Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com bandeira azul, mais 8 que em 2023, tornando se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciado pela Associação Bandeira Azul Europa. Uma praia distinguida com bandeira azul obedece a vários critérios, entre os quais a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
A bandeira azul foi hasteada, pelo 13º ano consecutivo, nas zonas balneares do Porto: Foz, Gondarém e Homem do Leme e, para primeira vez, também na praia do Castelo do Queijo.
Com este novo galardão, o Porto atinge o pleno da bandeira azul em todas as 9 praias designadas (Pastoras, Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme e Castelo do Queijo), mantendo ainda o galardão de “Praia Acessível” nas praias do Homem do Leme e Carneiro.
A nível nacional destaca-se também o contínuo crescimento das praias do interior, admitindo que são naturalmente muito mais sensíveis, mais difíceis de atingir e manter. Portugal destaca- se nas praias do interior (fluviais), com 49, mais do dobro de Espanha e de Itália, sendo um número que merece realce. As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (89), Centro (98), Tejo (75), Alentejo (38), Algarve (86), Açores (45) e Madeira (17).
Sem comentários:
Enviar um comentário