Em Portugal, são várias as tradições que fazem do Carnaval uma verdadeira festa, acontecendo um pouco por todo o país. Estas tradições consistem em desfiles, festas e máscaras e são um momento de diversão. Inicialmente conhecido por entrudo “entrada”, o Carnaval era uma celebração do calendário religioso, marcado pela espontaneidade popular que saía pelas ruas a atirar água e ovos entre si. Para além disso, os cortejos em carros alegóricos, os desfiles de trajes e os bailes de máscaras eram algumas formas de entretenimento da época.
Carnaval de Torres Vedras
Considera-se o “Carnaval mais português de Portugal”
remontando a sua origem a 1923. Tem muita popularidade e no desfile não podem
faltar as Matrafonas, Zés Pereiras e Cabeçudos.
Carnaval de Loulé
Inicialmente celebrado pelo povo de forma violenta e até sem graça, em 1906 surgiu como um Carnaval organizado, cujas receitas revertiam para os mais necessitados. Em 1977, os festejos passaram a ter características turísticas atraindo muitos visitantes nacionais e estrangeiros, vivendo-se a folia em pleno com “máscaras para todos os gostos”.
Carnaval de Ovar
É celebrado desde 1952 e atuam nos festejos grupos de Carnaval e escolas de Samba e realizam-se vários eventos culturais. Estas festividades são constituídas por voluntários do município e, ao contrário de outros festejos de Carnaval em que são convidadas figuras públicas, em Ovar, o rei e a rainha que apadrinham o evento são cidadãos comuns escolhidos pelo seu contributo e envolvimento na comunidade.
Autor: J.C.
Sem comentários:
Enviar um comentário