terça-feira, 27 de maio de 2025

Alimentação saudável e o Exercício Físico

Uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar, pois esta fornece os nutrientes necessários para um bom funcionamento do nosso organismo.

Uma boa alimentação deve ser completa, e ao mesmo tempo variada e equilibrada, incluindo alimentos ricos em fibra, vitaminas e minerais de forma a prevenir doenças. Uma alimentação equilibrada promove não só o bem-estar físico como também o mental, promovendo assim uma vida mais longa e com mais qualidade.

Aliada a uma boa alimentação, está o exercício físico pois, tal como uma boa alimentação, o exercício físico de uma forma consciente e equilibrado, pode prevenir doenças, melhorar a qualidade do sono, a autoestima e a qualidade de vida.

O exercício físico fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea, ajuda a queimar calorias e liberta endorfinas que têm um efeito relaxante. Para além disso, o exercício físico através da produção de dopa mina, pode contribuir para um melhor estado de humor e bem-estar.

Quem pratica exercício físico de uma forma regular, deve de beber bastante água e outros líquidos, pelo menos 2 litros por dia, de modo a compensar o que gasta enquanto se exercita.
No entanto todo o processo de adaptação para uma boa alimentação aliada ao exercício físico, deve ser feito de uma forma progressiva e consciente, devendo de ser implementada de uma forma gradual e equilibrada.

Podemos usar estratégias que facilitam o processo de uma boa alimentação agregada ao exercício físico, tais como exercício físico em grupo ou com a companhia de um amigo, de forma a aumentar a motivação, e impedindo que um dos membros desista ou diminua o seu progresso, existindo assim um processo complementar de autoajuda.

É também fundamental ter a consciência de que cada pessoa tem as suas necessidades e organismos distintos, ou seja, o que pode ser benéfico para uma pessoa, pode não ser tão vantajoso para outra.
Recorrer ao médico de família e até mesmo a um nutricionista para elaborar um plano alimentar e de exercício físico, é fundamental para estruturar um plano de uma forma prévia, de modo a que o processo de mudança ou até mesmo de manutenção sejam feitos de uma forma positiva e bem estruturada.

Autor:M.R

terça-feira, 20 de maio de 2025

Resultado das Eleições Legislativas 2025

A Aliança Democrática (AD) venceu as Eleições Legislativas deste domingo com 32.10% dos votos. Numa noite eleitoral com várias surpresas, a AD conseguiu reforçar a percentagem de votos e o número de deputados no Parlamento. O segundo lugar permanece uma incógnita até que sejam apurados os resultados do estrangeiro, com Partido Socialista e o Chega com 58 assentos no Parlamento. A aproximação do partido de André Ventura levou Pedro Nuno Santos a apresentar demissão da liderança do PS.

A Iniciativa Liberal (IL) com 5.53% e 9 deputados foi a quarta força política e o Livre, com 4.20 % de votos e com 6 deputados, subiu à quinta força política, enquanto o Bloco de Esquerda, com 2.00% de votos e 1 deputado, foi superado pela CDU, que teve 3.03% e 3 deputados. Há ainda um novo partido com representação parlamentar: o Juntos Pelo Povo.

A percentagem de votantes foi 64.38%, em branco 1.44% e a de nulos 0.99%.


Autor: J.C.

Ucrânia

A Ucrânia enfrenta a guerra com a Rússia de várias formas, desde a resistência militar até à mobilização dos seus cidadãos e à busca de apoio externo.

No que toca à resistência militar, a Ucrânia utiliza para além do equipamento militar táticas de guerra e apoio de voluntariados. Sendo que o povo ucraniano, na sua forma militar, possui unidades de elite que treinam e equipam o apoio oferecido pelos voluntários. Ainda no que toca às forças armadas, o uso de drones é muito frequente, tanto para reconhecimento de território, bem como para se defenderem de possíveis ataques.

O povo ucraniano tem sido muito unido e a prova disso são os milhares de ucranianos que se juntaram para ajudar no que seja necessário, e não só com o uso de armas, mas também com grupos de protesto de maneira, a tentar sabotar as forças inimigas.

Os Estados Unidos têm sido fundamentais no apoio de armas e equipamentos de estratégia bem como no apoio financeiro e nas sanções económicas impostas. Tal como os Estado Unidos, os países Europeus também ajudam o povo ucraniano, desde o apoio humanitário, até ao apoio aos refugiados.
Para além do uso da força existe também uma luta pela soberania e integridade territorial. 

O povo ucraniano tenta por vários meios alcançar uma possível paz e um cessar fogo, este não tem sido recíproco ou conseguido até à presente data. Por outro lado, a Ucrânia tem vindo também a tentar uma adesão à União Europeia de forma a se fortalecer e a obter apoio político e económico. 

Os ucranianos desenvolveram durante o decorrer da guerra, estratégias de sobrevivência, desde kits de bens alimentares bem como o apoio com medicamentos e o treinamento de defesa pessoal. Durante esta guerra deu-se uma adaptação a novas rotinas, pois os recursos são menores e mais escassos, o que exige um esforço maior do povo para compensar a escassez e a insegurança que se vive no país.Desde a criação de drones e do aumento de voluntários, criaram-se também escolas de sobrevivência, com o intuito de ensinar as mulheres a se proteger e a cuidar das suas crianças.

Assim, a sobrevivência do povo ucraniano no meio da guerra, envolve uma combinação de preparação, adaptação, resistência e apoio humanitário a nível internacional.     

Autor:M.R

Papa Leão XIV

Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, no dia 14 de setembro de 1955, foi nomeado cardeal por Papa Francisco em 30 de setembro de 2023 e é o atual papa da Igreja Católica, Bispo de Roma e Soberano da cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chicago, no Peru e cardeal da Curia Romana da Igreja Católica. Foi nomeado prefeito do Dicastério para os bispos em janeiro de 2023.

Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Radicado em Chicago a sua cidade natal. 

Concluiu os seus estudos secundários no seminário menor da Ordem de Santo Agostinho em 1973. Prevost obteve o título de Bacharel em matemática na Universidade Villanova em 1977. Fez os seus votos solenes em 29 de agosto de 1981. Obteve a licenciatura e o doutorado em direito canónico pela Pontifice Universidade São Tomas de Aquino em Roma em 1984 e 1987. 

Enquanto atuava como cardeal, Leão demonstrou apoio aos refugiados. Em 2012, Prevost fez declarações contrárias à homossexualidade, dizendo que a cultura popular fomentava simpatia por crenças e práticas que estão em desacordo com o Evangelho. Prevost criticou o aborto, os contracetivos e a pena de morte, ao mesmo tempo que expressou simpatia por George Floyd e criticou as políticas de emigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e do vice-presidente J.D. Vance.

Autor S.M.

terça-feira, 13 de maio de 2025

Eleições Legislativas 2025

As eleições legislativas portuguesas de 2025 também designadas por eleições para a Assembleia da República Portuguesa, terão lugar a 18 de maio de 2025, para eleger a XVII Legislatura da Terceira República Portuguesa.

Onde posso votar?

1-Nas duas semanas antes do dia da eleição pode saber o local onde vai votar.

Tem 3 formas de conhecer esta informação:

- Consulte www.recenceamento.pt na internet.

-Envie um SMS (gratuito) para 3838 com a mensagem em ba
ixo:

RE (espaço) número do cartão de cidadão ou bilhete de identidade (espaço) data de nascimento com o ano, o mês e o dia todos juntos. Exemplo: “RE 7424071 19820803”

- Na junta de freguesia do sítio onde mora.

Como posso votar?

1-Pode votar entre as 8 horas e as 19 horas do dia da eleição. 

2-Para votar, deve levar o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade ou outro documento oficial com uma fotografia. Um documento oficial pode ser o passaporte ou a carta de condução. Pode votar mesmo que não tenha esses documentos, basta que as pessoas da mesa de voto ou 2 eleitores com cartão de cidadão o identifiquem.

3- Se não conseguir desenhar sozinho a cruz no boletim de voto, ou dobrá-lo, pode escolher alguém para a/o acompanhar. A mesa não pode escolher o/a acompanhante.

Autor: J.C. 

Aplicações Móveis

Na sociedade são cada vez mais as novas tecnologias e o bom aproveitamento das mesmas pode ser benéfico no dia a dia. Atualmente os dispositivos móveis como os smartphones, independentemente da sua capacidade ou marca são uma ferramenta quase indispensável para a maioria das pessoas. Podemos destacar algumas aplicações para os dispositivos móveis e que permitem aumentar a produtividade.

Em termos de comunicação destacamos aplicações como o WhatsApp ou o Instagram. Por outro lado, para navegação na internet, um browser apelativo e simples como o Google Chrome ou o Opera podem facilitar uma pesquisa mais intuitiva e prática. 

Em relação às aplicações de email pessoal ou até profissional, destacam-se o Outlook e o Gmail, pois são as principais e com maior número de utilizadores.
Existem também aplicações de GPS que permitem uma melhor orientação espacial, bem como poupar tempo na indicação dos melhores caminhos, tais como o Google Maps, o Waze ou até mesmo no que diz respeito a transportes públicos a aplicação Moovit

Já no que toca a pagamentos, cartões virtuais ou envio de dinheiro destacamos as aplicações do MB Way ou até o Paypal. 

Em termos de aplicações mais abrangentes como as redes socias e os serviços multimédia, sejam de som ou vídeo, aplicações como o Spotify, o Youtube ou até mesmo o Facebook, podem ser ferramentas úteis desde que sejam utilizadas de forma consciente. 

Por último, existem ainda aplicações de compras online que facilitam, poupam tempo e dinheiro a quem faz um uso correto das mesmas, das quais se destacam o Ali Express, o EBay ou a Amazon. Aplicações como a Uber facilitam a nível de compras e de deslocamento, feita por terceiros. 

O utilizador pode adaptar as aplicações do seu telemóvel indo de encontro às suas necessidades, interesses e gostos. O uso das apps deve ser realizado de forma cuidadosa, moderada e de auxílio ao dia a dia.

Autor:M.R

terça-feira, 6 de maio de 2025

Animais noturnos – Vida animal à noite

A vida animal à noite é um período de grande atividade para muitos animais, que se adaptaram para prosperar no escuro.

Esses animais são conhecidos como os animais da noite e têm alguns sentidos mais apurados, tais como a audição e olfato, de modo a se deslocarem, caçarem e interagirem melhor com o seu habitat.

Existem vários tipos de animais noturnos dos quais podemos destacar alguns como: as corujas, os morcegos, raposas, castores, pumas, escorpiões, coiotes e até mesmo tarântulas.

Estes animais têm algumas virtudes que os distingue dos demais, tais como: a sensibilidade à luz, audição apurada, um olfato de maior alcance e a eco-localização que permite, uma melhor orientação, e ainda ajuda nos seus deslocamentos em ambientes escuros. Também beneficiam de alguns atributos que a noite dispõe, tais como evitam alguns predadores diurnos, reduzem a procura por recursos de outros animais e tiram partido das condições ambientais, como temperaturas mais baixas ou de maior humidade. 

Os animais noturnos têm também uma alimentação diferente dos outros, pois baseiam o que comem em insetos, roedores, pequenas aves e frutas.

Este tipo de animais desempenham um papel muito importante na manutenção e no equilíbrio dos ecossistemas, para além de controlarem o excesso de insetos e polinizarem as plantas.   

Resumindo os animais noturnos complementam a biodiversidade e têm um papel importante na natureza.

 
Autor: M.R

A região do Douro e o vinho do Porto

A região do Douro, local de nascimento do vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. A beleza caracteriza-se pela paisagem selvagem e montanhosa, e por estar localizada nas margens do rio Douro e efluentes. Quanto à antiguidade, há dois mil anos que aqui se produz vinho, sendo a descoberta do vinho do Porto polémica. Uma das versões, defendida pelos produtores de Inglaterra, refere que a origem data do século XVII quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. 

Em 1756, o Douro tornou-se na primeira das grandes regiões vinícolas clássicas a ser legalmente demarcada. Separada da zona litoral temperada pela Serra do Marão, a região do Douro caracteriza-se por verões quentes e secos e invernos rigorosos. A região duriense é, ainda, a única área produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente.

O vinho do Porto é um vinho licoroso produzido na Região Demarcada do Douro e no norte de Portugal, a cerca de 100 Km a leste da cidade do Porto. Lamego, São João da Pesqueira, Régua e Pinhão são os principais centros de produção. O vinho do Porto inicia a sua vida quase da mesma forma que outros vinhos - em meados de Setembro, as uvas são vendimadas à mão. 

O vinho do Porto é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, a maioria nativas do vale do Douro. Raramente encontradas noutros lugares, estas castas são perfeitamente adequadas às condições quentes e áridas do vale do Douro, sendo a origem de grande parte do caracter único e distintivo do vinho do Porto. As castas tintas mais conhecidas incluem a Touriga Franca, a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinta Cão existindo no total cerca de trinta tipos de uvas. A maioria dessas variedades tem bagas relativamente pequenas e de casca grossa que produzem o mosto, denso e concentrado (sumo da uva) necessário para fazer o vinho do Porto.


Autor: J.C.