terça-feira, 17 de junho de 2025

Prevenção de incêndios florestais

 Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. As causas são muito variadas, mas muitos dão-se por descuido humano. Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior.

Medidas de Prevenção:

- é essencial fazer a limpeza dos terrenos;

- evite utilizar máquinas movidas a combustível nos terrenos;

- não faça queimadas, principalmente perto de zonas florestais;

- não queime os resíduos da limpeza dos terrenos, deposite-os para reciclagem;

- Confirme que nos dez metros à volta de casa não crescem silvas ou canas, plantas mais inflamáveis.

- No caso de guardar lenha e sobras de exploração florestal mantenha-os em locais bem-acondicionados e isolados; 

- Se for fazer um piquenique ou uma festa com familiares e amigos em zonas de floresta, não acenda churrascos nem faça lume;

- não lance foguetes ou fogo de artifício;

- não deixe beatas ou lixo no chão, aguarde até encontrar os contentores mais próximos;

- Caso testemunhe comportamentos indevidos, fumo ou fogo deve ligar para o número de emergência nacional – 112 ou para os bombeiros da sua região. 

A prevenção de incêndios depende de todos. Ao adotar medidas como estas podemos reduzir significativamente o risco de incêndios e proteger a Natureza. Seja amigo do ambiente.


Autor: L.M.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Hospital São João

O Hospital Universitário de São João (HUSJ) é um hospital central universitário, geral e polivalente que integra desde 2024 a Unidade Local de Saúde de São João, que por sua vez pertence ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O hospital fica localizado na Asprela, na Freguesia de Paranhos, no município do Porto, e foi inaugurado a 29 de junho de 1959.

Em termos académicos e de investigação científica, colabora com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, mediante um protocolo de ação e entendimento entre as instituições.

O Hospital de São João tem Áreas de Produção Clínica, nomeadamente, Cirurgia, Medicina, Urgência e Medicina Intensiva, Psiquiatria e Saúde Mental, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, Mulher e Criança.

O centro Hospitalar Universitário de São João tem como missão prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competências, excelência e rigor, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentimento de pertença de todos os profissionais.

A sua área de influência direta corresponde às freguesias do Bonfim, Paranhos e Campanhã dentro do concelho do Porto, bem como aos concelhos da Maia e de Valongo.

Atua igualmente como centro de referência para os Distritos do Porto (com exceção dos concelhos de Baião, Amarante e Marco de Canaveses), Braga e Viana do Castelo.

Autor: H.L

10 de Junho

No dia 10 de junho é celebrado o dia de Portugal, sendo também este o dia de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este é celebrado desde 1580, ano da morte de Camões. Além disso, é também o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas.

Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou dos portugueses.

As comemorações são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e outras personalidades, como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro e os Embaixadores. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos e cortejos, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.

Todos os anos, desde 1977, o Presidente da República Portuguesa elege uma cidade para ser sede das Comemorações Oficiais. Em 2016, estas comemorações decorreram pela primeira vez em duas cidades ao mesmo tempo: Lisboa e Paris, naquela que foi a primeira eleição da cidade-anfitriã por Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República. Foi também a primeira vez que as Comemorações Oficiais aconteceram numa cidade fora do país. Em 2017 foram realizadas no Brasil, nos Estados Unidos em 2018 e em Cabo Verde em 2019. 

Este dia é comemorado pelos milhões de luso-descendentes espalhados pelo mundo e também pelos cerca de 5 milhões de emigrantes portugueses que vivem fora de Portugal.

Autor:R.E