Diversas pesquisas científicas já validaram esta verdade milenar: o riso reforça o nosso sistema imunitário e melhora a saúde.
Rir traz benefícios sociais, como a melhoria da autoimagem, da autoconfiança, da saúde mental e do bem-estar geral. Para que o simples facto de rir seja possível, o corpo humano pode chegar a movimentar até 80 músculos. O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto.
Quais são os benefícios do riso?
- Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza;
- Reduz os níveis de stress e mantém os músculos relaxados;
- É importante para a saúde mental, pois liberta serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria;
- Dar boas gargalhadas ajuda ainda no bom funcionamento do sistema cardíaco e reduz a pressão arterial.
O que é a terapia do riso?
A terapia do riso é uma técnica terapêutica que utiliza o humor e a risada como forma de melhorar a saúde física e emocional das pessoas.
A prática da terapia do riso é simples e é, geralmente, realizada em grupo, embora possa ser feita individualmente, uma vez que é importante que o paciente saiba rir-se de si próprio, das suas limitações e das suas dificuldades. Além disso, realizar a terapia em grupo, ajuda a desenvolver e fortalecer a componente social do indivíduo.
Numa sessão de grupo, o risoterapeuta procura dinamizar ou introduzir um conjunto de exercícios, normalmente conjugados também com exercícios respiratórios, que visam despoletar um primeiro conjunto de gargalhadas que são induzidas e que vão sendo progressivamente contagiantes até se tornar numa gargalhada espontânea.
Podemos concluir que a terapia do riso promove a saúde e o bem-estar, sendo importante para cada pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário