terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

ANARP – Associação Nova Aurora

A Associação Nova Aurora tem a sua sede localizada no distrito do Porto em Paranhos. Surgiu em 1994 com a junção de esforços de familiares e amigos de pessoas com experiência em saúde mental, que procuravam uma solução satisfatória ao nível da reabilitação e integração social destas pessoas.

É uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.

A pessoa com experiência de doença mental não deve ser excluída, mas sim apoiada na sua plena integração quer seja na comunidade familiar, escola ou local de trabalho.

O fórum sócio ocupacional é um local de encontro e sobretudo um ponto de partida e de transição para os seus utentes. Um dos grandes objetivos da ANARP é o apoio psicológico e reintegração dos seus utentes na sociedade.

Principalmente a ANARP é formada por uma equipa de profissionais na área da Psicologia, que tenta apoiar todos os seus membros da melhor maneira, com estratégias e planos individuais e/ou em grupo.
Existem regras básicas para um bom funcionamento da associação e um apoio, e esforço incondicional para resolver e ajudar quem passa pela ANARP.

Existem atividades terapêuticas em grupo de bem-estar, de evolução e manutenção da estabilidade de cada problema que possa surgir ou que cada utente tenha no presente.
Desde atividades cognitivas e de desenvolvimento pessoal, existem momentos de lazer, de auto conhecimento, informação e de cultura geral.

No fórum cada individualidade faz parte de um grupo coeso e com os mesmos objetivos, existe entre ajuda e um caminho com o objetivo de acreditar que com as expetativas adequadas e trabalho progressivo tudo é possível de alcançar.

É uma “ponte” de equilíbrio entre a doença e a saúde mental, procura combater o estigma e quebrar barreiras, tornando todos melhores, mais capazes, com o sentimento de utilidade, com momentos de felicidade e de realização pessoal.

É  mais do que uma instituição, é um local de “conforto” e empatia em que o resultado do progresso depende de todos.  

Autor:M.R

Sem comentários:

Enviar um comentário