terça-feira, 9 de abril de 2024

O exercício físico e a saúde mental

A atividade física é considerada extremamente benéfica para o corpo e no que à saúde mental diz respeito. As pessoas que se exercitam regularmente, sentem uma enorme sensação de bem-estar e ser fisicamente ativo não significa fazer desporto ou ir ao ginásio.

Encontrar o que funciona para cada um é extremamente importante, melhorando o bem-estar geral, já que fazer exercício, por norma, leva a sair de casa, ao contacto social, com o ambiente e a natureza. Fazer exercício em grupo, promove as competências sociais e de interação com o outro.

Existe uma ligação direta entre o corpo e a mente, sendo que o exercício é algo que deve ser feito com regularidade, pois permite criar rotinas e hábitos positivos e pessoais. Para além do aspeto físico, melhora a autoestima, a sensação de bem-estar, a qualidade e aumenta a esperança de vida. Reduz o stress e a ansiedade, previne o desenvolvimento de problemas de saúde, liberta endorfinas no cérebro e ajuda a relaxar os músculos, de pessoas com ou sem doença mental. Além destes benefícios, pode ser divertido e lúdico.

A atividade física pode ser um complemento no tratamento da saúde mental, uma combinação com a medicação e/ou terapia psicológica. Ainda que em grupo, o exercício físico deve ser processado como individual e ser adaptado a cada um. 

Deve ser feito com moderação e ser algo progressivo, sendo que cada passo é uma corrida no caminho do bem-estar e na melhoria da saúde mental.

Podemos assim concluir, que a atividade física ajuda e promove uma vida mais completa e saudável.









Autor:M.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário