O Rock em Portugal surgiu na década de 50 com as primeiras guitarradas elétricas a serem dadas na cidade do Porto, numa cave da Rua António Patrício na Boavista, pela mão de Freitas Morna.
Algumas das bandas de rock portuenses são os GNR, Taxi e Jafumega.
GNR - Grupo Novo Rock
É uma banda portuguesa de pop rock formada no Porto, em Setembro de 1980 por Alexandre Soares (vocal e guitarra), Vítor Rua (guitarra) e Tóli César Machado (bateria). O grupo surgiu no período denominado “boom do rock português”, mas os elementos da banda consideram que estiveram à margem do fenómeno, pois quebraram barreiras e criaram uma nova sonoridade em Portugal. Atualmente a banda é constituída por Tóli César Machado (guitarra, teclas e acordeão), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocal). Os temas mais conhecidos são "Portugal na CEE", "Dunas", "Efectivamente", "Vídeo Maria", "Sangue Oculto", "Pronúncia do Norte", "+ Vale Nunca", entre outros, incluídos no repertório habitual dos concertos.
TAXI
Os Taxi surgiram em 1979, numa formação que incluía João Grande (voz), Henrique Oliveira (guitarra), Rodrigo Freitas (bateria) e Rui Taborda (baixo). Cantavam temas originais em inglês, mas são convidados pela Polygram a gravar um álbum com a condição de passarem a cantar em português. Aceite o desafio, atingiram o reconhecimento com o tema “Chiclete”. O álbum “Taxi” é gravado numa semana, com produção de António Pinho. A primeira atuação ocorreu em Maio de 1981 na primeira parte do concerto dos britânicos Clash. O álbum “Taxi” tornou-se o “primeiro disco de ouro do rock português” vendendo mais de 35.000 discos. O disco incluía temas com “táxi”, “chiclete”, “tv-wc” e “lei da selva”, entre outros.
JAFUMEGA
Falar da história do pop-rock português é falar dos Jafumega. A banda foi fundada na cidade do Porto em 1978 e nasceu como consequência do fim do quarteto Mini Pop, grupo com os irmãos Barreiros - Mário, Eugénio e Pedro. Em plena fase de ascensão do rock português, os Jafumega conquistaram o auditório nacional à boleia do êxito “Ribeira”, lançando depois os temas “latinamérica”, “Kashah” e “Nó cego.”
A música Rock continua a marcar gerações pelo seu estilo, presença e representação de uma parte da musica portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário