terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Reciclagem

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional e a emissão de gases.

Benefícios de Reciclagem

No meio-ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores, com emissões como o metano e gás carbónico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água, entre outros fatores negativos.

No aspeto económico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. 

No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através da preservação das condições ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

Que materiais são recicláveis?

Entre os materiais recicláveis estão diversos tipos de vidro, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrónicos. A compostagem ou reutilização de detritos biodegradáveis como o lixo de cozinha ou de jardim também é considerado reciclagem. Os materiais para serem reciclados são transportados para um centro de reciclagem ou recolhidos porta a porta e depois separados, limpos e reprocessados em novos materiais para produção industrial.

Em sentido estrito, a reciclagem de um material produziria idêntico material em bruto, por exemplo, papel de escritório usado seria convertido em novo papel de escritório, ou espuma de poliestireno em novo poliestireno.

Outra forma de reciclagem é a separação a partir de produtos complexos, quer devido ao seu valor monetário (p.e. chumbo de baterias automóveis ou ouro de computadores), quer devido a sua natureza nociva (p.e. remoção de mercúrio de vários produtos).

Ecopontos                                                                                         

O ecoponto é um conjunto de três contentores de cores diferentes para a entrega de materiais conforme a cor; o amarelo para as embalagens de plástico e metal, o azul para o papel, cartão, jornais, revistas e papel de escrita, e o verde para as embalagens de vidro. Em alguns ecopontos pode, ainda existir um pilhómetro, um pequeno contentor vermelho para as pilhas usadas.          

A reciclagem é vida e saúde, indispensável para a humanidade.       

Autor: S.M.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Origem da lenda de São Valentim

A Igreja Católica reconhece pelo menos três santos com o nome de Valentim, todos eles martirizados pela Roma Antiga, e não é certo qual desses três será o “responsável” pela história que deu origem à lenda que fez nascer o dia dos namorados.

Uma das versões mais conhecidas refere que, no século III o bispo Valentim contrariou as ordens do Imperador Cláudio de proibir temporariamente a celebração de casamentos. Essa desobediência fez com que Valentim fosse preso e condenado à morte. Segundo a lenda, a filha do carcereiro, que era cega, terá pedido para o visitar na prisão e mal se aproximou dele recuperou a visão. Ambos se apaixonaram um pelo outro. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão “do seu Valentim”, que ainda é usada na língua inglesa “Valentine” para designar namorado. Por ironia do destino Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro.


Autor: J.C.

Carnaval pelo mundo

O Carnaval está presente em cinco dos seis continentes, com objetivos e características diferentes, com aspetos que relacionam a celebração, o lúdico e a música. A fantasia e os desfiles são encontrados em grande parte das festividades.

Carnaval Romano e Grego

O Carnaval Romano está intimamente ligado à ideia de que precede o período de Quaresma, em que se vai iniciar quarenta dias de abstinência e jejum e, portanto, as festas eram usadas para uma procura incessante de prazer, seja sexual ou de alimentação. Do costume grego de agradecer aos deuses passou-se para o carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, afinal um produto da sociedade vitoriana do século XIX, sendo Paris o modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. 

Carnaval em Paris

O carnaval festejado nos bailes fechados era extremamente elitista em Paris e muitas cidades francesas. No final do século XIX, o Carnaval vem para as ruas e começa a ser encarado como sendo o momento em que aparece o conceito de Carnaval moderno, com festas de mascarados e fantasias nas avenidas da cidade. Esta ideia rapidamente se espalhou pelo mundo e as ruas enchem-se de foliões.

Carnaval em Veneza

Em Veneza, os bailes de gala, as máscaras e fantasias que desfilam pelas ruas encantam gerações. O carnaval de Veneza é muito antigo, a festa foi instituída em 1904 pelo dogo Vitale Falier proveniente de uma das famílias mais ricas da cidade.

Hoje, o Carnaval de Veneza atrai foliões do mundo inteiro, curiosos em participar da festa como protagonistas ou somente observadores. A cada ano é escolhido um tema e nos últimos anos tendencialmente os ofícios e o artesanato têm sido contemplados como uma valorização do passado.

É curioso ver a dedicação e a riqueza de Talles nos trajes das damas, mas também dos homens que capricham no visual, na maquilhagem e nas pessoas.

Carnaval em Portugal

O carnaval em Portugal possui uma longa tradição carnavalesca de raízes milenares, sendo ainda hoje um dos mais importantes “ciclos” festivos do país.

Ainda que seja uma festa com maior destaque nos meios urbanos (onde é mais frequente a influência do carnaval do Brasil), possui ainda características e tradições próprias, mais evidentes no Carnaval das zonas rurais do interior do país.

Com características próprias em cada localidade, os carnavais portugueses mais notórios são o de Ovar, Estarreja, Madeira, Loures, Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas, Torres Vedras e Canas de Senhorim.

AUTOR: H.L., H.A.

Tecnologia e bem-estar Humano

A tecnologia e o bem-estar humano estão cada vez mais ligados.  

Áreas da ciência como a medicina evoluíram muito com a tecnologia desde o surgimento de métodos de tratamento evoluídos, bem como o uso de novas ferramentas com fins de bem-estar e até lúdicos. A tecnologia surge com o desenvolvimento humano, e uma vida de melhor bem-estar e com mais equilíbrio tem sido criada. 

A tecnologia como um todo é fundamental nos dias de hoje sendo que o uso prático destas ferramentas pode ser muito benéfico para todos, e uma aprendizagem e adaptação são cada vez mais úteis e postas em prática.

Cada vez mais o ser humano precisa de evolução, exemplos de equipamentos informáticos dessa evolução são:

Câmaras de vigilância:

O monitoramento remoto do cuidado de idosos por vídeo é altamente recomendado. Benéfico para os profissionais e para a pessoa assistida. O acompanhamento remoto já é realidade em muitas residências. Dispositivos como o DVR (Digital Vídeo Recorder) permitem acompanhar as imagens em tempo real e recuperar gravações pelo telemóvel, entre outros. 

Smartphones:

É certo que hoje em dia um smartphone já permite fazer quase tudo. Existem várias aplicações que ajudam os alunos a estudar novas matérias bem como o desenvolver trabalhos e exercícios. Plataformas digitais como o moodle são cada vez mais usadas.

Estes são apenas alguns exemplos de avanços tecnológicos da ciência que podemos usar em prol do bem-estar metal e físico. Com este avanço, e com o uso das ferramentas em torno de um desenvolvimento pessoal e de bem-estar, o ser humano pode viver de uma forma mais confortável e fácil, tornando deste modo um dia mais prático e visto de uma maneira mais tecnológica.

Autor: M.R.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Por um clima melhor

Porque afirmamos ser urgente ponderar e reflectir sobre a problemática das alterações climáticas?

Porque chegámos até aqui com o trabalho ainda insuficiente e decisões prementes a tomar?

Há que sensibilizar para que não seja só num futuro longínquo no qual gerações estarão sem esperança. Vemos já jovens activistas que não baixam os braços e transmitem a mensagem de alerta.

Estejamos receptivos às palavras da sueca Greta Thunberg que, tão nova mas precoce, apelou e liderou milhares de seguidores ela que, tão cativante, tem feito os nossos corações mais atentos. Como ela, seja nosso um verdadeiro compromisso e, sonhando com um paraíso ecológico, passemos aos actos na virtude de um futuro melhor.

Algumas medidas a tomar em prol de um ambiente mais saudável, em prol duma higiene ecológica:

.   A reflorestação

.   Controlar o consumo de energia

.   Mudar o meio de transporte

.   Evitar o uso de plástico

.   Buscar formas alternativas aos combustíveis

.   Consumo adequado de água

     NÃO À POLUIÇÃO DO AR           

   PREVENIR TEMPERATURAS ELEVADAS E ONDAS DE CALOR

     PROTEJA  A NATUREZA: SEJA CONSCIENTE! 

    Autor: I.F.