terça-feira, 7 de janeiro de 2025

História do basquetebol em Portugal

O Basquetebol foi inventado pelo professor canadiano de educação física James Naismith, em dezembro de 1891. Este tencionava criar uma modalidade para que os jovens pudessem praticar num recinto fechado em tempo de Inverno. 

Em Portugal, a introdução do basquetebol deu-se em 1913, pelo professor de Educação Física suíço Rodolfo Horney, que exerceu a sua atividade em Lisboa durante 12 anos. Sendo que, a primeira prova inter-regional realizou-se em 1922, entre Lisboa, Porto e Coimbra.

A 17 de Agosto de 1927 foi fundada a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) na cidade do Porto e passados uns anos, foi disputado o primeiro campeonato português de basquetebol. No entanto, em 20 de dezembro de 1930, foi realizado um congresso da federação e a Associação de Basquetebol de Lisboa propôs a mudança da sede da Federação instalada no Porto para Lisboa.

Entre as épocas de 1965-66 e 1973-74, os campeões nacionais eram determinados por um torneio entre os vencedores do Campeonato Metropolitano, que representava, e os campeões das colonias portuguesas de Moçambique e Angola.

A partir da temporada 2008-09, a competição passou a ser organizada uma vez mais pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Atualmente, os jogos têm uma duração de 40 minutos (quatro quartos de 10 minutos) e existem várias regras que são diferentes entre a NBA e a Federation Internationale de Basketball (FIBA), organismo que rege este desporto a escala mundial.

De salientar que, na Women National Basketball Association (WNBA) durante várias épocas tivemos a portuguesa Ticha Penicheiro a jogar ao mais alto nível, sendo considerada uma das 25 melhores jogadoras de sempre desta liga americana.

Autor: S.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário