terça-feira, 18 de março de 2025

O Pianista-Um filme de Roman Polanski

Resumo

Um pianista judeu polaco vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman esconde-se em vários locais entre estas as ruínas de Varsóvia.

O Pianista 

O pianista é um filme do ano de 2002 do género “drama biográfico”, produzido por (Roman Polanski), baseado na autobiografia homónima do pianista Wladyslaw Szpilman, e foi interpretado pelo ator Adrien Brody.

Foi um filme indicado para sete Óscares, incluindo a categoria de melhor filme, vencendor nas categorias de melhor diretor (Roman Polanski) e de melhor ator (Adrien Brody) e ainda melhor roteiro adaptado (Ronald Harwood). O filme ganhou também outros prémios entre eles 6 Césares e a Palma de Ouro.

O filme fala da história de vida de um pianista judeu em plena segunda guerra mundial durante a invasão da Polónia, em 1939 pela Alemanha Nazi,nesta invasão, famílias foram separadas ou executadas, sendo que a família do “Pianista” não foi exceção. A sua família foi perseguida e executada pelos nazis, junto com outras centenas, num campo de concentração em Treblinka. Szpilman, o “Pianista” é salvo na última hora por um polícia que era seu amigo.

Assim, Szpilman foi colocado numa unidade de construção alemã como trabalhador/escravo. Durante esse tempo, outro trabalhador judeu revela a Szpilman informações críticas, a primeira foi de que muitos judeus vivos sabem que os alemães planeiam matá-los, e a segunda tratava-se de uma conspiração contra os alemães Nazis.
Mais tarde, em agosto de 1944, a resistência polaca estrutura a Revolta de Varsóvia contra a ocupação alemã. Após a população sobrevivente ser deportada para fora das ruínas da cidade e de fugir do avanço do Exército Vermelho, Szpilman é deixado sozinho. Em prédios ainda de pé, procura de forma desesperada por água e comida. 

Szpilman foi descoberto pelo capitão da” Wehrmarcht Wilm Hosenfeld” e interrogado, ao descobrir que este é um pianista, Hosenfeld pede que ele toque algo no piano, que ainda sobrevive no prédio. Hosenfeld deixa Szpilman continuar escondido no prédio, dando-lhe comida regularmente, salvando-lhe assim a vida. Após algum tempo e com o final da segunda grande guerra, Szpilman sai das ruínas onde se encontrava escondido e é libertado e acolhido pelas tropas polacas.

Szpilman voltou a trabalhar como pianista, sendo que na última cena do filme, toca “Grand Polonaise brillante” para uma grande plateia em Varsóvia. Continuou a viver em Varsóvia até á data sua morte em 2000, e Hosenfeld morreu em 1952 num campo de prisioneiros da KGB, sendo que foi posteriormente honrado por salvar a vida de Szpilman.

Curiosidades 

Adrien Brody perdeu 14kg para o filme, em seis semanas; Os pais do diretor Roman Polanski foram prisioneiros em campos de concentração, o seu pai sobreviveu, mas a sua mãe morreu em Auschwitz.

Autor: M.R

Sem comentários:

Enviar um comentário