terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Campeonato do Mundo Andebol 2025

Candidaturas

A 11 de outubro de 2018, cinco países manifestaram interesse em sediar o torneio.

Pouco antes da votação, a Hungria e a Suíça retiraram-se, deixando sem oposição a candidatura da Croácia, Dinamarca e Noruega, que foram escolhidos como anfitriões a 28 de fevereiro de 2020 na reunião do Conselho da IHF no Cairo, Egito. Esta será a segunda vez que a Croácia é casa para o Campeonato Mundial de Andebol Masculino, a terceira para a Dinamarca e a primeira para a Noruega.

Qualificação

Os anfitriões do Campeonato Mundial serão qualificados diretamente, juntamente com os atuais campeões mundiais. Dado que existem três organizadores, todos da Europa, o número de vagas obrigatórias para a Europa é reduzido em dois em vez do padrão 4. O número de vagas obrigatórias atribuídas a outras confederações continentais permanece inalterado. Em relação às 12 vagas de atuação, e com base nos resultados do Campeonato Mundial Masculino de 2023, a Europa recebe mais 11 vagas, enquanto a África fica com 1.

A qualificação ocorreu entre fevereiro de 2023 e junho de 2024. Os campeonatos continentais de cada região funcionaram como qualificação para o campeonato mundial, embora a Europa também tenha o seu próprio processo de qualificação. Com exceção da Bielorrússia e da Rússia, que estão eliminadas da IHF devido à invasão russa na Ucrânia, as restantes associações membros da IHF eram elegíveis para entrar na qualificação. No total, 76 países participaram nos campeonatos continentais e nas eliminatórias europeias.

A Guiné será a única seleção estreante no campeonato. Dos que regressaram, a Itália fará a sua segunda participação na história, uma vez que a sua única participação foi em 1998, Cuba e Kuwait regressam pela primeira vez desde 2009. A República Checa regressa, não participando desde 2015, enquanto a Áustria, Japão e a Suíça qualificaram-se após terem ficado de fora em 2023. Os Estados Unidos qualificam-se pela primeira vez em 30 anos. A Holanda qualificou-se por mérito pela primeira vez.

Irão, Montenegro, Marrocos, Arábia Saudita, Sérvia, Coreia do Sul e Uruguai não conseguiram chegar a esta edição após participarem em 2023. Também a Bélgica não se conseguiu classificar, depois de se estrear em 2023.

Potes

Antes do sorteio, as 32 equipas finalistas foram divididas em quatro potes de acordo com a classificação do Campeonato Mundial mais recente e as regras da IHF. Porém, no que diz respeito às seleções europeias nos potes 1 e 2, o Campeonato Europeu de 2024 decidiu as posições das equipes. Além disso, cinco equipas foram pré-distribuídas pelos três países anfitriões em cada um dos grupos vagos disponíveis: Alemanha no Grupo A, Áustria no Grupo C, Hungria no Grupo D, Suécia no Grupo F e Eslovénia no Grupo G.

O Campeonato Mundial de Andebol Masculino de 2025 foi a 29ª edição deste evento, promovido pela Federação Internacional de andebol, com sedes na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Esta edição marcou a primeira vez que o campeonato mundial foi realizado em três países.

Os Portugueses conquistaram um honroso 4 lugar frente à França, que ficou em 3 lugar.

A Final disputou-se entre a Dinamarca e a Sérvia, onde a Dinamarca se tornou tetra campeã. 


Autor:R.E.

Sem comentários:

Enviar um comentário