terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Projeto Palavras Cruzadas- Casa da Música

O projeto Palavras Cruzadas é uma iniciativa da Casa da Música para celebrar os seus 20 anos. Conta com a participação especial de 3 instituições da região do Porto, incluindo a ANARP. A conceção artística está a cargo de Paul Griffiths e Pete Letanka juntamente com a interpretação do 19º curso de formação de animadores musicais.

Os ensaios decorrem uma vez por mês, desde janeiro, sendo que em abril se realizarão três, prévios à apresentação. O ambiente tem sido animado e bem-disposto, com toda a gente a participar e a gostar de estar envolvido.

O espetáculo realizar-se-á a 17 de abril pelas 21H na Casa da Música. O preço dos bilhetes é de 8 euros e o espetáculo decorrerá na sala SUGGIA.


Autor: J.C.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

ANARP – Associação Nova Aurora

A Associação Nova Aurora tem a sua sede localizada no distrito do Porto em Paranhos. Surgiu em 1994 com a junção de esforços de familiares e amigos de pessoas com experiência em saúde mental, que procuravam uma solução satisfatória ao nível da reabilitação e integração social destas pessoas.

É uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.

A pessoa com experiência de doença mental não deve ser excluída, mas sim apoiada na sua plena integração quer seja na comunidade familiar, escola ou local de trabalho.

O fórum sócio ocupacional é um local de encontro e sobretudo um ponto de partida e de transição para os seus utentes. Um dos grandes objetivos da ANARP é o apoio psicológico e reintegração dos seus utentes na sociedade.

Principalmente a ANARP é formada por uma equipa de profissionais na área da Psicologia, que tenta apoiar todos os seus membros da melhor maneira, com estratégias e planos individuais e/ou em grupo.
Existem regras básicas para um bom funcionamento da associação e um apoio, e esforço incondicional para resolver e ajudar quem passa pela ANARP.

Existem atividades terapêuticas em grupo de bem-estar, de evolução e manutenção da estabilidade de cada problema que possa surgir ou que cada utente tenha no presente.
Desde atividades cognitivas e de desenvolvimento pessoal, existem momentos de lazer, de auto conhecimento, informação e de cultura geral.

No fórum cada individualidade faz parte de um grupo coeso e com os mesmos objetivos, existe entre ajuda e um caminho com o objetivo de acreditar que com as expetativas adequadas e trabalho progressivo tudo é possível de alcançar.

É uma “ponte” de equilíbrio entre a doença e a saúde mental, procura combater o estigma e quebrar barreiras, tornando todos melhores, mais capazes, com o sentimento de utilidade, com momentos de felicidade e de realização pessoal.

É  mais do que uma instituição, é um local de “conforto” e empatia em que o resultado do progresso depende de todos.  

Autor:M.R

Campeonato do Mundo Andebol 2025

Candidaturas

A 11 de outubro de 2018, cinco países manifestaram interesse em sediar o torneio.

Pouco antes da votação, a Hungria e a Suíça retiraram-se, deixando sem oposição a candidatura da Croácia, Dinamarca e Noruega, que foram escolhidos como anfitriões a 28 de fevereiro de 2020 na reunião do Conselho da IHF no Cairo, Egito. Esta será a segunda vez que a Croácia é casa para o Campeonato Mundial de Andebol Masculino, a terceira para a Dinamarca e a primeira para a Noruega.

Qualificação

Os anfitriões do Campeonato Mundial serão qualificados diretamente, juntamente com os atuais campeões mundiais. Dado que existem três organizadores, todos da Europa, o número de vagas obrigatórias para a Europa é reduzido em dois em vez do padrão 4. O número de vagas obrigatórias atribuídas a outras confederações continentais permanece inalterado. Em relação às 12 vagas de atuação, e com base nos resultados do Campeonato Mundial Masculino de 2023, a Europa recebe mais 11 vagas, enquanto a África fica com 1.

A qualificação ocorreu entre fevereiro de 2023 e junho de 2024. Os campeonatos continentais de cada região funcionaram como qualificação para o campeonato mundial, embora a Europa também tenha o seu próprio processo de qualificação. Com exceção da Bielorrússia e da Rússia, que estão eliminadas da IHF devido à invasão russa na Ucrânia, as restantes associações membros da IHF eram elegíveis para entrar na qualificação. No total, 76 países participaram nos campeonatos continentais e nas eliminatórias europeias.

