terça-feira, 10 de maio de 2022

A revolução do 25 de Abril de 1974

 


Este mês celebra-se mais um 25 de Abril, e, deve ser sempre relembrado por todas as gerações, transmitindo aos mais novos a importância desta data.
O 25 de Abril de 1974, surgiu como uma libertação de um regime ditatorial, que vigorava desde o dia 28 de maio de 1926.
Este regime era caracterizado por uma repressão brutal sobre os opositores das imposições políticas, através de uma polícia política denominada PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado. Esta polícia obrigava à prisão, e, nalguns casos ao exílio, que se manteve até ao 25 de Abril de 1974.

No início dos anos 60, houve uma guerra colonial nas chamadas Províncias Ultramarinas, que eram os territórios portugueses: Angola, Guiné e Moçambique.

Esta guerra levou à mobilização em massa da juventude desta época, obrigando-a a ir para uma guerra injusta e em territórios desconhecidos para a grande maioria.

Foi uma guerra de guerrilha violenta e levou à morte de cerca de 9000 militares portugueses, segundo consegui apurar recentemente.

Além disso, houve uma grande emigração para os países da Europa e fuga da juventude á referida guerra.

Foram todas estas razões expostas acima, que levaram à realização do golpe militar do 25 de Abril de 1974, levada a cabo pelos capitães e oficiais milicianos, que consideravam a guerra injusta.

Com a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, pôs-se fim a uma longa e injusta guerra colonial, que levou à libertação de todos os presos políticos e à instauração do regime democrático, após 48 anos de ditadura. Esta revolução permitiu pôr fim à Constituição de 1933, que vigorava desde o Estado Novo.

No 25 de Abril de 1975, houve eleições para a Assembleia Constituinte, para elaborar uma nova Constituição democrática, que entrou em vigor no 25 de Abril de 1976, estando atualmente em vigência.

No dia 22 de março de 2022, foi conquistada a barreira de viver há mais anos em democracia, do que em ditadura.

 Fonte: Wikipédia


Sem comentários:

Enviar um comentário