura-se a sua BIOS, escolhe-se o sistema operativo desejado e instalamos o mesmo conforme as instruções e a sua arquitetura e compatibilidade.  Assim são estes os passos para montar um computador de forma adequada e segura, para que exista uma boa interface entre o utilizador e a máquina.

 
 
 Autor: M.R.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário