Nas eleições legislativas escolhem-se os deputados que representam os eleitores de todo o país. O parlamento português é formado por uma única câmara: A Assembleia da República, composta por 230 deputados. É a par do Presidente da República, um órgão de soberania eleito por voto pessoal, direto, secreto e universal, um direito de todos os cidadãos recenseados.
Como votar?
1. No dia marcado para a eleição, dirija-se ao seu local de voto e apresente o seu documento de identificação na mesa de voto.
2. O boletim de voto é entregue pela/o presidente da mesa.
3. Dirija-se à câmara de voto e preencha com uma cruz (X) o quadrado que está à frente da lista ou da/o candidato/a em que deseja votar.
4. Dobre o boletim em 4 com a parte impressa voltada para dentro.
5. Regresse à mesa de voto e entregue o boletim à/ao presidente da mesa, que o introduz na urna de voto.
Saiba o seu local de voto
Só é possível saber o local de voto nos 15 dias antes da eleição. Fora desse período, apenas pode consultar em que freguesia está recenseado
Na internet
No portal do recenseamento eleitoral:
- através do seu número de identificação civil;
- através do seu nome.
Por SMS
- escreva a seguinte mensagem: RE <espaço> nº de Identificação civil <espaço> data de nascimento no formato AAAAMMDD. Envie para o número 3838 (serviço gratuito).
Presencialmente
- numa junta de freguesia ou câmara municipal.
Boletim de voto
O boletim de voto inclui os nomes, as siglas e os símbolos de todos os partidos e coligações concorrentes. A ordem pela qual surgem no boletim resulta dos sorteios realizados pelos tribunais previstos na Lei.
https://eportugal.gov.pt/servicos/saber-onde-votar
Sem comentários:
Enviar um comentário