O Carnaval está presente em cinco dos seis continentes, com objetivos e características diferentes, com aspetos que relacionam a celebração, o lúdico e a música. A fantasia e os desfiles são encontrados em grande parte das festividades.
Carnaval Romano e Grego
O Carnaval Romano está intimamente ligado à ideia de que precede o período de Quaresma, em que se vai iniciar quarenta dias de abstinência e jejum e, portanto, as festas eram usadas para uma procura incessante de prazer, seja sexual ou de alimentação. Do costume grego de agradecer aos deuses passou-se para o carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, afinal um produto da sociedade vitoriana do século XIX, sendo Paris o modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.
Carnaval em Paris
O carnaval festejado nos bailes fechados era extremamente elitista em Paris e muitas cidades francesas. No final do século XIX, o Carnaval vem para as ruas e começa a ser encarado como sendo o momento em que aparece o conceito de Carnaval moderno, com festas de mascarados e fantasias nas avenidas da cidade. Esta ideia rapidamente se espalhou pelo mundo e as ruas enchem-se de foliões.
Carnaval em Veneza
Em Veneza, os bailes de gala, as máscaras e fantasias que desfilam pelas ruas encantam gerações. O carnaval de Veneza é muito antigo, a festa foi instituída em 1904 pelo dogo Vitale Falier proveniente de uma das famílias mais ricas da cidade.
Hoje, o Carnaval de Veneza atrai foliões do mundo inteiro, curiosos em participar da festa como protagonistas ou somente observadores. A cada ano é escolhido um tema e nos últimos anos tendencialmente os ofícios e o artesanato têm sido contemplados como uma valorização do passado.
É curioso ver a dedicação e a riqueza de Talles nos trajes das damas, mas também dos homens que capricham no visual, na maquilhagem e nas pessoas.
Carnaval em Portugal
O carnaval em Portugal possui uma longa tradição carnavalesca de raízes milenares, sendo ainda hoje um dos mais importantes “ciclos” festivos do país.
Ainda que seja uma festa com maior destaque nos meios urbanos (onde é mais frequente a influência do carnaval do Brasil), possui ainda características e tradições próprias, mais evidentes no Carnaval das zonas rurais do interior do país.
Com características próprias em cada localidade, os carnavais portugueses mais notórios são o de Ovar, Estarreja, Madeira, Loures, Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas, Torres Vedras e Canas de Senhorim.
AUTOR: H.L., H.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário