terça-feira, 25 de junho de 2024

Turismo em Portugal

O Turismo em Portugal é na atualidade um dos principais setores de proveito para a economia nacional. Sub-atividades, como elevadas taxas alfandegarias aplicadas a turistas por itens trazidos em segunda mão fazem parte do rendimento nacional. Em 2017, o país foi eleito "Melhor Destino do Mundo" nos World Travel Awards, revalidando o título em 2018. Em 2019, Lisboa foi considerada como o melhor destino para City Break e a ilha da Madeira como "Melhor Destino Insular".

De acordo com a Organização Mundial de Turismo em 2016, Portugal já era um dos maiores destinos do mundo e em 2019 o número ultrapassou os 27 milhões os turistas.

Portugal é amplamente reconhecido na Europa pelo sol, pelas praias, pela gastronomia e pela sua herança cultural, patrimonial e religiosa. O país afirma-se cada vez mais, por exemplo, no contexto mundial como um dos principais destinos para os praticantes de golfe, com os seus resorts e aldeias históricas.

Em 2023, o setor do turismo ultrapassou os níveis pré-pandemia nos principais indicadores da procura (+10,0% nas dormidas; +10,7% nos hóspedes e +18,9% nas receitas turísticas) e bateu novos recordes.

Foram registados 30,0 milhões de hóspedes dos quais 18,3 milhões estrangeiros, o que representa um aumento de 13,3 % e 19,1%, respetivamente, em relação a 2022. 

Segmentos do turismo em Portugal:

- Sol e mar; Residencial; Desporto; Negócios; Urbano; Cultural; Rural; Eco-Turismo; Aventura; Saúde; Religioso; Temático; Cruzeiros; Militar.

Principais Destinos:

O Algarve é um dos destinos turísticos preferidos pelos europeus. O clima e a temperatura da água são os principais fatores que contribuem para o grande crescimento do turismo nesta região. 

Já Lisboa atrai turistas quer pela sua história, quer pela sua contemporaneidade, quer pelos seus monumentos. 

O Porto é uma cidade com um lugar de relevo no panorama cultural do País e da Europa, principalmente devido ao surgimento de cruzeiros no rio Douro, e a popularização das visitas às caves do Vinho do Porto.

Outros destinos são a ilha da Madeira, a Península de Setúbal, Alentejo, Arrábida, Sintra e Cascais.    

Autor: S.M.

terça-feira, 18 de junho de 2024

Jogos Olímpicos 2024

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 acontecem exatamente 100 anos depois de Paris receber os Jogos Olímpicos em 1924. Este ano realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto e serão 32 os desportos disputados durante os Jogos Olímpicos, bem como 329 eventos de medalhas no total.

No momento, Portugal terá 43 representantes em 15 modalidades diferentes. São elas atletismo, canoagem, velocidade, ciclismo de estrada e de pista, equestre, obstáculos e dressage, ginástica artística e de trampolim, natação, maratonas aquáticas, surf, ténis de mesa, tiro com armas de caça, triatlo e vela.

Os desportos aquáticos serão os que mais vão distribuir medalhas em Paris, com 49 eventos nas modalidades: natação, maratona aquática, saltos, polo aquático e natação artística.

Cerca de 10.500 atletas estarão presentes nos Jogos Olímpicos e haverá um novo desporto para esta edição: o breaking. A competição de dança será composta por dois eventos – um para homens e outro para mulheres – onde 16 B-Boys e 16 B-Girls enfrentam-se em batalhas a solo.

Alguns eventos Olímpicos acontecerão em lugares emblemáticos de Paris: voleibol de praia na arena Champ de Mars, desportos urbanos na Place de La Concorde, esgrima e taekwondo no Grand Palais, e a partida da maratona no Hotel de Ville.

Pela primeira vez, os Jogos também serão realizados no território francês do Taiti (Polinésia Francesa), onde a competição de surf será realizada nas lendárias ondas de Teahupo'o, a cerca de 15 mil quilómetros de Paris.

Autor: P.A., H.A.

Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro.

As principais são as festas de Lisboa, de 12 para 13 de Junho, dia de Santo António, e as do Porto na noite de 23 para 24 de Junho quando se celebra o São João. São festas muito animadas em que a população vem para a rua comer, beber e divertir-se pelas ruas dos bairros populares decoradas com arcos, balões coloridos e manjericos.

Em Lisboa, as marchas populares de cada bairro desfilam pela Av. Da Liberdade em direção ao Rossio, enchendo a rua de centenas de figurantes , música e cores. Mas a enchente e a animação não são menores nas ruas desses bairros com destaque para Alfama, mas também para a Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Nos largos e vielas, come-se caldo verde e sardinha assada, canta-se e dança-se pela noite dentro. Outro momento forte é a procissão de Santo António que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé no local onde este santo nasceu por volta de 1139.

No Porto, a festa é idêntica em cor e alegria nos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos e outros. Mas nesta cidade há ainda outros usos e costumes: se antigamente os foliões batiam com o alho porro na cabeça dos companheiros hoje usam martelinhos de plástico; por outro lado além do exuberante fogo-de-artifício que é lançado à meia noite em pleno rio, também se lançam balões de ar quente multicores, numa das mais bonitas celebrações destes festejos populares. A noite acaba para muitos junto à praia, para ver nascer o sol ou para um banho matinal, como manda a tradição.

A 29 de Junho comemora-se ainda o São Pedro também com festas populares em várias localidades do país como Sintra ou Évora, ambas na lista de Património Mundial. Évora aliás tem a particularidade de celebrar dois santos populares pois realiza desde o séc XVI a feira de São João, uma das maiores da região sul de Portugal, comemorando também o dia de São Pedro como feriado municipal.

Nestas festas resistem práticas como saltar a fogueira e oferecer à namorada ou namorado pequenos vasos de manjerico,  acompanhados de quadras escritas, que muitas vezes falam de amor, ou não estivesse a origem destas festividades ligada ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade.

Autor: J.C.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Euro 2024

O UEFA Euro 2024 será a 17ª edição do campeonato Europeu de Futebol.  Sediado na Alemanha, o torneio ocorrerá entre 14 de junho e 14 de julho de 2024. Os jogos ocorrerão em 10 cidades incluindo Berlim, Munique e Frankfurt. O Euro 2024 promete ser um mês de futebol emocionante.

O torneio apresenta vinte e quatro equipas, divididos em seis grupos de quatro. Cada equipa joga três partidas na fase de grupos, sendo que os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros colocados avançam para a fase a eliminar.


As fases a eliminar incluem os oitavos de final, quartos de final, semifinais e Final.
Na fase de grupos as equipas ganham três pontos por vitória, um ponto por empate e nenhum por derrota. A diferença entre golos marcados e sofridos servem como critério de desempate. Na fase a eliminar cada partida deve ser decidida em noventa minutos, prolongamento ou penáltis e tem de existir obrigatoriamente um vencedor. 


No que toca a substituições, cada equipa pode fazer no máximo cinco por partida e uma acrescida caso seja necessário prolongamento.
O sistema de vídeo arbitro será utilizado para ajudar a equipa de arbitragem a tomar as decisões mais acertadas.


Os favoritos a vencer o Euro 2024 são a Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal.
Fãs de todo o mundo marcarão presença neste evento desportivo. O Euro 2024 promete ser um torneio memorável.


Autor: M.R
 

terça-feira, 4 de junho de 2024

Venha conhecer Castro Laboreiro

A vila parece situada num canto do mundo. Um refúgio rodeado por penedos de grande dimensão onde podemos escutar o silêncio. As habitantes envergam as suas capinhas de burel e, aqui ali, vê-se um cão a que a terra deu o nome, o Castro Laboreiro.

Para lá desta perspetiva, a aldeia  pertence ao município de Melgaço e estende-se no que há de mais tradicional em Portugal, onde a população reside todo o ano, e possui um notável legado histórico e pré-histórico arquitetónico, dos quais se preservam:

. as ruínas do castelo

. as casas castrejas

. o edifício dos antigos Paços do Concelho e do antigo tribunal judicial

. o Pelourinho da vila

. a Igreja Matriz construída no sec. XII

Recomenda-se a visita ao Núcleo Museológico da vila, que se situa na sede da antiga Fábrica de Chocolates de Caravelos. É dedicado à história e tradição da freguesia e divulga aspetos relacionados com a paisagem e vivência locais. 

A melhor forma de chegar a Castro Laboreiro é, tendo como referência a cidade do Porto, seguir pela A3 até Valença e, daí, prosseguir pela EN101, EN202 e EN202-3 até Castro Laboreiro. No total, são pouco mais de 150km de viagem.


Autor: I.F.