terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Legado – Inércia

Legado - Um legado de vida implica deixar algo positivo ou de valor para as gerações futuras. É uma forma de influenciar o mundo além da nossa própria existência e de fazer algo além dos nossos objetivos, algo especial, marcante e símbolo de diferença, um marco único e pessoal, alcançado ao longo de uma vida.

Inércia - É a capacidade de resistir há mudança de movimento, é algo estagnado, inerte ou parado por força de algo, seja ou não dependente de fatores internos ou externos. A inércia muitas vezes puxa-nos para uma zona de conforto, fazendo com que se espere de forma passiva para que algo possa acontecer.

O legado e a inércia são extremos opostos em que metaforicamente falando “ou se luta até conseguir ou não se consegue por falta de tentativa".

A falta de ação pode levar a um ciclo negativo, impedindo o nosso crescimento pessoal ou profissional. Se nos tornarmos passivos, somos vítimas da inércia e das indecisões. Para evitar os extremos, devemos “abraçar” a responsabilidade de agir em prol de alguma mudança. Podemos moldar o nosso destino em vez de esperar que algo positivo surja ou aconteça e devemos ser os protagonistas ativos das nossas vidas. Assumir responsabilidade e agir, capacita o enfrentar diferentes desafios e torna os objetivos mais alcançáveis e tangíveis. Podemos ou não deixar um legado, dependendo do que queremos ou fazemos com as nossas ações. Sendo que é importante o sentido de realização pois somos capazes de atingir objetivos distintos em diferentes fases da vida. 

A inércia pode ser confortável, mas a verdadeira realização, deixando legado ou não, é determinar o nosso próprio destino. Rendendo-nos á realidade, podemos ser agentes da mudança e construtores do futuro.

Desta forma, embora o legado de uma vida e a inércia ou falta de motivação e ou ação podem fazer a diferença em quem somos e no que nos tornarmos ou seremos, dependendo das nossas ações e no que alcançamos ao longo da nossa existência. 

Pessoas com objetivos desfrutam de uma melhor saúde mental, maior resistência perante os desafios e adversidades e uma maior qualidade de vida e autonomia.

 Autor: M.R

Sem comentários:

Enviar um comentário