A Guiné será a única seleção estreante no campeonato. Dos que regressaram, a Itália fará a sua segunda participação na história, uma vez que a sua única participação foi em 1998, Cuba e Kuwait regressam pela primeira vez desde 2009. A República Checa regressa, não participando desde 2015, enquanto a Áustria, Japão e a Suíça qualificaram-se após terem ficado de fora em 2023. Os Estados Unidos qualificam-se pela primeira vez em 30 anos. A Holanda qualificou-se por mérito pela primeira vez.

Irão, Montenegro, Marrocos, Arábia Saudita, Sérvia, Coreia do Sul e Uruguai não conseguiram chegar a esta edição após participarem em 2023. Também a Bélgica não se conseguiu classificar, depois de se estrear em 2023.

Potes

Antes do sorteio, as 32 equipas finalistas foram divididas em quatro potes de acordo com a classificação do Campeonato Mundial mais recente e as regras da IHF. Porém, no que diz respeito às seleções europeias nos potes 1 e 2, o Campeonato Europeu de 2024 decidiu as posições das equipes. Além disso, cinco equipas foram pré-distribuídas pelos três países anfitriões em cada um dos grupos vagos disponíveis: Alemanha no Grupo A, Áustria no Grupo C, Hungria no Grupo D, Suécia no Grupo F e Eslovénia no Grupo G.

O Campeonato Mundial de Andebol Masculino de 2025 foi a 29ª edição deste evento, promovido pela Federação Internacional de andebol, com sedes na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Esta edição marcou a primeira vez que o campeonato mundial foi realizado em três países.

Os Portugueses conquistaram um honroso 4 lugar frente à França, que ficou em 3 lugar.

A Final disputou-se entre a Dinamarca e a Sérvia, onde a Dinamarca se tornou tetra campeã. 


Autor:R.E.

Yngwie Malmsteen - Alma Neoclássica

Lars Johan Yngwie Lamer Bäk, mais conhecido como Yngwie Malmsten, nasceu a 30 de junho de 1963 em Estocolmo, Suécia, sendo filho de Rigmo Malmsteen.

Começou a tocar violão aos 5 anos de idade e a sua dedicação à música era tão forte que parou de ir à escola para se dedicar aos discos e à guitarra.

Yngwie Malsteen assistiu a um espetáculo sobre o guitarrista Jimi Hendrix e compositores como Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart e Paganini, influenciaram-no na sua sua brilhante carreira.

Acabou por ser chamado para ir para Los Angeles, Califórnia para integrar a banda de Heavy Metal Stleeler. Gravou o seu primeiro álbum a solo ”Rising Force” a 15 de Março de 1984. Ficou conhecido como o artista de metal neoclássico.

Discografia

Em 1992 lançou “Fire and Ice”;

Em 1994 lançou o disco “Seventh Sign” que foi comparado ao ”Marching Out” pelo seu peso e agressividade;

Em Setembro e Outubro de 1994 lançou dois miniálbuns (Can’t wait e Power and Glory) e um vídeo (Live at Budokan);

Em 1997 lançou o maravilhoso álbum ”Facing Animal”;

Lançou o álbum ”Yngwie Malmsteen - Live” em 1998;

Em 2000 lançou a coleção 1994-1999 e um álbum inédito “War to End all Wars”;

A 29 de Março de 2019 lançou o “Bluelightning”;

Em 2022 lança o álbum Attack!!.

Autor: H.L.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Montagem de um Computador

A montagem de um computador inicia-se pela abertura da caixa onde irão ser inseridos os seus respetivos componentes. Uma caixa por norma tem ventoinhas e conetores de energia incluídos.

Após a abertura da caixa a primeira peça a ser inserida e montada é a placa mãe e o seu espelho. O espelho é colocado e em seguida a placa mãe e os seus parafusos que a ligam e prendem à caixa. 

Em seguida devemos usar os conetores de energia da caixa para ligar à placa mãe e que têm a função de ligar, reiniciar, ler a luz do disco bem como o conetor das portas USB e de áudio onde irão ser conectados os seus periféricos, bem como o teclado e o rato. Após os conetores estarem ligados e a placa mãe montada, é necessário ligar as ventoinhas à placa mãe através dos seus respetivos conetores. Devemos também verificar se a placa mãe está inserida e em bom estado, pois afeta o bom uso do computador através da BIOS.

Devemos então e agora sim montar os componentes um a um e, cuidadosamente nos seus “slots”, ou seja, os sítios corretos. Podemos colocar o processador na placa mãe encaixado na posição certa, sendo que cada processador encaixa de uma única maneira. Em seguida coloca-se o dissipador do processador com os quatro encaixes na placa mãe e verificamos também se a massa térmica do dissipador “cooler” está em bom estado, de modo a que após a montagem o processador não aqueça em demasia. É também de realçar que todos os componentes ligam à placa mãe de forma direta ou com a ajuda de algum cabo externo. 

Depois colocam-se as memórias RAM nos seus módulos com os cortes encaixados na posição correta. Enquanto que o processador é apenas um, as memórias RAM podem ser várias dependendo da placa mãe e do seu número de encaixes. 

Podemos em seguida instalar os discos, que podem ficar ligados através de cabos SATA ou se forem do tipo M.2 têm também o seu encaixe direto na placa mãe. Antes de colocar a fonte de alimentação é necessário instalar a placa de vídeo ou placa “gráfica” no slot PCI-Express respetivo. Ainda antes de colocar a fonte de alimentação devemos verificar se os componentes ficaram colocados de maneira correta e se nada ficou solto ou mal inserido. 

Por fim aparafusamos a fonte à caixa e ligamos os conetores de energia à placa mãe e os seus restantes componentes. Fechamos a caixa com os parafusos e em seguida conectámos os seus periféricos como o rato, teclado, monitor e/ou Internet, para que se possa assim ligar o computador.
Após tudo estar bem ligado, inicia-se o computador e configura-se a sua BIOS, escolhe-se o sistema operativo desejado e instalamos o mesmo conforme as instruções e a sua arquitetura e compatibilidade.  Assim são estes os passos para montar um computador de forma adequada e segura, para que exista uma boa interface entre o utilizador e a máquina.

 
 
 Autor: M.R.
 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Principais componentes de um computador

Um computador é constituído por diferentes componentes, todos eles necessários para que este possa ser funcional e otimizado.

Motherboard
A motherboard ou placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e ligar todos os componentes de um computador, ou seja, é onde as restantes peças encaixam. Existem diferentes tipos de placas, seja em tamanho ou em quantidades de conetores para as diferentes peças.

CPU – Processador
O CPU ou processador é um chip responsável por processar os dados do computador. Podemos dizer que é o cérebro da máquina, pois todos os algoritmos e dados passam pelo processador, que tem uma velocidade de processamento e um determinado número de núcleos e threads.

Memória RAM
A memória RAM é o componente que permite a leitura e escrita de arquivos. A sua função é possibilitar que o processador tenha acesso imediato aos dados, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de memória. É quase um complemento do CPU, ajudando no processamento de dados.

Placa Gráfica
A placa gráfica é o componente do computador responsável por tudo o que envolve o ecrã, o output, ou seja, a saída de dados. Tem com principal função construir a imagem que é vista, transformando os dados binários em imagens. É fundamental para o bom desempenho do computador nas suas tarefas, seja em jogos, edição de fotografias ou vídeos. As placas gráficas embora normalmente sejam externas, existem também placas dedicadas/integradas que estão inseridas no próprio processador.

Disco Rígido
Um disco rígido é um componente que armazena os dados do computador e é onde fica instalado o sistema operativo e os dados do utilizador. Todos os programas e documentos ficam instalados ou gravados no disco rígido. Um computador pode ter mais do que um disco rígido e este pode ser interno ou externo, sendo que cada um tem uma determinada capacidade de armazenamento.
Os componentes de um computador são encaixados na placa mãe através de diferentes cabos, sendo que os principais são os do tipo Sata, que conectam a fonte de alimentação, os discos e algumas placas gráficas à motherboard.

Fonte de Alimentação
A fonte de alimentação é o componente que recebe a energia por uma rede elétrica e que passa uma quantidade necessária para o desempenho do computador. As diferentes fontes têm determinadas potências, medidas em Watts, e geralmente a sua qualidade é auferida pelo seu peso, ou seja, quanto mais pesada, maior a qualidade e durabilidade. 

