terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Tradições de Natal

Segundo a tradição, as famílias portuguesas reúnem-se no dia 24 de Dezembro para jantar e à mesa servem-se pratos como o bacalhau e o perú assado que inicialmente era saboreado nos dias seguintes, mas que atualmente já faz parte da ementa da véspera de Natal.

Relativamente às sobremesas, come-se o famoso Bolo-Rei, recheado com frutas cristalizadas ou com frutos secos e outros bolos característicos da época como as broas castelares. Para além disso, existem os tradicionais fritos como as filhoses, os sonhos e as rabanadas.

À meia-noite, celebra-se a Missa do Galo nas igrejas e nas casas. Sendo que há um lugar especial para o presépio, que é a recriação do estábulo onde nasceu Jesus.

Hoje em dia, as prendas de Natal trocam-se depois da meia-noite ou na manhã seguinte. Antigamente, era o menino Jesus que entregava as prendas e não o pai natal. Ao deitar, as crianças deixavam o sapatinho na chaminé e de manhã, ao acordar, iam ver qual a surpresa que lhes tinha deixado.

Que o Natal permaneça como um tempo de convívio e paz na família, em todo o mundo! Feliz Natal!


Autor: J.C.

Oportunidades na vida de cada um de nós - Ser oportuno e perspicaz

Uma oportunidade significa uma ocasião favorável, algo oportuno, visto como um acontecimento capaz de melhorar o estado atual de um individuo, ou seja, é algo novo e que traz benefícios.
O sentido de oportunidade surge muitas vezes sem se estar á espera e é algo que no momento é oportuno e deve ser agarrado como fonte de algo que é positivo. 

A oportunidade é algo que surge sem se escolher o estado da pessoa, seja este mais intrusivo e pessoal, ou monetário e extrapolado de uma forma mais esporádica e superficial. A vida, rotinas e quotidiano de uma pessoa é muitas vezes injusta e penalizadora e estamos sempre á espera do momento para dar o passo seguinte. A oportunidade pode ser ganha e conquistada pelo nosso trabalho e evolução, ou pode surgir sem se estar á espera e em que o momento é aquele, o passo em frente, a mudança e o progredir de uma forma mais rápida, construtiva e merecedora. Dependendo do que se faz, a oportunidade surge de maneiras diferentes, para diferentes pessoas. Pode ser vista como a "história da cinderela" em que o desafio de ser posta á prova e de mudar surge em forma de momento oportuno e com um tempo de decisão rápido e incisivo. Não se trata de julgamento ou justiça nem de algo visível ou repetido na vida, não implica ser mais fácil, mas sim mais abrangente e incisivo, é uma margem de progressão e embora possa surgir de uma forma atalhada é um grande desafio e implica, por vezes abdicar de algo em prol de uma melhoria. 

Analise-se que de uma forma geral embora o sentido de oportunidade exista, por vezes, as oportunidades são desperdiçadas ou não tão bem aproveitadas como o momento oferece e mostra. O ser oportuno é estar pronto e presente para que a oportunidade surja e seja agarrada e aproveitada. Quer seja vista de uma forma materialista ou de um negócio ou de uma perspetiva pessoal e sentimental em que para além da oportunidade surge o sentimento de conquistar um objetivo ou sonho. A oportunidade de ver e encarar tudo de uma maneira mais íntima e pessoal.
 
Resumindo as oportunidades são no geral escassas e oportunas, cabe a cada um aproveitar as oportunidades da melhor maneira.
Ser oportuno é estar presente para aproveitar as oportunidades.
 
Vão existir sempre pedras na estrada de cada um, podem sem tropeços ou degraus, tudo depende de como as usamos e vemos.

 
 
Autor:M.R  

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Dakar 2025


O Dakar 2025 começa a tomar forma: a sexta edição na Arábia Saudita será realizada de 3 a 17 de janeiro em um percurso que vai de Bisha a Shubaytah.

David Castera apresentou o esboço da 47ª edição aos 700 convidados que desceram no circuito off-road Les Comes, perto de Barcelona. Após esta primeira etapa, o Dakar Tour alcançará os entusiastas da rally-raid na África do Sul, Itália, Argentina, México, República Tcheca e Holanda nas próximas semanas.

A próxima edição também será para os mais difíceis, com o retorno do cronómetro de 48 horas, uma etapa tradicional de maratona e uma aventura de três dias no Empty Quarter, onde a corrida chegará ao fim.

A grande reunião que acontece antes da borracha atingir a estrada se tornou um evento por si só. Os competidores passam as últimas horas fazendo os ajustes e testes finais antes da competição. Em linha com a tradição de ficar lá durante os primeiros dias do rali, a linha de chegada do prólogo será bem no coração do Bivouac. Sendo que, será a primeira vez que um ponto de parada será colocado próximo ao pódio.

O conceito de uma longa etapa dividida em dois dias em que os competidores têm que passar a noite em um dos vários acampamentos simples espalhados pelo deserto foi um grande sucesso entre os corredores e espectadores, além de aumentar o drama e semear o caos entre os candidatos ao título.

Pelo menos cinco etapas do Dakar 2025 ocorrerão em percursos separados para reduzir o número de vezes que os carros precisam ultrapassar motos e situações semelhantes. Além de aumentar a segurança, isso coloca as equipes de carros na frente do grid. Por último, mas não menos importante, os caminhoneiros também terão seu próprio percurso separado em uma das etapas realizadas no Empty Quarter.


Autor: R.E.

Gastronomia de Natal pelo mundo

O Natal é comemorado em todo o mundo, mas tal como outras tradições a gastronomia pode variar de país para país. 

Alemanha

A ceia de Natal na Alemanha é composta por vários tipos de carne, enchidos, batatas com molho especial e alguns legumes avinagrados. Ganso é a carne preferida, nas mesas de Natal. Quanto aos doces, não falta a Weihnachtsstolle, um pão de frutos secos coberto em açúcar em pó e ainda o famoso Lebkuchen.

Gronelândia 

É uma ilha com poucos habitantes que vivem muito da pesca. Por isso, peixe não pode faltar na ceia de Natal sendo a tradição comer mattak, pele e gordura de baleia.

Austrália

O Natal na Austrália é muito diferente do nosso, logo a começar pelas temperaturas. Lá é Verão e, por isso, o Natal é celebrado na praia ou ao ar livre, com churrascos de camarões, carne ou peixe. Para sobremesa há o tradicional pudim de ameixa.

Nova Zelândia

Uma das sobremesas preferidas na Nova Zelândia é a Pavlova. É uma sobremesa em forma de bolo, é crocante por fora e macia por dentro e é decorada com frutos em cima. O seu nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.

Japão

Ao contrário de outros países do Ocidente, no Japão, o Natal celebra-se de maneira diferente. A maioria dos japoneses não festejam o Natal como no Ocidente. As famílias costumam celebrar a data com frango frito e bolo de creme com morangos.


Autor: J.C.

O ensino em Portugal

O sistema de ensino em Portugal tem cerca de 700 anos, sendo que há 60 anos o ensino primário passou a ser obrigatório e o ensino secundário só o é desde 2009.

O ritmo de evolução dos sistemas de ensino tem vindo a acelerar com a introdução de novas tecnologias e métodos de ensino.

A evolução do ensino tem assentado em princípios fundamentais:

1- Educação inclusiva e equitativa 

2- Investimento em recursos financeiros, humanos, técnicos, logísticos ou pedagógicos

3- Estratégias educativas baseadas em evidência 

4- Competências Transversais

5- Tecnologia e realidade aumentada

6- Ensinar os professores

Há quatro níveis de escolaridade, respetivamente: o Pré-escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e o Ensino Superior.  Estes diferentes graus de ensino têm objetivos específicos, o que determina diversos níveis de aprendizagem para crianças e jovens.

Níveis de escolaridade em Portugal

Em Portugal há escolaridade obrigatória. O Ensino Básico é gratuito e obrigatório envolvendo três ciclos. O Ensino Secundário é organizado num ciclo de três anos e existem também cursos profissionais que visam preparar os alunos para entrarem logo no mercado de trabalho.

Há os famosos exames nacionais que é preciso para concluir este nível e ingressar o Ensino Superior, onde se insere o ensino universitário e o ensino politécnico, que tem uma vertente mais prática.

O ensino superior está dividido em três ciclos:

Licenciatura 

Mestrado 

Doutoramento 

Há ainda a possibilidade de fazer Pós-Graduação, um tipo de formação mais prática que permite aprofundar conhecimentos em certas áreas, para enriquecimento profissional. 

Os níveis de escolaridade em Portugal são um fator importante para a integração no mercado de trabalho. Quanto mais altos os graus de ensino, mais oportunidades existem de conseguir um bom emprego.


Autor: S.M.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Banco alimentar contra a fome 2024

Banco alimentar contra a fome

Em 23 de fevereiro de 1999 foi constituída a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e conta atualmente com 21 Bancos Alimentares.

A sua missão é lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa.

As campanhas de recolha de alimentos realizam-se duas vezes por ano, habitualmente nos fins de semana de Maio e de Novembro. Destinando-se:

- a angariar alimentos;

- a incentivar a partilha;

- a sensibilizar a comunidade, para as carências alimentares que afetam muitas famílias.

 A campanha divide-se em três modalidades:

- campanha saco, com voluntários presentes nas lojas;

- campanha ajuda vale, através de vales de produtos;

- campanha online, através da plataforma www.alimenteestaideia.pt. 

 A última campanha do Banco Alimentar de 2024 contra a Fome recolheu, este fim de semana, mais de 2213 toneladas de alimentos em mais de duas mil superfícies comerciais do país. Nesta campanha, houve um grande esforço e trabalho por parte dos voluntários, estando envolvidas mais de 40 mil pessoas em todo o país.

Autor H.L.