A ANARP recebeu um grupo de alunos da Escola Superior de Saúde (ESS), da área da Terapia Ocupacional para conhecer as atividades desenvolvidas nesta instituição na área da saúde mental. Esta visita permite aos estudantes terem contacto com o contexto comunitário de reabilitação na doença mental grave, sendo importante para os futuros terapeutas.
A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua na prevenção e reabilitação de pessoas de diversas faixas etárias, que apresentem problemas de saúde mental, cujo desempenho nas ocupações significativas para si está comprometido ou em risco.
São treinadas competências necessárias ao desempenho da rotina diária, de uma atividade laboral, à realização de atividades de lazer, à interação com a família, pais e amigos e para a integração na comunidade.
Em suma, a intervenção do Terapeuta Ocupacional visa a capacitação, participação e envolvimento da pessoa em ocupações significativas para si que satisfaçam as suas necessidades, vão de encontro aos seus objetivos de vida, estruturem a sua rotina de forma equilibrada e proporcionem bem-estar físico, mental e psicossocial. Desta forma é possível que uma pessoa que tenha sido diagnosticada com um problema de saúde mental em determinada fase da sua vida, possa recuperar a sua funcionalidade, autonomia e qualidade de vida e voltar a sentir-se parte integrante de uma sociedade justa e inclusiva.