BIOS
A Bios tem como designação “Basic Input Output System” e embora não seja um componente físico permite a interface entre o hardware e o software de um computador. Além disso permite também fazer configurações e ajustes de performance.
Um computador é assim constituído por diferentes componentes e periféricos que têm diferentes funções, sendo que cada um deles é fundamental ao bom desempenho de cada máquina. Um computador deve ter componentes de anos semelhantes, para terem um desempenho otimizado e evitarem o “bottleneck”.

No entanto a peça mais importante de cada computador é o seu utilizador, de forma a manter o computador estável e sem erros. Os computadores exigem manutenção, desde a limpeza do mesmo à substituição de componentes e atualização das mesmas e do seu software, de modo a ter um desempenho consistente, intuitivo e fluido.  

 
 Autor:M.R.
 

As estações do ano

As estações do ano são alterações climáticas que atingem diretamente os seres vivos e a natureza. Cada uma das estações do ano é um período que apresenta características diferentes com relação ao clima, ao tempo e à luz que recebe do sol. Essas características exercem influências especialmente na vegetação.

Como ocorrem as estações do ano

As estações do ano mudam a cada três meses e acontecem em decorrência da inclinação da Terra e do seu movimento em torno do Sol, que é chamado de translação, e tem duração de 1 ano.

Por isso, as estações do ano ocorrem de modo oposto no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul da Terra. Isso significa que quando é verão na Europa (Hemisfério Norte), é inverno no Brasil (Hemisfério Sul).

Quando um lado da Terra está mais inclinado em direção ao Sol, esse lado recebe mais luz durante o dia. É o que acontece no Hemisfério Norte a partir do mês de junho, quando começa o verão.

Por sua vez, quando um lado da Terra está mais afastado da direção do Sol, esse lado recebe menos luz durante o dia. É o que acontece no Hemisfério Norte a partir do mês de dezembro, quando começa o inverno.

Primavera

A primavera começa a 20 ou 21 de março e acaba a 20 ou 21 de junho. Trata-se da estação mais colorida do ano em virtude do desabrochar das flores. Os dias são secos e ensolarados e é altura em que a temperatura começa a aumentar. Essa estação também é marcada com a entrada do horário de verão no último domingo de março.

As características da primavera são:

- a temperatura começa a subir;

- o primeiro dia da primavera é o equinócio da primavera, que é um dos dias do ano em que a duração da luz do dia e da escuridão da noite é a mesma;

- os dias começam a ficar maiores;

- ocorre o florescimento das plantas e flores.

Verão

O Verão começa a 20 ou 21 de junho e acaba a 22 ou 23 de setembro. A estação é marcada por altas temperaturas, dias ensolarados e quase nenhuma ocorrência de chuva.

As características do verão são:

- é a estação mais quente do ano;

- o primeiro dia do verão é o solstício de verão que é o maior dia do ano, porque o período de luz natural dura mais tempo;

- As plantas crescem rápido.

Outono

O outono começa a 22 ou 23 de setembro e acaba a 21 ou 22 de dezembro. No início da estação os dias ainda são quentes, mas com o passar, tornam-se cada vez mais frescos, além do que a ocorrência das chuvas começa a surgir. Com o outono, chega o fim do horário do verão, que tem lugar no último domingo de outubro.

As características do outono são:

- A temperatura começa a diminuir;

- O primeiro dia de outono é o equinócio do outono que é um dos dias do ano em que a duração da luz do dia e da escuridão da noite é a mesma;

- Os dias começam a ficar mais curtos;

- As árvores perdem as folhas.

Inverno

O inverno começa a 21 ou 22 de dezembro e acaba a 20 ou 21 de março. O tempo arrefece, bem como as chuvas e os dias pequenos assinalam a chegada da estação mais fria do ano. Enquanto o primeiro dia do verão é o dia mais longo do ano, o primeiro dia do inverno é o mais curto.

As características do inverno são:

- Ocorrência de chuvas e neve;

-  O primeiro dia do inverno é o solstício de inverno que é o menor dia do ano, porque o período de luz natural dura menos tempo.

- As plantas crescem pouco.

Autor: J.C.

Evolução da Economia em Portugal nos últimos 60 anos

Quando em 1945 terminou a Segunda Guerra Mundial, Portugal era um dos países mais atrasados economicamente do mundo ocidental, pois quase metade da população era analfabeta e dependia da agricultura, onde a produtividade era muito baixa. 

Todos os empreendimentos lançados na indústria transformadora durante o período 1945-1960 eram de adubos, celulose, metalurgia, metalomecânica pesada e foram viabilizados à custa de medidas protetoras que incluíam direitos aduaneiros elevados resultando em indústrias ineficientes.

1960 - A adesão a EFTA 

Em 1960 o PIB per capita correspondia apenas a 40% da média da europa ocidental e a 25% dos EUA. A forte aceleração do desenvolvimento económico pode ser explicada por:

1- O abandono da agricultura de subsistência e o crescimento da população ativa na indústria, promoveu o aumento da produtividade global da economia e o nível de poder de compra da população;

2- A crescente prosperidade nos países da Europa promoveu a expansão do comércio de mercadorias e a intensificação dos investimentos diretos na economia portuguesa;

3- A emigração para a Europa provocou internamente uma escassez de mão-de-obra, facto que impulsionou a subida dos salários e dos níveis de consumo da população.

A entrada na EFTA dinamizou as indústrias-têxteis, vestuário, calçado e concentrado de tomate. A implementação de indústrias pesadas redundou em fracasso. As fábricas de montagens de automóveis, cuja construção foi imposta pelo estado, eram na sua maioria ineficientes e acabaram todas por ser encerradas.

1985 - Adesão a CEE

O elevado crescimento económico verificado após 1985 baseou-se fundamentalmente na liberalização da economia - privatização da banca, seguros e principais indústrias nacionalizadas em 1975 - e na captação de investimento estrangeiro que veio para Portugal.

No período de 1960 e 1999 Portugal foi o quinto país que mais cresceu a nível mundial. 

A adesão ao Euro 

A adesão de Portugal ao Euro em 2002 provocou o arrefecimento da economia nos anos seguintes. O atraso tecnológico e a baixa qualificação profissional deveu-se à falta de capacidade nacional no plano tecnológico, de gestão e de qualificação dos empresários e dos trabalhadores. 

A deficiente formação escolar dos quadros e dos trabalhadores portugueses têm sido os principais obstáculos na atração de investimentos nacionais e estrangeiros. 

A partir desse momento, todos os novos investimentos industriais foram redirecionados para os países de leste que aderiram à União Europeia, que possuíam uma enorme quantidade de trabalhadores com qualificações superiores e salários mais baixos do que os portugueses. 

O crescimento da economia portuguesa em 2010 foi devido a fatores excecionais que impulsionaram as exportações e o consumo privado. Para Bruxelas, o facto de o Produto Interno Bruto ter crescido 1,3% em 2010, explica-se pela baixa inflação e pelo facto de os consumidores terem antecipado as compras face à expectativa de um aumento dos impostos.                                             

O que Portugal exporta mais diz respeito ao comércio de alimentos, tabaco, comida, animais vivos, maquinaria e transporte.

Em 2020 os grupos de produtos com maior peso foram máquinas, aparelhos e partes (21,2%), químicos (19,9%), energéticos (14,4%), agroalimentares (12,0%), máquinas de transporte terrestre e partes (10,4%), minérios e metais (7,3%), produtos acabados diversos (6%).

O que Portugal exporta mais são veículos e outros materiais de transporte (17,5%), os produtos químicos (12,9%), máquinas e aparelhos (12,1%), os produtos agrícolas (11,9%) e os metais comuns (7,9%).    

Autor: S.M.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um conjunto de algoritmos que permitem a um computador executar funções avançadas, tais como: analisar dados, traduzir idiomas e facilitar na solução de enigmas.
 
A mesma foi criada para imitar as capacidades do ser humano e para ajudar na resolução de problemas, por isso, é cada vez mais uma aliada poderosa para as empresas, pois é capaz de automatizar tarefas, aumentar a produtividade e reduzir os erros humanos.
 
No entanto, dependendo das suas funções e do seu algoritmo, a inteligência artificial, tal como qualquer máquina, também tem os seus limites. O seu principal objetivo é o auxílio aos utilizadores e não substitui-los.
 
Com o desenvolvimento e crescimento tecnológico, é importante promover a existência de um equilíbrio entre a máquina e o homem. Os seus benefícios devem ser usados sempre com moderação e não induzir em erro de que esta é irrefutável e sem falhas.

Concluindo a inteligência artificial deve acompanhar o progresso do homem nos avanços tecnológicos, sendo uma ajuda e fazendo parte da solução.

Autor: M.R.