No mês passado celebramos o Dia de Consciencialização do Stress tendo como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do bem-estar e da partilha de estratégias no combate ao stress quando este é negativo.
Agora que nos aproximamos da época festiva, esta é a altura do ano em que podem existir maiores alterações emocionais em todos nós. Pode levar a compras compulsivas, que é um transtorno psicológico, ou muitos podem apresentar ainda sintomas depressivos, em que sentimentos de desânimo, tristeza e desamparo se acentuam (ex: a perda de um ente querido que pode ser vivida mais profundamente nesta altura).
Além disso, a época do Natal é uma altura do ano muito agitada, transformando-se num período de stress, alarido e consumismo. A ideia de ter as compras certas, o presente perfeito e as melhores decorações, é ampliada nesta época. É difícil encontrar um equilíbrio entre celebrar de uma forma significativa e não ficar envolvido numa longa lista de tarefas que geram stress associado ao Natal.
Se considerarmos o stress como condicionante, ou mesmo limitativo, da capacidade de desfrutar da verdadeira alegria e magia que esta quadra natalícia nos pode proporcionar, apresentamos algumas dicas que podem ser úteis:
- Evite cair no registo do perfecionismo com expetativas demasiado altas e que só vão exigir de si um acrescido esforço mental e físico;
- Procure adotar uma atitude proativa planificando o seu Natal (ex: prepare uma lista do que precisa e distribua as tarefas pela sua família);
- Defina um orçamento realista e ajustado à sua capacidade financeira;
- Relativize o que não corresponder ao que planeou ou ao que tanto desejou. Na vida, não controlamos tudo.
Deixamos ainda uma mensagem muito importante:
Reserve um momento para agradecer o que tem e faça dos relacionamentos a sua principal prioridade para este Natal. Estar presente vale muito mais do que um presente. Ter tempo de qualidade com as pessoas que mais gostamos é um verdadeiro antídoto do stress e promotor do nosso bem-estar!
Autor: S. M.
Sem comentários:
Enviar um comentário