terça-feira, 28 de janeiro de 2025

The Doors

A banda The Doors surgiu em 1965 e os seus elementos estudavam cinema na UCLA (Califórnia). Consta-se que Jim Morrison recitava versos do poema ”Moonlight Drive” numa praia da Califórnia e Ray Manzareke ficou impressionado com ele. Surgiram então John Densmore e Robbie Krieger e com a banda formada começaram a trabalhar em pequenos clubes e fizeram a abertura de diversos espetáculos para artistas como Frank Zappa.

Gravaram uma demo e foram em busca de um contrato com alguma editora e conseguiram o seu primeiro com a Elektra Records. Contrato assinado e os integrantes da banda começaram a compor em pouco tempo e o álbum homónimo foi lançado em 1967.

The Doors foi um grande trunfo da indústria musical e ficou marcado no seleto grupo dos grandes álbuns - aqueles que foram revolucionários, imperdíveis para o rock n´roll.


Autor: H.L.

Puzzles

O Puzzle trata-se de um jogo ou desafio que consiste em montar peças de forma correta de modo a formar uma imagem ou resolver um problema. 

Existem dois tipos de puzzles, que são os normais e os personalizados. Nos normais, a imagem ou o tema é pré-definido enquanto que, nos personalizados podemos escolher a imagem e as suas medidas e formas, o que torna o puzzle único e com mais significado.

Além disso, os puzzles podem ser construídos em diferentes materiais, tais como: madeira, papel, vidro, plástico ou até metal. Deste modo, montar um puzzle pode ser divertido e desafiante, dependendo também do seu número de peças, sendo que os que têm um grande número de peças são os quebra cabeças. Para além disso, existem os de desafio lógico que exigem mais raciocínio e dedução, como o sudoku ou desafios matemáticos.  

O maior puzzle do mundo consiste numa imagem de uma flor de lótus e foi feito no Vietname, com cerca de 550 mil peças, pesa mais de 18 kg e, quando está completo tem um tamanho de 1.9 metros de altura e 8.6 metros de comprimento.

 
Autor: M.R

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Carros Elétricos

O que é um carro Elétrico?

A tecnologia EV caracteriza-se por uma condução silenciosa que não precisa de combustíveis fosseis, podendo ser carregada em qualquer tomada elétrica adequada. Para alem disso, como não têm um motor a combustão têm menos peças de desgaste e requerem assim, menos manutenção.

A experiência de condução de um carro 100% elétrico pode ser divertida, graças á sua disponibilização instantânea do binário máximo e aceleração impressionante, sendo ainda uma escolha consciente e sustentável. O motor elétrico é progressivo, por isso não precisa nem de caixa de velocidades ou de embraiagem, sendo que as baterias determinam a potência que o motor pode ter, tal como a sua autonomia.

O mercado de automóveis elétricos tem vindo a crescer a um ritmo impressionante e promete trazer modelos mais inovadores e eficientes. Relativamente a Portugal, também se verifica o mesmo, sendo que no último ano foram vendidas cerca de 29 mil unidades.

Alguns dos melhores carros elétricos disponíveis em Portugal são o Volkswagen ID.7 com uma potência de 286 cavalos e o BMW i5 Touring com 601 cavalos e uma autonomia de 500 Km.

Os carros elétricos são cada vez mais uma boa opção de compra, devido a existir um equilíbrio entre qualidade, preço e ainda têm a vantagem de proteger o ambiente.

 
Autor: M.R

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Carnaval em Portugal

Em Portugal, são várias as tradições que fazem do Carnaval uma verdadeira festa, acontecendo um pouco por todo o país. Estas tradições consistem em desfiles, festas e máscaras e são um momento de diversão. Inicialmente conhecido por entrudo “entrada”, o Carnaval era uma celebração do calendário religioso, marcado pela espontaneidade popular que saía pelas ruas a atirar água e ovos entre si. Para além disso, os cortejos em carros alegóricos, os desfiles de trajes e os bailes de máscaras eram algumas formas de entretenimento da época.

Carnaval de Torres Vedras

Considera-se o “Carnaval mais português de Portugal” remontando a sua origem a 1923. Tem muita popularidade e no desfile não podem faltar as Matrafonas, Zés Pereiras e Cabeçudos.

Carnaval de Loulé

Inicialmente celebrado pelo povo de forma violenta e até sem graça, em 1906 surgiu como um Carnaval organizado, cujas receitas revertiam para os mais necessitados. Em 1977, os festejos passaram a ter características turísticas atraindo muitos visitantes nacionais e estrangeiros, vivendo-se a folia em pleno com “máscaras para todos os gostos”.

Carnaval de Ovar

É celebrado desde 1952 e atuam nos festejos grupos de Carnaval e escolas de Samba e realizam-se vários eventos culturais. Estas festividades são constituídas por voluntários do município e, ao contrário de outros festejos de Carnaval em que são convidadas figuras públicas, em Ovar, o rei e a rainha que apadrinham o evento são cidadãos comuns escolhidos pelo seu contributo e envolvimento na comunidade.

Autor: J.C.

A Palavra do Ano

A palavra do ano de 2024 é “Liberdade”.

Foi uma iniciativa promovida pela Porto Editora á procura de valorizar a riqueza e o dinamismo da língua Portuguesa, enquanto espelha as transformações e desafios da sociedade.

Os números mostram que a edição de 2024 da palavra do ano contou com 50 mil votantes e foi muito disputada, vencendo a palavra liberdade com 22% dos votos. Em segundo lugar, ficou a palavra conflitos, com 21.3% dos votos.

Em Portugal efetuam-se vários eventos em torno da liberdade, sendo um deles no dia 25 de Abril.

Autor: M.R


André Rieu

O André Rieu nasceu a 1 de Outubro de 1949 na cidade de Maastrich, nos Países Baixos e é considerado o “rei da valsa”. Ao longo da sua carreira, já vendeu 40 milhões de cd e dvd, bem como, já esgotou 19 vezes o Altice Arena, no Porto.

Este músico, já manifestou o seu entusiasmo por regressar novamente a Portugal. A tournée que vai realizar, conta com uma convidada especial- Emma Kork-, que com apenas 15 anos já deixou maravilhadas milhões de pessoas de todo o mundo.

Os seus concertos são únicos e visualmente encantadores e é possível comer, beber e dançar. Nos concertos, além de tocar e dirigir o espetáculo, Rieu é ainda responsável pela conceção do guarda-roupa dos seus músicos.

André Rieu é conhecido por ser extravagante e ambicioso não só nos seus concertos, como na sua vida pessoal: o músico é o orgulhoso dono de um gigantesco castelo na cidade de Maastrich, na Holanda e ainda, tem um violino, que é um Stradivarious de 1732.

Pessoalmente adoro o músico e desejo todo o sucesso do mundo para ele.


Autor: H.L

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

O Fogo e o Medo

 O medo e a ansiedade têm por norma conotações negativas. Por regra as pessoas mais frágeis e tímidas, desistem mais facilmente perante as suas dúvidas e indecisões, e têm uma maior probabilidade de não atingir metas ou objetivos.

Em casos mais raros podem afetar uma vida normal, por causa de medos irracionais ou sem um sentido lógico, sendo que estes medos dificilmente são conhecidos ou identificados, o que causa algumas incertezas na nossa personalidade.

No entanto, os medos, receios, ansiedades e até fobias podem ser ultrapassadas com conselhos de familiares ou de amigos, ou do fogo, que leva cada um de nós a vencer estigmas e obstáculos.
Este denominado fogo, pode ser a chama interna da nossa vida, sendo que pode ajudar a concretizar algo que no início parecia impossível á partida. Neste caso, o fogo e o medo, embora sejam sentimentos distintos, podem ou não controlar ou consumir os passos e a personalidade de cada um.

Para vencer os medos é necessário canalizar o fogo interno, de modo a que este possa estar controlado. É sempre necessário sacrifício e trabalho para controlar os nossos medos, e de uma forma geral podemos até de abdicar de algo em prol de algo que nos possa compensar mais tarde em termos pessoais ou profissionais.

Se controlamos quem somos podemos controlar o fogo, e com o tempo criar inspiração e força para ultrapassar obstáculos e atingir objetivos. É normal ter medos, mas não devemos deixar que estes nos moldem e definam quem somos.

Fazer do nosso fogo interno que arde dentro de nós, um sentimento predominante perante cada situação das nossas vidas. 

 
 Autor:M.R

História do basquetebol em Portugal

O Basquetebol foi inventado pelo professor canadiano de educação física James Naismith, em dezembro de 1891. Este tencionava criar uma modalidade para que os jovens pudessem praticar num recinto fechado em tempo de Inverno. 

Em Portugal, a introdução do basquetebol deu-se em 1913, pelo professor de Educação Física suíço Rodolfo Horney, que exerceu a sua atividade em Lisboa durante 12 anos. Sendo que, a primeira prova inter-regional realizou-se em 1922, entre Lisboa, Porto e Coimbra.

A 17 de Agosto de 1927 foi fundada a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) na cidade do Porto e passados uns anos, foi disputado o primeiro campeonato português de basquetebol. No entanto, em 20 de dezembro de 1930, foi realizado um congresso da federação e a Associação de Basquetebol de Lisboa propôs a mudança da sede da Federação instalada no Porto para Lisboa.

Entre as épocas de 1965-66 e 1973-74, os campeões nacionais eram determinados por um torneio entre os vencedores do Campeonato Metropolitano, que representava, e os campeões das colonias portuguesas de Moçambique e Angola.

A partir da temporada 2008-09, a competição passou a ser organizada uma vez mais pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Atualmente, os jogos têm uma duração de 40 minutos (quatro quartos de 10 minutos) e existem várias regras que são diferentes entre a NBA e a Federation Internationale de Basketball (FIBA), organismo que rege este desporto a escala mundial.

De salientar que, na Women National Basketball Association (WNBA) durante várias épocas tivemos a portuguesa Ticha Penicheiro a jogar ao mais alto nível, sendo considerada uma das 25 melhores jogadoras de sempre desta liga americana.

Autor: S.M.

Legado – Inércia

Legado - Um legado de vida implica deixar algo positivo ou de valor para as gerações futuras. É uma forma de influenciar o mundo além da nossa própria existência e de fazer algo além dos nossos objetivos, algo especial, marcante e símbolo de diferença, um marco único e pessoal, alcançado ao longo de uma vida.

Inércia - É a capacidade de resistir há mudança de movimento, é algo estagnado, inerte ou parado por força de algo, seja ou não dependente de fatores internos ou externos. A inércia muitas vezes puxa-nos para uma zona de conforto, fazendo com que se espere de forma passiva para que algo possa acontecer.

O legado e a inércia são extremos opostos em que metaforicamente falando “ou se luta até conseguir ou não se consegue por falta de tentativa".

A falta de ação pode levar a um ciclo negativo, impedindo o nosso crescimento pessoal ou profissional. Se nos tornarmos passivos, somos vítimas da inércia e das indecisões. Para evitar os extremos, devemos “abraçar” a responsabilidade de agir em prol de alguma mudança. Podemos moldar o nosso destino em vez de esperar que algo positivo surja ou aconteça e devemos ser os protagonistas ativos das nossas vidas. Assumir responsabilidade e agir, capacita o enfrentar diferentes desafios e torna os objetivos mais alcançáveis e tangíveis. Podemos ou não deixar um legado, dependendo do que queremos ou fazemos com as nossas ações. Sendo que é importante o sentido de realização pois somos capazes de atingir objetivos distintos em diferentes fases da vida. 

A inércia pode ser confortável, mas a verdadeira realização, deixando legado ou não, é determinar o nosso próprio destino. Rendendo-nos á realidade, podemos ser agentes da mudança e construtores do futuro.

Desta forma, embora o legado de uma vida e a inércia ou falta de motivação e ou ação podem fazer a diferença em quem somos e no que nos tornarmos ou seremos, dependendo das nossas ações e no que alcançamos ao longo da nossa existência. 

Pessoas com objetivos desfrutam de uma melhor saúde mental, maior resistência perante os desafios e adversidades e uma maior qualidade de vida e autonomia.

 Autor: M.R

Passagem de ano do Porto 2024/25

A entrada em 2025 será celebrada em grande no Porto com a presença de Rui Veloso - um dos maiores ícones da música portuguesa e autor do emblemático “Porto Sentido”, hino da cidade. O cantor irá encerrar o ano com uma apresentação especial, dando o tom para uma noite de festa memorável.

A câmara do Porto aposta novamente em um nome de forte ligação à cidade, como tem sido tradição em edições passadas como nomes GNR, Pedro Abrunhosa, Clã e Blind Zero.

A grande festa de réveillon vai atrair milhares de pessoas para a Baixa do Porto, promovendo momentos inesquecíveis.


Autor: H.L